Pular para o conteúdo principal

Igrejas evangélicas aumentam presença entre os índios


Reproduz-se na população indígena o que ocorre na população brasileira em geral: cresce o número de evangélicos e cai o de católicos.

A Veja desta semana pega como exemplo os índios da tribo terena (do Mato Grosso de Sul), cuja maioria (75%) declara-se “crente”. Informa a revista:

Os cultos ocorrem quatro vezes por semana. Eles têm uma rádio FM evangélica e até banda gospel, a Kosseanu Ituko'ovit (em português, Misericórdia de Deus). Também ali se repete a prática da cobrança do dízimo. 'Se vendo dez frangos, um deve ser para a igreja', explica o índio Benício Jorge.


Além de os missionários evangélicos serem em maior número, 650 contra os 420 dos da Igreja Católica, eles contam com melhor apóio logístico e dinheiro para investir na tradução da Bíblia para o idioma das diversas tribos. Uma ONG evangélica, a Asas de Socorro, tem onze aviões.

No Censo de 1991, 13% dos índios se declararam evangélicos. No de 2000, 20%

Os índios da foto, do site da Associação Lingüística Evangélica Missionária, são tukanos, um povo do Alto Rio Negro, no Amazonas.

Íntegra da reportagem da Veja.

Papa quer que missa seja rezada em latim, mas nem Jesus falava esse idioma.
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor