Pular para o conteúdo principal

Religião não é fonte de moralidade, mas um freio que atrasa a humanidade, afirma Daniel Dennett

Para o filósofo evolucionista, a sociedade está desbancando gradualmente as crenças religiosos como norteadoras do comportamento


Há pessoas que ainda buscam a fonte da moralidade na religião, mas se trata de um equívoco porque hoje ninguém vive como há milhares de anos, na época do Antigo Testamento. A escravidão, por exemplo, é considerada uma ofensa hoje.

A afirmação é do filósofo evolucionista Daniel Dennet, diretor do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade Tufts (EUA).

Para ele, a religião não é o motor da moralidade, mas um freio que atrasa o desenvolvimento da conduta da humanidade. Otimista, diz que a religião tem sido desbancada gradualmente como parâmetro da moralidade.

“Os religiosos não nos guiam, eles agora nos seguem”, argumenta, dando o exemplo de que os católicos passaram a aceitar como normal a homossexualidade.

Uma referência do novo ateísmo, Dennet tem se dedicado a estudar por que somos do jeito que somos e por que pensamos da maneira que pensamos. Inicialmente, a sua perspectiva era a da filosofia e agora seu foco é a ciência.


Dennett afirma que só os
egocêntricos não conseguem
dar um sentido para a vida
ILUSTRAÇÃO: REDE SOCIAL

O professor afirma que o homem é a única espécie que possui causas, além de se reproduzir. “Algumas das causas são absurdas ou erradas, mas esse é o preço de ser humano.”

O que dá sentido à vida é justamente a dedicação a uma causa ou a várias delas, dar uma contribuição à sociedade.

“A forma de ser feliz e viver bem é ajudar em alguma coisa, qualquer coisa. Trazer alguma bondade para o mundo vai fazê-lo feliz e os outros também. Que faça ciência, que procure salvar o ambiente ou proteger qualquer coisa, a arquitetura, um tipo de peixe. Há sempre muitas coisas necessárias para fazer.”

“Somos a única espécie que tem uma perspectiva que não começa nem termina em ter filhos. Em outros animais, a reprodução é o objetivo final. É claro que também temos os impulsos da perpetuação nos nossos genes. Não estaríamos aqui se não fosse isso. Mas como temos língua e cultura, temos outra perspectiva.”

O filósofo afirma que cada pessoa pode fazer ou tentar o que quiser e que só quem é demasiadamente egocêntrico e egoísta não consegue dar um sentido a sua vida.

Para Dennet, o livre arbítrio existe por si só e não depende, portanto, de um determinismo, “como se fosse uma preguiça na física”, diferentemente do que se pensou por milhares de anos.

“O que queremos é tomar decisões com base em nossas razões, no que aprendemos. Repudiamos que a natureza nos jogue aos dados ou à roleta russa. Se faço algo, que seja feito pela minha intenção, que seja devido à minha deliberação e, por vezes, por provas factuais que recolhi. Não quero que a aleatoriedade intervenha nesse processo.”

“Todas as minhas decisões são o produto do meu cérebro, tudo é biologia porque tudo acontece na minha mente.” 

> Com informação do site espanhol de ciência Sinc e de outras fontes. 

Comentários

Anônimo disse…
para os religiosos, pensar nessas causas é um problema, pensar de forma honesta é um problema.
Paul Muadib disse…
Para estes citados, pensar é um problema...
betoquintas disse…
Isso não responde a questão. Moral é um pensamento abstrato, não tem evidência de existência e todos os nossos valores e culturas vieram dos povos antigos, todos religiosos ("pagãos").

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas