Pular para o conteúdo principal

Covid-19 está humilhando os religiosos e seus crenças inúteis

Oiced Mocam / Artigo  A epidemia criou uma situação impensada há poucas décadas: enquanto chefes de governo nacionalistas fundamentalistas religiosos como Trump, Bolsonaro e o britânico Boris Johnson menosprezavam abertamente o potencial destruidor do vírus, líderes religiosos decidiram não se apoiar no poder sobrenatural e pediram que seus fiéis confiassem nos alarmes dos cientistas.

UM VÍRUS MANDA RECADO
A TODOS OS POVOS:
DEUSES NÃO EXISTEM

Se, na Idade Média, a peste negra foi explicada como um castigo divino e o refúgio eram os templos e igrejas onde se contaminavam mais ainda — o que se repetiu na gripe espanhola de 1918 e na epidemia de HIV —, dessa vez não houve o discurso de punição divina por mau comportamento moral.

O papa fechou a praça da Catedral de São Pedro, no Vaticano, mais de uma semana antes do governo italiano decretar quarentena no país... autorizou o fechamento das igrejas de Roma e dispensou os católicos de ir à missa.

No Irã, o líder Ali Khamenei pediu que as pessoas orassem em casa. O santuário de Meca, o lugar mais sagrado do Islamismo das peregrinações, está muito mais vazio do que de costume. Em Israel, a recomendação por distanciamento social atingiu mesquitas, igrejas e sinagogas.

Enquanto isso, os mercadores da fé Silas Malafaia (Malacraia) e Edir Macedo (Malacheia), líderes de duas grandes denominações evangélicas brasileiras, acreditam que a pandemia revela "interesses econômicos" e incentivam a abertura dos templos.

Só para lembrar que o ateísmo é a descrença em todos os deuses e, assim como o iluminismo, neste momento de pandemia, como em qualquer outro, não precisa de defesa nem lhe cabe crítica alguma

O que se observa é que o Covid-19 está humilhando os religiosos e suas crenças inúteis em deuses que não amenizar as dores e não curam ninguém. 

Fiquem em casa e não se esqueçam da solidariedade e compaixão.

Deuses não existem. Nada está abaixo ou acima do homem.






'Cura pela fé' faz religiosos liderarem mortalidade infantil

Gilson teve cura divina, parou de tomar remédios e morreu

Vanuzia conta na tv o estupro que sofreu de Abdelmassih

Oregon condena por homicídio casal que tentou curar bebê com orações



Comentários

Daniel disse…
Vincular Deus à ausência daquilo que chamamos de "mal" é, no mínimo, infantil. Estamos num corpo físico e sujeitos à morte e aos flagelos da existência. O espírito é uma outra dimensão. O ateísmo me parece mais uma denegação do que qualquer outra coisa.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor