Pular para o conteúdo principal

Católicos foram cúmplices de Trump no ataque ao Capitólio, acusam associações

> LUCA KOCCI
Il Manifesto 

Muitos católicos, de bispos a religiosos, das mídias eclesiais aos movimentos pró-life, são "cúmplices" do ataque ao Capitólio pelos partidários de Donald Trump. 

Se a hierarquia eclesiástica dos EUA silenciar ou se limitar a palavras circunstanciais para condenar violência sem qualquer autocrítica e quase sem mencionar Trump — como, por exemplo, o presidente da Conferência Episcopal e Bispo de Los Angeles, Dom José Horacio Gómez —, as associações de base e pela reforma da Igreja (reunidas na rede Cor, Catholics Organisations for Renewal) expressam um severo juízo sobre os acontecimentos de 6 de janeiro e, sobretudo, sobre as responsabilidades dos católicos.

“Condenamos a cumplicidade e a participação da comunidade católica estadunidense na promoção do clima que encorajou e possibilitou tal violência”, afirmam em comunicado conjunto assinado por onze associações. 

"O caos e a violência que aterrorizaram nossa nação na quarta-feira foram o resultado direto e previsível de mais de quatro anos de retórica violenta, racista, xenófoba e misógina do presidente Trump", uma retórica "que muitos bispos dos EUA repetidamente deixaram de nomear e condenar, tanto individual quanto coletivamente”.

 As pesquisas mostram que 52% dos católicos votaram em Trump: divididos pela metade, como a Conferência dos Bispos dos Estados Unidos.

E vários bispos, apesar de John Biden ser católico — o segundo presidente católico dos EUA, depois de Kennedy — apoiaram Trump, especialmente por suas políticas antiaborto, contra os direitos das pessoas LGBTQ e a favor das escolas católicas. 

Muitos bispos, como o cardeal de Nova York Timothy Michael Dolan, e muitos católicos colocaram esses "princípios não negociáveis" na frente da "defesa da vida e da dignidade dos mais pobres e vulneráveis" e se desinteressaram pelos "efeitos desastrosos da mudança climática e das ideologias opressoras baseadas na supremacia dos brancos e no nacionalismo”, denunciam as associações da rede Cor.

Uma postura semelhante àquela assumida pelo movimento We Are Church: “A Igreja Católica deve ser um exemplo para o mundo na promoção da justiça, igualdade e paz, mas não é”. A esperança é que o assalto ao Capitólio seja uma "nova epifania", a partir da qual "a comunidade católica aprenda a se empenhar com maior diligência para se tornar uma comunidade de agentes da justiça".



Comentários

Anônimo disse…
Esses católicos espalham pedofilia em seus templos e ainda acham que tem moral pra escolher os rumos do país.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes