Pular para o conteúdo principal

Xangrilá aprova lei que torna obrigatória leitura trechos da Bíblia nas escolas

Edelberto Behs | IHU Online  A Câmara Municipal de Xangrilá, município do litoral gaúcho localizado a 132 Km de Porto Alegre, aprovou lei que torna obrigatória, antes do início das aulas na rede de escolas da cidade, a leitura bíblica “para tornar o ambiente escolar mais saudável e altruísta”. A modalidade será aplicada assim que alunos retornarem às escolas presencialmente.

A lei 2.166, de 21 de agosto de 2019, determina que a leitura é de responsabilidade do professor/a, mas que pode repassá-la a aluno/a e decidir se haverá debate sobre o tema. 

O capítulo e versículos escolhidos do texto sagrado é de caráter aleatório ou de escolha coletiva, como “melhor convier à classe”.

Para o Portal G1-RS, o presidente da Câmara, vereador Valdir Roxo (MDB), que assina o projeto, explicou que a intenção é “trazer harmonia, tranquilidade, paz”. 

O vice-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, Rodrigo Valin de Oliveira, entende que a lei é inconstitucional, pois fere a laicidade do Estado.

“O primeiro ponto é que a escolha da Bíblia exclui uma série de religiões que não tem a Bíblia como referência”, aponta Valin. 

Depois, a lei coloca o/a professor/a que não é cristão numa posição constrangedora, também porque ele/a não tem, necessariamente, formação específica para este fim.

Rodrigo Valin arrola que, além de tornar obrigatória a leitura de trecho bíblico, a lei estabelece uma finalidade moral “de tornar mais saudável e altruísta o ambiente. Não discordo que a Bíblia tenha essa função, mas [a Câmara] não deveria se preocupar com isso”.

Como a escolha do texto a ser lido no início das aulas é aleatório, pode o/a professor/a escolher o assassinato de Abel, ou história de Davi com Bate-Seba, mulher do militar Urias que o rei mandou ao campo de batalha para que morresse e a mulher dele ficasse viúva; ou, ainda, a traição de Judas. Há muitas histórias interessantes para escolher, que revelam facetas da condição humana, que não são, necessariamente, altruístas.

Sugestões para leitura da Bíblia


 IHU Online  é um portal católico. As sugestões são de Paulo Lopes.

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia






Bíblia tem mais de 2,5 milhões de mortes em nome de Deus

Comentários

Indivíduo disse…
Mais sugestões para a leitura da Bíblia.

Jó 40
1 O Senhor, dirigindo-se a Jó, lhe disse:

2 Aquele que disputa com o Todo-poderoso apresente suas críticas! Aquele que discute com Deus responda!


Replicou-lhe Jesus: Se falei mal, prova-o, mas se falei bem, por que me bates?

João 18:23

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida