Pular para o conteúdo principal

Religião não é fonte de moralidade, mas um freio que atrasa a humanidade, afirma Daniel Dennett

Para o filósofo evolucionista, a sociedade está desbancando gradualmente as crenças religiosos como norteadoras do comportamento


Há pessoas que ainda buscam a fonte da moralidade na religião, mas se trata de um equívoco porque hoje ninguém vive como há milhares de anos, na época do Antigo Testamento. A escravidão, por exemplo, é considerada uma ofensa hoje.

A afirmação é do filósofo evolucionista Daniel Dennet, diretor do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade Tufts (EUA).

Para ele, a religião não é o motor da moralidade, mas um freio que atrasa o desenvolvimento da conduta da humanidade. Otimista, diz que a religião tem sido desbancada gradualmente como parâmetro da moralidade.

“Os religiosos não nos guiam, eles agora nos seguem”, argumenta, dando o exemplo de que os católicos passaram a aceitar como normal a homossexualidade.

Uma referência do novo ateísmo, Dennet tem se dedicado a estudar por que somos do jeito que somos e por que pensamos da maneira que pensamos. Inicialmente, a sua perspectiva era a da filosofia e agora seu foco é a ciência.


Dennett afirma que só os
egocêntricos não conseguem
dar um sentido para a vida
ILUSTRAÇÃO: REDE SOCIAL

O professor afirma que o homem é a única espécie que possui causas, além de se reproduzir. “Algumas das causas são absurdas ou erradas, mas esse é o preço de ser humano.”

O que dá sentido à vida é justamente a dedicação a uma causa ou a várias delas, dar uma contribuição à sociedade.

“A forma de ser feliz e viver bem é ajudar em alguma coisa, qualquer coisa. Trazer alguma bondade para o mundo vai fazê-lo feliz e os outros também. Que faça ciência, que procure salvar o ambiente ou proteger qualquer coisa, a arquitetura, um tipo de peixe. Há sempre muitas coisas necessárias para fazer.”

“Somos a única espécie que tem uma perspectiva que não começa nem termina em ter filhos. Em outros animais, a reprodução é o objetivo final. É claro que também temos os impulsos da perpetuação nos nossos genes. Não estaríamos aqui se não fosse isso. Mas como temos língua e cultura, temos outra perspectiva.”

O filósofo afirma que cada pessoa pode fazer ou tentar o que quiser e que só quem é demasiadamente egocêntrico e egoísta não consegue dar um sentido a sua vida.

Para Dennet, o livre arbítrio existe por si só e não depende, portanto, de um determinismo, “como se fosse uma preguiça na física”, diferentemente do que se pensou por milhares de anos.

“O que queremos é tomar decisões com base em nossas razões, no que aprendemos. Repudiamos que a natureza nos jogue aos dados ou à roleta russa. Se faço algo, que seja feito pela minha intenção, que seja devido à minha deliberação e, por vezes, por provas factuais que recolhi. Não quero que a aleatoriedade intervenha nesse processo.”

“Todas as minhas decisões são o produto do meu cérebro, tudo é biologia porque tudo acontece na minha mente.” 

> Com informação do site espanhol de ciência Sinc e de outras fontes. 

Comentários

Anônimo disse…
para os religiosos, pensar nessas causas é um problema, pensar de forma honesta é um problema.
Paul Muadib disse…
Para estes citados, pensar é um problema...
betoquintas disse…
Isso não responde a questão. Moral é um pensamento abstrato, não tem evidência de existência e todos os nossos valores e culturas vieram dos povos antigos, todos religiosos ("pagãos").

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes