Pular para o conteúdo principal

Porchat afirma ser fascinante a ideia de que pessoas acreditam no que não existe

Ateu praticante, comediante
 lê muito sobre religiões

[opinião] Ateu praticante, como se assume, Fábio Porchat (foto) disse achar "fascinante a ideia de que as pessoas acreditam em algo que não existe, de guiarem a vida delas em cima do que acreditam e não pelo que sabem".

Ele fez esse comentário a propósito da reação de religiosos contra o "Primeira Tentação de Cristo", especial do Natal de 2019 do grupo Porta dos Fundos, em cartaz no Netflix.

O comediante foi o roteirista da história que mostra um caso de Jesus com Satanás, o "Orlando", interpretado pelo próprio Porchat.

Jesus é interpretado por Gregório Duvivier, também ateu.

Os demais integrantes da troupe são crentes, como Antônio Tabet, que interpreta Deus.

A petição online criada para que a plataforma de streaming censure a comédia obteve mais de 1 milhão de adesões. Até na Holanda houve protestos de religiosos.



No Brasil, aconteceu algo inesperado: lideranças muçulmanas, normalmente discretas, se uniram a evangélicos e católicos nas críticas ao Porta do Fundos. E Jesus, para eles, nem é considerado um deus, mas apenas um profeta.

No especial, há uma (não) menção a Maomé; quando Jesus, em delírio, se encontra com fundadores de religiões, o líder islâmico não aparece por tinha ido a algum lugar. E isso é muito pouco para qualquer muçulmano fanático se sinta ofendido.

Mas valeu a manifestação da Associação Nacional dos Juristas Islâmicos, porque fica comprovado assim que, ao menos parte dos muçulmanos no Brasil, são tão conservadores quanto os pentecostais.

Voltando a Porchat.

Diferentemente do que se pensa ele leva a sério as religiões — inclusive para fazer piada, mas é o que se espera de um comediante.

Como muitos ateus, Porchat demonstra saber mais de religião do que a maioria dos crentes.

Ele lê muito sobre o assunto. Já frequentou igrejas evangélicas, católicas e terreiros.

Porchat se pronunciou pelo Twitter para acalmar os críticos: 

"Gente, pode deixar que eu me resolvo com Deus, tá de boas, não precisa se preocupar não. Agora pode voltar a se indignar com a desigualdade que destrói nosso país. Mas tem que se indignar com o mesmo fervor, tá?".

Eis a questão: por que implicar com uma historinha de ficção se há no país problemas graves, entre os quais ameaças à liberdade de expressão?

Duvivier interpreta o
Jesus gay e Porchat o
 Orlando (Diabo)


Com foto de divulgação.



Humor de Porchat detona o dogmatismo de religiões cristãs

Não faça nada por deus porque ele é onipotente, afirma Porchat

Religião tem sido um atraso para o Brasil, afirma Porchat

Hitler está no céu porque se arrependeu, escreve Porchat



Comentários

Emerson Santos disse…
Nao sou contra se uma personalidade publica se torna ateia ... mas um comediante sem a menor graça representar os ateus ??? ... Eh dose ... Eh mais um desserviço do que um ponto a favor ... Para acabar com a ilusão da religião tem que se usar de inteligencia e da emoção ... foi assim que por 2000 anos ...os religiosos tem conseguido manter a ilusão .. Nao eh criticar eh fazer rir .. eh mostrar que eh uma fantasia ... que a coisa eh eliminada
Cauã Nascimento disse…
"Como muitos ateus, Porchat demonstra saber mais de religião do que a maioria dos crentes." Estourei foi tudo, ele parece saber mesmo da fundação do cristianismo com a comédia fracassada dele e uma opinião equivocada deveras burra. Quem sabe ele vai debater com alguém que realmente saiba do assunto do que com tiazinhas que não sabem ler e que ficam entregando papéis na porta de sua casa?
Assistente Religioso disse…
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá." Galatas 6.7

Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá.
Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá.

