Pular para o conteúdo principal

Vereador quer leitura da Bíblia em escolas. E desperta a reação de educadores, OAB, UNE e terreiros

Como tantos outros vereadores, Sebastião Ary Corrêa (Patriota), de Cachoeiro de Itapemirim (ES), quer impor a leitura da Bíblia nas escolas.

Ele apresentou um projeto de lei que, se aprovado, determinará "a leitura de trechos bíblicos nas escolas públicas e particulares, visando o conhecimento cultura, geográfico científico e de fatos históricos bíblicos".

Diferentemente do que ocorre com propostas semelhantes em outras regiões do país, desta vez houve forte reação da sociedade a essa tentativa de afronta ao Estado laico.

O sindicato que representa os servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica comunicou que o projeto de lei é inconstitucional porque fere "o direito inviolável à liberdade de consciência e de crença".

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) informou que, caso haja imposição da leitura bíblica, ela recorrerá à Justiça para garantir "o princípio da laicidade estatal".

A UNE (União Nacional dos Estudantes) criticou o projeto de lei porque ele ignora a diversidade religiosa, as pessoas que não têm religião e os ateus.

Comunidades de terreiros protestaram contra a proposta discriminatória do vereador Corrêa, porque ela exclui os estudantes cujos pais são devotos da umbanda e candomblé, além de crenças como o judaísmo e o islamismo.

A Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim se manifestou contra a proposta, que, acrescentou, contempla o "exclusivismo religioso".

Corrêa subestima a inteligência alheia. Na justificativa do projeto, diz que se trata de uma iniciativa de "cunho educacional, e não religioso".

Ele também é autor de um projeto de lei para a distribuição gratuita de um kit de remédios para o tratamento precoce de Covid. Um tratamento sem qualquer comprovação científica.

Ao final deste mês, Corrêa terá de explicar à Polícia Civil por que, em plena pandemia, convocou a população para um protesto defronte à Câmara Municipal.

Como Bolsonaro, o vereador é parceiro do vírus que já matou mais de 400 mil brasileiros.

               Ary se faz de bobo:              
diz que seu projeto de lei não
tem nada de religioso

> Com informação da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Século Diário, Radar 365 e outras fontes. Foto de divulgação.

Colégio militar escreve em muro versículo bíblico que Bolsonaro usou em campanha




Comentários

Anônimo disse…
Tinha que ser do partido do Cabo Sem Miolo.
Beócio disse…
Apenas ler a Bíblia, não quer dizer que se é favor dela.
Citando a Bíblia, que se leia com ISENÇÃO e sem essas de "interpretações de conveniências". Perceberá que está abarrotada de contradições se fosse pensar em algo "de ensino". E indo além, lógico dos inúmeros erros históricos etc e uma ínfima parte que se pode tirar proveito.
Como querem violar a laicidade, então que se inclua ao menos, pois é impossível nem 10% de todas as religiões e OUTRAS crenças (misticimos, Astrologia etc) e logicamente as não crenças:
- As principais vertentes do Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Budismo, Umbandismo, Hinduísmo, Wicca, SATANISMO etc religiosos. Logicamente incluir, por quase desconhecidos que sejam, as inclusivas LGBTs e igualdade de gênero e mulheres, como ocorreu com vertentes do Cristianismo. Obs do satanismo há vertentes nada com "adoradora do Diabo" e sim fazendo jus ao significado de CONTESTADOR, OPOSITOR, QUESTIONADOR à autoridade, à religiosidade etc.
- As principais, nesse caso difícil, de misticismos, esoterismos e afins. A Astrologia tem a Ocidental e a Chinesa, p.ex.
- O FUNDAMENTAL, os contestadores "universais" das crenças, de forma bem clara e explicativa sobre Ateísmo, os porquês etc, Ceticismo, Racionalismo e Humanismo.
O último item logicamente deve ser obrigatório haver sempre sobre Ceticismo e Racionalismo, nas diversas disciplinas.
Aí tudo bem...
Unknown disse…
ou do bozoasno damares

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Universal usa queda de prédios para amedrontar ex-fiéis

Escombros dos prédios onde morreram 17 pessoas Incorporado em uma mulher, o diabo compareceu em um culto da Universal para dizer ter sido ele que derrubou os três prédios do centro do Rio porque lá havia ex-obreiros e um ex-pastor da igreja. Ele afirmou que os ex-fiéis estão agora no inferno, “chorando sangue”. Trata-se de uma encenação da Universal para amedrontar os fiéis que saíram da denominação rumo à Igreja Mundial, na expectativa de que eles voltem para não ter de pagar a sua traição com uma maldição. A mensagem subliminar que a igreja passa é essa. Esse terrorismo serve também para inibir novas defecções – inclusive de pastores -- em favor da igreja de Valdemiro Santiago, cuja colheita de dízimo deve estar aumentando na proporção em que a da Universal cai. Cultos e programas da TV Iurd, na internet, têm apresentado outros casos de fiéis que foram penalizados porque deixaram a Universal, na mistificação construída pelos pastores, incluindo Edir Macedo, o chefe...

Dispara no Brasil a busca pela palavra 'ateu', revela Google

Em abril de 2012, o Google Brasil registrou o maior volume de busca pela palavra “ateu”. O maior índice de interesse é representado por 100, o que significa que, desde 2004, quando a pesquisa começou a ser tabulada, houve um aumento de 85%. Naquele ano, o volume de busca pela palavra foi 54. Aumentou no Brasil interesse pelo ateísmo O gráfico gerado pela página Trends do Google (ver acima) mostra uma curva em ascensão, com um salto a partir de novembro de 2011, quando o volume de busca de 65 foi para 91 em dezembro do mesmo ano. De acordo com a projeção do Google, o volume de busca de dezembro de 2013 registrará novo recorde. O buscador não fornece o número absoluto das buscas, em milhares ou milhões. Na lista de termos relacionados, “o ateu” apareceu com o maior volume de interesse, vindo em seguida “deus ateu”, “ser ateu” e "ateus" (ver abaixo os dez termos mais solicitados). Na opção “título das notícias”, o Google informa, por exemplo, que em dezembro de 2...