Fóssil de lagarto descoberto em Minas tem 135 milhões de anos

Paleontólogos do Brasil, Canadá e Estados Unidos descobriram um fóssil de lagarto de 135 milhões de anos na região de João Pinheiro, cidade de Minas Gerais.

Batizada de Neokotus sanfranciscanus, a nova espécie é a mais antiga já encontrada na América do Sul.

Tem 20 milhões de anos a mais em relação aos os fósseis de lagarto até então conhecidos no continente.

Artigo publicado na revista científica Communications Biology informa que a descoberta foi feita no dia 29 de abril de 2020.

Tiago Simões, da Universidade de Harvard e um dos autores da pesquisa, diz que a maioria das espécies de lagartos fósseis vem do Hemisfério Norte, daí a importância da descoberta de agora.

“Os nossos achados demonstram sua relevância para entender os padrões globais da evolução do grupo, bem como a origem e evolução das cerca de 2.000 espécies viventes de lagartos e serpentes sul-americanas.”

A maioria das espécies de lagartos e cobras da América do Sul pertence a grupos endêmicos, ou seja, encontrados apenas nesse continente.

A nova descoberta ajuda a demonstrar que os lagartos e serpentes do Cretáceo da América do Sul pertenceram a grupos amplamente distribuídos pelo globo.

Desta forma, foi apenas após a extinção dos dinossauros, 66 milhões de anos atrás, que a separação da América do Sul dos demais continentes fez com que a fauna sul-americana de lagartos e cobras adquirisse suas características únicas.

Um padrão muito parecido já era conhecido para os mamíferos do continente.

Reconstituição artística do Neokotus sanfranciscanus. Seu primeiro nome vem do grego, significa “novo e estranho”, já o segundo faz referência ao local onde foi encontrado, a Bacia Sedimentar Sanfranciscana.

Com informação do Jornal da USP.

Dinossauro carnívoro viveu a 90 milhões de anos na região onde hoje é o Paraná