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

Gênesis 2:8

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Gênesis 3:6

Deuteronômio 28:38,39

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Mateus 6:19,20
Assistente Religioso disse…
Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá.
Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá.

Deuteronômio 28:38,39
Unknown disse…
Que dia ele vai fazer sobre Muhammad?
Covarde!
Anônimo disse…
"Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber." Albert Einstein .
Unknown disse…
Se a crença religiosa fosse mera fantasia teria desaparecido a muito tempo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Lei anti-ciência de Ohio permite que alunos deem resposta com base na religião

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

Pai de vocalista dos Mamonas processa Feliciano por dizer que morte foi por ordem de Deus

Capela em centro espacial é absurdo, afirma estudante

do leitor Sérgio "Este prédio da capela poderia abrigar um bom laboratório" Sou físico e aluno de doutorado do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] em São José dos Campos (SP) e gostaria de fazer um breve comentário. Há 5 anos, quando ingressei no mestrado no instituto, fique fascinado com a estrutura física/financeira oferecida ao desenvolvimento da pesquisa. Sinceramente não tenho do que me queixar, mas uma coisa  chama muito atenção (não só a minha, claro). É que dentro do INPE (um centro de pesquisa principalmente física), acreditem, tem uma capela para oração. No local que é considerado o maior centro de pesquisa tecnológica da America Latina (a Nasa brasileira, como muitos dizem) existe tal absurdo. Esse prédio poderia, por exemplo, abrigar um bom laboratório ou coisa mais útil. O INPE (englobando todas as áreas – astrofísica, meteorologia, sensoriamento, engenharia de materiais, etc.) é formado por pesquisadores/cientistas de várias partes do mu

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro ministro do Supremo, já

Intel deixa de ajudar escoteiros que discriminam gays e ateus

Empresa avisou que as instituições preconceituosas não terão subsídios  Um grupo inglês de escoteiros rejeitou a filiação de George Pratt, 11, porque ele, ateu, disse que, no juramento de lealdade, não podia declarar obediência a Deus. Trata-se de um juramento padrão, seguido por escoteiros de todo o mundo. Nos Estados Unidos, a partir de agora, os grupos de escoteiros que discriminam ateus e gays deixarão de receber ajuda financeira do programa de voluntariado da Intel. A fabricante de chips informou aos grupos de escoteiros, entre outras entidades, que adotou uma nova política de não conceder ajuda a quem promove de discriminação. Chuck Mulloy, porta-voz da Intel, disse que as instituições, para receber subsídios, terão de assinar um documento declarando estar de acordo com as políticas de não discriminação da empresa. A decisão afeta principalmente os escoteiros de Oregon, onde a Intel tem uma fábrica. Somente em 2010, as doações foram de US$ 180.000 (R$ 360.000). Matt

Evangélico, chefão do tráfico no Rio manda fechar igrejas católicas

PSC radicaliza ao dar apoio a Feliciano, afirma Wyllys

por Ivan Richard da Agência Brasil Deputado disse que resposta também será a radicalização O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, criticou a decisão do PSC de manter o pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorais da Câmara. Para Wyllys, o acirramento dos ânimos por parte do PSC pode provocar ainda mais confusão nas sessões da comissão. Feliciano é acusado por de ter feito afirmações homofóbicas, como a de que a "Aids é câncer gay", e racistas. “Não falo em nome do movimento [LGBT], mas, se um lado radicaliza, o outro tende a radicalizar. Se o PSC radicaliza e não ouve a voz dos movimentos socais, das redes sociais, o pedido para que esse homem saia da presidência, se a tendência é radicalizar e não dar ouvidos, é lógico que o movimento radicalize do outro. Isso não é bom para a Câmara, para o Legislativo, para o PSC, nem para o país”, disse Wyllys. Wyllys afirmou que as lideranças do PSC estão “confundindo” as criticas ao

Família esperou por três dias, mas Neide não ressuscitou; corpo foi sepultado cheirando mal