Pular para o conteúdo principal

Surgimento de novos coronavírus pode ser previsto por modelos matemáticos

Cálculos feitos para o
Sars podem ser reutilizados
 com mudança de parâmetros 


O sucesso de previsões de doenças, feitas a partir de modelos matemáticos criados, possibilita uma taxa de assertividade bastante considerável para epidemias.

A gripe é uma das doenças com boas definições de índices matemáticos, os quais conseguem calcular ano a ano a quantidades de infectados, dando foco para campanhas de vacinação em determinado grupo, por exemplo. 

Agora, já há pesquisadores trabalhando em um novo modelo que pode ser útil no cálculo de previsões para a recente epidemia do novo coronavírus.

O professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, esclareceu se modelos matemáticos existentes servem para o novo coronavírus.

“Serve porque o novo coronavírus é muito parecido com o Sars, que ocorreu em 2003 e que já possui modelo próprio. O problema que temos hoje é tentar ajustar os parâmetros do modelo. Por exemplo, ainda não está muito claro qual o número básico de reprodução, ou seja, quantas pessoas vão ser infectadas a partir de um paciente infectado”, explica.


Também pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC, Rodrigues cita alguns dos critérios analisados como base para os cálculos matemáticos. 

Entre eles está o tempo de incubação do vírus, que no caso do novo coronavírus estima-se que seja de 1 a 14 dias; dados de movimentação de pessoas (restrição de países para ida e volta de passageiros à China); e medidas de prevenção em cidades, como focos de alerta em aglomerações. Todas essas informações ainda não possibilitaram um resultado preciso.

“As estimativas atuais apontam que a doença vai durar alguns meses e, provavelmente, quando tiver uma vacina, os casos da doença vão reduzir rapidamente.”

“Esse número básico de reprodução vai dizer o quanto uma pessoa infectada vai passar, em média, o vírus adiante para outras pessoas. Se esse número for menor que 1, a doença vai ‘morrer’, se for maior, a doença vai continuar.

”Rodrigues cita um fato curioso de um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine, mostrando que, dentre 425 infectados iniciais, não havia nenhum com menos de 15 anos. 

Segundo o professor, é possível que as crianças fiquem doentes pelo vírus mas não apresentem sintomas ou manifestem muito pouco. Isso acaba atrapalhando os modelos matemáticos, pois limita o universo analisado. Hoje, calcula-se que a taxa de reprodução é de 1,5 a 2,5 para o novo coronavírus.



Sintomas do coronavírus são semelhantes aos da gripe, informa Drauzio Varella

Pastor americano diz que Deus enviou o coronavírus para 'eliminar' pecadores

Laboratório americano promete vacina contra coronavírus para junho

Corpo humano abriga trilhões de vírus, muito mais do que células




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas