Pular para o conteúdo principal

Criacionismo não cria nada, nada e nada e pode ser muito destrutivo

DESIGN INTELIGENTE NÃO AJUDA
SOLUCIONAR PROBLEMAS

por Mauro Rebelo
Cientista e empreendedor

O físico americano Neil de Grasse Tyson disse uma vez que “o bom da ciência é que ela continua sendo verdadeira, quer você acredite nela ou não”. E foram nas verdades científicas que, nos últimos 500 anos, a humanidade se apoiou para criar bens e serviços que melhoram a nossa qualidade de vida.

Neste nosso mundo, no qual a teoria da evolução de Darwin é aceita, selecionamos espécies animais e vegetais que melhoram a produção agropecuária, descobrimos medicamentos para combater doenças causadas por microrganismos e desenvolvemos novos materiais a partir de organismos vivos.

Até programas de computador, quando colocados para competir, se comportam de acordo com o princípio da seleção natural. Sabemos disso porque podemos propor soluções para problemas com base na teoria da evolução e testar essas soluções. E cada vez que solucionamos um problema, como escolher (ou construir) a melhor variedade de milho para o plantio, reforçamos a teoria.

É difícil imaginar como seria um mundo baseado no design inteligente, porque ele não é utilizado para propor soluções, apenas para explicar um problema que não pode ser testado: a criação da vida.

Os especialistas em design inteligente não criam nada além de artigos para jornais e revistas. O design inteligente não ajuda a aumentar a produção de alimentos, não ajuda a produzir novos medicamentos, não reduz a poluição dos rios e lagos.

Procurei na lista das 500 maiores empresas da Forbes uma que fosse "criacionista". Não encontrei nenhuma. Também não encontrei nenhuma manchete dizendo que um diretor criacionista aumentou a produtividade industrial, ou criou um biochip.

O criacionismo é um pouco como a "razão áurea": um número que aparece tão frequentemente na natureza que ficamos tentados a acreditar que ele explica as formas da vida, mas que nunca ajudou a criar nenhum novo produto.

Sem treinamento em estatística e conhecimento dos limites do nosso cérebro para compreender plenamente o significado de números muito grandes (os bilhões de anos do universo) ou muito pequenos (a probabilidade de ganhar na loteria), é difícil acreditar que a "razão áurea" não seja nada mais do que uma coincidência fortuita.

Mas como seria viver em um mundo no qual o presidente da Embraer nega a lei da gravidade?

A aplicação de teorias anticientíficas não é inócua, e a história está cheia de exemplos de consequências devastadoras.

A ascensão do agrônomo russo Trofim Lysenko, que negava a genética mendeliana por ser "reacionária" e acreditava que plantas de uma mesma "classe" não competiriam entre si, levou a agricultura russa a um colapso, e milhões morreram de fome.

Talvez um criacionista à frente da Capes seja tolerado porque os efeitos danosos para a Educação estão distantes no tempo e serão sentidos apenas nas próximas gerações.

Mas e se um membro do movimento antivacina chegar ao Ministério da Saúde? Em poucos anos, como mostra o retorno do sarampo, o dano da política anticiência será sentido por todos nós. Principalmente pelas nossas crianças.

O criacionismo não cria nada, mas pode destruir muito.

Esse artigo foi publicado originalmente na Folha de S.Paulo com o título "O criacionismo não cria nada".


Criacionismo e teoria da conspiração são a mesma falha de pensamento, diz estudo

Ensino do criacionismo é uma afronta à escola, diz professor

Brasil não se pode dar ao luxo de contrapor a ciência com pseudociência

Padre acusa ateus de defenderem com 'beligerância' a teoria da evolução




Comentários

Assistente Científico disse…
Pela ciência, qual a quantidade de trabalho que um empregado doméstico deve trabalhar em 8 horas de trabalho? Quanto vale o trabalho?
Emerson Santos disse…
Pela religião , quantos gramas de CO2 por metro cubico para tornar a atmosfera poluida ? Qual o valor ???
Assistente Científico disse…
Pela Religião eu não sei, mas pela Ciência, quantos gramas de CO2 por metro cubico para tornar a atmosfera poluida ? Qual o valor ???
Assistente Científico disse…
Pela Religião, estou pensando no seguinte:

Replicou-lhe Jesus: Se falei mal, prova-o, mas se falei bem, por que me bates? João 18:23

Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha.
Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. Mateus 20:1,2

Em um denário por dia, temos a definição da quantidade de tempo de trabalho, não a quantidade de trabalho.

O Senhor, dirigindo-se a Jó, lhe disse:
Aquele que disputa com o Todo-poderoso apresente suas críticas! Aquele que discute com Deus responda! Jó 40:1,2

Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.
Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.
Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. O Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou. Êxodo 20:9-11

Em seis dias de trabalho, para o homem trabalhar, temos o tempo de trabalho de Deus para fazer a Terra, não o trabalho de fazer a Terra.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes