Pular para o conteúdo principal

Quem não adota medidas contra a Covid-19 é sociopata, mostra estudo da UEL

Pessoas que resistem em adotar medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus — como uso de máscara e lavar as mãos com frequência — apresentam maiores possibilidades de serem sociopatas.

A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores brasileiros publicado na revista internacional Personality and Individual Differences, sob o título: Compliance with containment measures to the Covid-19 pandemic over time: Do antisocial traits matter? Ou, em português, “Conformidade com as medidas de contenção da pandemia Covid-19 ao longo do tempo: as características anti-sociais importam?”

No Inventário da Personalidade a sociopatia é classificada com PID-5, que se associação a pessoas sem empatia e geralmente antissocial.

O estudo mostrou, também, que as pessoas mais preocupadas em não pegar o novo vírus e não contagiá-lo são as classificadas como ACME.

Essas pessoas estão mais atentas ao bem-estar social, colocando-se no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos.

Os autores do estudo são Fabiano Koich Miguel, do Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Lucas de Francisco Carvalho, da Universidade São Francisco (USF), de Campinas (SP).

Inicialmente, os pesquisadores submeteram dois questionários a 1.578 pessoas entre 18 e 73 anos para associá-los mais ao comportamento antissocial (PID-5) ou mais à empatia (ACME).

Um terceiro questionário se ateve ao comportamento das pessoas frente à pandemia.

Durante 15 semanas, no período de março a junho, as pessoas que concordaram em participar do estudo esponderam o total de 122 perguntas.

“As diferenças mais significativas entre os dois grupos [empáticos e sociopáticos] foi o nível de engajamento com as medidas de contenção de contenção do coronavírus”, diz Miguel.

“O grupo empatia respondeu o questionário mostrando maior preocupação em usar máscara, higienizar sempre as mãos, adotar isolamento social para evitar contágio.”

Já os sociopatas, marcados por transtornos antissociais, minimizaram as medidas para evitar o contágio do vírus e a gravidade da Covid-19. 

Comentários

Anônimo disse…
Bozo é sociopata
Heavyman disse…
Bolsonaristas e o presidente são.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça