Pular para o conteúdo principal

MP pede extinção da lei de leitura da Bíblia nas escolas de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba propôs uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a lei de Campina Grande que impôs a “leitura bíblica” nas escolas públicas e privadas.

A iniciativa deve-se a uma representação do escritor e ativista da Atea Eduardo Banks e a outra de Thiago Gomes Viana, advogado da Liga Humanista Secular.

Sancionada em setembro de 2019 pelo então prefeito Romero Rodrigues (PSD), a lei foi proposta pelo vereador evangélico Saulo Noronha (Solidariedade), para quem na Bíblia há “ensinamentos universais, geográficos e culturais”.

A cidade tem mais de 400 mil habitantes e fica a 112 km de João Pessoa, a capital do Estado.

Na representação ao MP, Banks argumentou que, além de a leitura bíblica afrontar o Estado laico, a escritura cristã “é imprecisa tanto em geografia quanto em ciências”.

“Ela foi escrita em uma fase do desenvolvimento da Humanidade em que a história ainda não havia sido sistematizada, devendo ficar a sua leitura restrita às igrejas e institutos religiosos que a adotam por uma questão de fé.”

Acrescentou: “Quanto aos aspectos culturais, a 'Sagrada Escritura' repercute apenas os valores judaico-cristãos, sendo redutor para a infância e juventude adquirir lições escolares tomando como se fosse um exemplo supremo a produção de uma cultura regional e periférica que, ao contrário da Greco-Romana, não fundou as bases da civilização."

Banks acredita que a Justiça acatará a Adin porque há farta jurisprudência firmada em tribunais contra leis “que tentam aparelhar o Estado para fins proselitistas e interesse de igrejas”.

Bíblia como fonte de
"ensinamentos universais"
é lavagem cerebral

> Com informação do Ministério Público e de outras fontes.




Comentários

Simples assim, vamos fazer desde que os crentelhos sigam MESMO o que diz em Marcos 16:16..18. Vejam que lindo o versículo 18... Se tiver fé verdadeira, então faça o que lá diz!
Tudo logicamente de forma auditada.

16] "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17] Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18] pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

Aí eu me converterei e certamente a maioria dos ateus, céticos etc.
Essa corja de analfabetos sanguinários está emporcalhando a humanidade há mais de dois mil anos. O que podemos esperar desses cretinos que escorregam numa casca de banana e dão graças a Deus por não ter quebrado uma perna ou um braço! Não há salvação para a humanidade com essa corja de analfabetos dominando a humanidade há mais de 2 mil anos. Somente o ateísmo científico, que salvou países como Suécia, Dinamarca, Noruega, Holanda, etc., poderá tirar o Brasil das garras desses analfabetos fanáticos malditos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Lei anti-ciência de Ohio permite que alunos deem resposta com base na religião

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

Pai de vocalista dos Mamonas processa Feliciano por dizer que morte foi por ordem de Deus

Capela em centro espacial é absurdo, afirma estudante

do leitor Sérgio "Este prédio da capela poderia abrigar um bom laboratório" Sou físico e aluno de doutorado do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] em São José dos Campos (SP) e gostaria de fazer um breve comentário. Há 5 anos, quando ingressei no mestrado no instituto, fique fascinado com a estrutura física/financeira oferecida ao desenvolvimento da pesquisa. Sinceramente não tenho do que me queixar, mas uma coisa  chama muito atenção (não só a minha, claro). É que dentro do INPE (um centro de pesquisa principalmente física), acreditem, tem uma capela para oração. No local que é considerado o maior centro de pesquisa tecnológica da America Latina (a Nasa brasileira, como muitos dizem) existe tal absurdo. Esse prédio poderia, por exemplo, abrigar um bom laboratório ou coisa mais útil. O INPE (englobando todas as áreas – astrofísica, meteorologia, sensoriamento, engenharia de materiais, etc.) é formado por pesquisadores/cientistas de várias partes do mu

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro ministro do Supremo, já

Intel deixa de ajudar escoteiros que discriminam gays e ateus

Empresa avisou que as instituições preconceituosas não terão subsídios  Um grupo inglês de escoteiros rejeitou a filiação de George Pratt, 11, porque ele, ateu, disse que, no juramento de lealdade, não podia declarar obediência a Deus. Trata-se de um juramento padrão, seguido por escoteiros de todo o mundo. Nos Estados Unidos, a partir de agora, os grupos de escoteiros que discriminam ateus e gays deixarão de receber ajuda financeira do programa de voluntariado da Intel. A fabricante de chips informou aos grupos de escoteiros, entre outras entidades, que adotou uma nova política de não conceder ajuda a quem promove de discriminação. Chuck Mulloy, porta-voz da Intel, disse que as instituições, para receber subsídios, terão de assinar um documento declarando estar de acordo com as políticas de não discriminação da empresa. A decisão afeta principalmente os escoteiros de Oregon, onde a Intel tem uma fábrica. Somente em 2010, as doações foram de US$ 180.000 (R$ 360.000). Matt

Evangélico, chefão do tráfico no Rio manda fechar igrejas católicas

PSC radicaliza ao dar apoio a Feliciano, afirma Wyllys

por Ivan Richard da Agência Brasil Deputado disse que resposta também será a radicalização O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, criticou a decisão do PSC de manter o pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorais da Câmara. Para Wyllys, o acirramento dos ânimos por parte do PSC pode provocar ainda mais confusão nas sessões da comissão. Feliciano é acusado por de ter feito afirmações homofóbicas, como a de que a "Aids é câncer gay", e racistas. “Não falo em nome do movimento [LGBT], mas, se um lado radicaliza, o outro tende a radicalizar. Se o PSC radicaliza e não ouve a voz dos movimentos socais, das redes sociais, o pedido para que esse homem saia da presidência, se a tendência é radicalizar e não dar ouvidos, é lógico que o movimento radicalize do outro. Isso não é bom para a Câmara, para o Legislativo, para o PSC, nem para o país”, disse Wyllys. Wyllys afirmou que as lideranças do PSC estão “confundindo” as criticas ao

Família esperou por três dias, mas Neide não ressuscitou; corpo foi sepultado cheirando mal