Pular para o conteúdo principal

Associação Humanista Americana retira prêmio de Dawkins por ele questionar pessoas trans

A Associação Humanista Americana retirou o prêmio Humanista do Ano que concedeu em 1996 a Richard Dawkins por ele ter feito afirmações “para rebaixar grupos marginalizados” usando “o disfarce de discurso científico”.

A “grupos marginalizados” a associação se refere a pessoas trans sobre as quais o biólogo evolucionista britânico tem feito questionamentos nos últimos anos na rede social.

Dawkins é um destacado militante ateísta e cientista de renome, autor do livro "O Gene Egoísta", entre outros.

Um dos referidos questionamentos de Dawkins é este: “Alguns homens optam por se identificar como mulheres, e algumas mulheres optam por se identificar como homens. Você será vilipendiado se negar que eles são literalmente o que se identificam. A discutir."

Fortemente criticado, o biólogo respondeu: “Não pretendo menosprezar as pessoas trans. Vejo que minha pergunta acadêmica 'Discutir' foi mal interpretada e deploro isso. Também não era minha intenção me aliar de forma alguma aos fanáticos republicanos nos EUA que agora exploram essa questão”.

Dawkins, contudo, continuou sob críticas, inclusive por ateus, porque ele permanece abordando as pessoas trans a partir da perspectiva biológica, na mesma linha do que escreveu em outubro de 2015 no Twitter:

“Mulher trans é mulher? Puramente semântico. Se você definir por cromossomos, não. Se por autoidentificação, sim. Eu a chamo de "ela" por cortesia.”

Ao defender a retirada do prêmio, Alison Gill, vice-presidente de assuntos jurídicos e políticos da Ateus Americanos, comentou: “Como mulher trans, espero que o professor Dawkins trate este assunto com maior compreensão e respeito no futuro”.

Comentários

Afonso Guedes disse…
Não vi nada de agressivo ou desabonador nos comentários do cientista .
Carlos Ferreira disse…
Estamos todos reféns do politicamente correto. É óbvio que mulher e homem trans não o são sob o ponto de vista biológico. O ideologismo quer que as pessoas digam que o sol é quadrado, mas quem não se rende é "cancelado" em nome de uma inclusão social semântica, para não dizer inútil. Não digo que não devamos aceitar as pessoas trans, ou os homossexuais. Sim, devemos aceitá-los em caráter de equivalência humana na questão de direitos, deveres e oportunidades. Mas, daí a dizer que são o que não são vai uma larga distância.
Leandro Bueno disse…
Não sabia que até nesta associação de ateus, existe lobby LGBT. Rolou a famosa CULTURA DO CANCELAMENTO, bem típica do pensamento da esquerda. O que eu sei é que a tal teoria de gênero é uma mera construção acadêmica. De ciência, não tem nada.
Anônimo disse…
É aquilo, né? Ninguém pode endeusar ninguém, todos cometem erros. Vale lembrar que Dawkins não é neurocientista, portanto pode não ter aprofundamento na área o suficiente pra saber que a neurociência explica a existência de pessoas trans. Recomendo aos leitores fluentes em inglês que pesquisem no PubMed os estudos da neurocientista Julie Bakker e outros estudos mostrando evidencias neurobiológicas para a transexualidade.
Emerson Santos disse…
Ser ateu é nao acreditar em deuses ou coisas do sobrenatural ... so isso .. se o cara tem 2 pi**kas ... 4 buce**as ... ou ambos .. isso nao pertence ao ateismo .... como humanistas temos apenas que respeitar apenas isso ... Certos advogados idiotas podem achar que todos pensam igual .. mas tenho o prazer de demonstrar o contrario ...
Anônimo disse…
Até parece que um homem iria optar por ser mulher por pura diversão, não conheço ninguém que fica trocando de gênero várias vezes por lazer ou pra entrar em banheiros de mulheres como acreditam alguns conservadores alienados. O corpo pode ser de homem, mas se ele se identifica como mulher, significa uma tendência genética, a neurociência explica e a disforia de gênero é reconhecida pela ciência, podendo inclusive fazer a troca de gênero no SUS, no caso de ser brasileiro(a).
Anônimo disse…
Então a Neurociência está errada em reconhecer a disforia de gênero?
Anônimo disse…
Reveja seus conceitos.
Anônimo disse…
Biologia não é só o corpo humano, o cérebro também é biológico e a neurociência reconhece tanto a disforia de gênero, quanto a intersexualidade.
"Lobby LGBT"? Apenas questão de coerência. garanto se fosse em relação aos (vitimistas) negros, haveria o maior fuzoê e seria logo admitido o preconceito. Mas quando é LGBTs, muitos reclamam e acham ser "liberdade de manifestação", demonstrando quem DE FATO é muito mais preconceituado...
Sobre transgêneros, para saber mais:
-- "Achou que homens são XY e mulheres são XX, apenas? Ciência tem uma informaçãozinha pra você" em
https://ceticismo.net/2019/01/15/achou-que-homens-sao-xy-e-mulheres-sao-xx-apenas-ciencia-tem-uma-informacaozinha-pra-voce/
-- "Pare de usar a pseudociência para justificar a transfobia" em
https://universoracionalista.org/pare-de-usar-a-ciencia-ruim-para-justificar-a-transfobia/
Anônimo disse…
quando você discorda é acuado, chantageado e cancelado. Assim é fácil ter a comunidade científica apoiando. O cara não fez julgamento de valor, ele apenas fez questionamentos sinceros.
Enrolou com "ideologismos" para justificar sua intolerância aos LGBTs, em partricular as pessoas transgêneras. Só lembrou em parte, nas questões legais. Dito por muitos com o "nada contra, mas...".
E fatos independe de opiniões, Leis etc:
Sobre transgêneros, para saber mais:
-- "Achou que homens são XY e mulheres são XX, apenas? Ciência tem uma informaçãozinha pra você" em
https://ceticismo.net/2019/01/15/achou-que-homens-sao-xy-e-mulheres-sao-xx-apenas-ciencia-tem-uma-informacaozinha-pra-voce/
-- "Pare de usar a pseudociência para justificar a transfobia" em
https://universoracionalista.org/pare-de-usar-a-ciencia-ruim-para-justificar-a-transfobia/
Anônimo disse…
A base da ciência é questionar, mesmo o que está estabelecido pode mudar (como já mudou várias vezes). Quando isso questionar é proibido, a ciência morre... Ele não foi desrespeitoso ou agressivo, é preciso maturidade para aprender a conviver com quem pensa diferente...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...