Pular para o conteúdo principal

Justiça da Alemanha condena jihadista de massacre na Síria à prisão perpétua

Abdul Jawad al-K., com o
 rosto coberto, foi líder de um
 grupo que promoveu a matança

por Deutsche Welle

Um tribunal em Stuttgart, no sul da Alemanha, condenou nesta segunda-feira (13 de janeiro de 2020) à prisão perpétua um sírio, de 31 anos, acusado de dois homicídios e de liderar um massacre na Síria em 2013, quando fazia parte do grupo extremista jihadista Frente al-Nusra.

Abdul Jawad al-K. foi considerado culpado pelo assassinato de duas pessoas e por ter participado da morte de outras 17 no norte da Síria como líder de um grupo rebelde.

As vítimas eram membros das forças de segurança sírias capturados durante os primeiros anos do conflito. Eles foram executados num depósito de lixo próximo à cidade de Tabka, num massacre que ocorreu em 2013.

Outros três sírios foram condenados a penas de prisão que variam três a oito anos. Eles eram parentes de Abdul e faziam parte do mesmo grupo extremista. Todos os quatro entraram na Alemanha como refugiados e viviam até o julgamento em diferentes cidades do país.

Abdul entrou na Alemanha em outubro de 2014 e vivia em Leimen, na região de Heidelberg, até ser preso. As autoridades alemãs chegaram a ele depois de ouvir um sírio durante a sua entrevista no processo de requerimento de asilo.



Promotores alemães têm investigado supostos rebeldes e membros das forças de segurança sírios que cometeram crimes de guerra e crimes contra a humanidade e que vivem atualmente no país para levá-los à justiça.

Em outubro de 2019, promotores alemães anunciaram acusações contra dois supostos ex-oficiais do serviço secreto sírio por tortura, participação de estupros em massa e crimes contra a humanidade.

Os promotores também acusaram um iraquiano e sua esposa alemã pelo homicídio de uma menina yazidi e por deixar um menino de cinco anos morrer de sede. Ambos eram membros do  Estado Islâmico (EI).

Em 2011, forças de segurança da Síria iniciaram uma brutal repressão contra protestos antigoverno que exigiam a queda de Bashar al-Assad. A insatisfação popular deu início a prolongado e multifacetado conflito, com o envolvimento de grupos militantes, atores regionais e superpotências.

Durante esse período, ativistas teriam documentado uma infinidade de crimes de guerra e contra a humanidade cometidos por rebeldes islâmicos e forças do regime.

Deutsche Welle é uma emissora da Alemanha que produz jornalismo em 30 idiomas.





Veja os trechos do Alcorão que inspiram o terrorismo islâmico

Como é possível o Islã ser religião da paz se o Corão prega a violência?

Muçulmanos são coniventes com terroristas, afirma jesuíta

Harris critica a covardia moral diante da fúria de muçulmanos




Comentários

Emerson Santos disse…
esse eh um dos problemas de um pais civilizado ao tratar animais selvagens como esse sujeito ... ser degolado e enterrado ao lado de porcos seria o minimo que deveria ser feito com ele ... deixar ele vivo só contribui para que ele continue influenciando pessoas medíocres intelectualmente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix