Pular para o conteúdo principal

Nova tecnologia de edição genética vai corrigir 89% dos erros nos DNA

Revolução na medicina:
editar DNA será tão simples
como alterar um texto com
um processador

Uma nova tecnologia terá grande impacto na edição de código genético, com a capacidade de corrigir 89% dos erros no DNA humano.

"Edição principal" ou "processador de texto genético", nome que a comunidade científica deu à ferramenta, está sendo desenvolvida por pesquisadores do Broad Institute of MIT e Harvard em Massachusetts.

Ela representa um avanço em relação ao "editor" Crispr-Cas9, criado há sete anos e que já tinha representado um aprimoramento na manipulação de DNA.

O pesquisador David Liu afirmou ser adequada a comparação da nova tecnologia com um processador de texto, por ser capaz de buscar um erro em milhares de páginas e substituí-lo com precisão.

É como pressionar o Ctrl-F para encontrar um pedaço de DNA que precisa ser corrigido e apertar o Ctrl-C para que uma doença, por exemplo, seja curada.

O DNA possui quatro elementos fundamentais: a adenina, citosina, guanina e timina, que são representados pelas letras A,C,G e T.

Três bilhões de combinações dessas "letras" compõem o código do DNA.

O conceito de "edição principal" é revolucionário e vai "aposentar" a medicina do jeito que é conhecida hoje, além de criar profundas questões morais.

Além da cura de doença, a nova ferramenta será utilizada para alterar com mais facilidade  características biológicas, para, por exemplo, escolha da cor dos olhos e da pele, altura, inteligência, etc, interferindo na evolução natural do humano.

E os ricos terão mais acesso a essa tecnologia.

A repercussão da edição por cientistas chineses do DNA de bebês para que nasçam protegidos do HIV dá uma ideia da dimensão o que vem pela frente. 


Com informação da revista Nature e de outras fontes.



Nasce na Grécia primeiro bebê com DNA de três pessoas

Cientistas editam DNA para deletar doença cardíaca fatal

Medo de aranha se incorporou ao DNA humano, diz estudo

Humano evoluiu mais rápido do que se pensava, mostra genética




Comentários

Anônimo disse…
Vai ter crentelho contra dizendo que vai ter que proteger os embriões e que só Deus poderia definir o DNA e se tiver câncer embutido tem que aceitar que é escolha do Jesus bosta, kkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Gattaca da vida real.
Anônimo disse…
Gattaca
Satã 2 disse…
Interessante se pudesse solucionar os problemas genéticos de quem já nasceu, de quem já é idoso.

E a aprovação no colégio é por frequência(quantidade de horas ouvindo) mais a pontuação obtida nas provas. Aquilo que não foi perguntado na prova, supõe-se que o aluno sabe apenas por ficar ouvindo.
Vamos lá ateus científicos de todo o planeta. Vamos colocar os cientistas nos governos e administrações do mundo todo. Vamos criar uma humanidade sem doenças, sem fome, sem pobreza, sem criminalidade. Somente a Ciência e suas tecnologias podem combater tudo que está errado!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus