Pular para o conteúdo principal

Governo nomeia pastor para Coordenadoria de Índios Isolados. Que Estado laico é esse?

Foto feita de índios
de uma tribo isolada
 no território do Acre

por Manuela Carneiro da Cunha
para Comissão de Defesa de direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns

A notícia de que um pastor evangélico estaria sendo nomeado para assumir a Coordenadoria Geral de Índios Isolados e Recém-Contatados (CGIIRC), da Fundação Nacional do Índio (Funai), gera mais um alarme quanto ao trato do atual governo em relação aos povos indígenas — desta vez, envolvendo povos nativos isolados. [Nota de Paulopes: a nomeação foi efetivada.]

Esses povos são aqueles que não têm qualquer contato com os outros brasileiros. No mais das vezes, são sobreviventes de sucessivos massacres, que optaram por se isolar completamente dentro de seus territórios. 

O Brasil é o país onde mais há povos isolados. São, por ora, 28 povos oficialmente reconhecidos pela Funai, mas há pelo menos 116 sinais de existência de grupos dessa natureza em território brasileiro. Dentre os povos indígenas ameaçados, eles são os mais vulneráveis.

Até 1987, a Funai forçava o contato com povos indígenas isolados — medida que gerava resultados demográficos catastróficos. 

Os Panará, por exemplo, foram contatados em 1973 e tirados de suas terras para deixar passar a rodovia Cuiabá-Santarém. Eram de 600 a 800 indígenas em 1967. Em 1975, dois anos depois do contato, restavam 75 indígenas vivos!

A partir de 1987, uma salutar mudança de política oficial determinou que povos indígenas voluntariamente isolados seriam deixados em paz; e suas áreas, interditadas a terceiros. Com essa mudança, o Brasil se tornou uma referência mundial na questão.

O Estado brasileiro republicano, ao que me consta, é laico. E, desde sua fundação, em 1910, sob a liderança do Marechal Rondon, o Serviço de Proteção aos Índios combateu (sem, todavia, sempre triunfar) qualquer interferência ou tutela de missionários. 

Aos missionários católicos sucederam-se missionários protestantes, entre os quais notadamente duas agremiações norte-americanas, o Summer Institute of Linguistics e a New Tribes Mission, já várias vezes expulsos de terras indígenas, mas sempre prontos a iniciar contatos.

Um exemplo recente foi a tentativa de intrusão ilegal de um missionário nos Hi-Merimã, um povo voluntariamente isolado do vale do rio Purus. 

Quando se instalam, os missionários evangélicos fornecem uma bem-vinda assistência de saúde (que seria responsabilidade do Estado), traduzem a Bíblia e demonizam as práticas tradicionais e seus especialistas, os xamãs.

A missão do CGIIRC é proteger esses povos contra a intrusão de madeireiros, garimpeiros, traficantes e quaisquer outros invasores, como missionários que não respeitem, como manda o artigo 231 da Constituição Federal, as terras, os recursos e o modo de vida dos povos indígenas. 

Colocar um missionário — ainda por cima experiente em tentativas de conversão de povos indígenas — à frente do CGIIRC só pode significar um mandato totalmente contraditório com o que manda a lei.

Desde a troca da sua presidência no governo atual, a Funai já exonerou vários indigenistas experientes e dedicados em funções essenciais, entre os quais coordenadores da CGRIIC. 

Nomear um missionário para o comando da CGIIRC é sinalizar um programa de assimilação dos povos isolados e recentemente contatados. Anuncia um retrocesso de mais de 30 anos e a volta dos contatos forçados que dizimaram tanto povos indígenas.

Foto de Ricardo Stuckert. Esse texto foi publicado originalmente no site da Comissão Arns com o título "Onde está o Estado laico? Onde está a Constituição?"



Igrejas evangélicas aumentam presença entre os índios

Evangelizadores de Silas Malafaia causam tensão em comunidade indígena

Igreja mandou padre pedófilo cuidar de filhos de índios brasileiros

Intolerância religiosa começou com a conversão dos índios



Comentários

Assistente Religioso disse…
Se o Estado Laico, fosse neutro, o Estado Laico não se meteria em discussões religiosas.

Anônimo disse…
Só fala merda seu doente, cala boca!.
Assistente Religioso disse…
Só fala merda quem fala merda.
Assistente Religioso disse…
E quem tem que calar a boca é quem diz que é neutro, ou seja, o Estado Laico, juntamente, com os que defendem Deus, pois Deus errou ao mandar o homem trabalhar no mesmo tempo em que foi feita a Terra, mas não mandou o homem fazer a própria Terra. Deus só pensou no tempo de serviço, o mesmo ocorrendo quando se diz bom dia, pois o dia é o tempo, enquanto que a velocidade é a distância dividida pelo tempo. Boa velocidade de Deus, para que cada um possa fazer a própria Terra.
Anônimo disse…
CALA BOCA SEU DOENTE!.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová