'Igreja teve papel criminoso' na prevenção à Aids no Brasil, diz Drauzio Varella

Em um documentário sobre a cronologia da Aids no Brasil [vídeo abaixo], a começar dos anos 1980, o médico oncologista Drauzio Varella disse que “o papel da Igreja foi criminoso”.

Ele afirmou que “criminoso” pode parecer uma palavra muito forte, “mas foi isso mesmo que aconteceu”.

O documentário "Carta para além dos muros", de André Canto, apresenta a ignorância, os estigmas e preconceitos dos quais os portadores do vírus HIV sofrem até hoje, embora daqueles anos para cá tenha surgido medicamento que controla a síndrome.

A epidemia causou no Brasil uma comoção social, alimentada pela morte de famosos, como Cazuza, cuja mãe, Lucinha Araújo, também foi entrevista pelo documentário.

A Igreja Católica agiu, de fato, de maneira vil, criando obstáculo para reduzir os índices de mortalidade da chamada peste gay.

Varella se referiu à Igreja como criminosa porque ela reforçou o estigma de que a síndrome era um castigo de Deus aos homossexuais.

Pior: a Igreja influenciou as autoridades para que não distribuíssem camisinha à população de risco.

O médico tem falado com frequência sobre a síndrome. Ele lamenta que os jovens subestimem a contaminação do vírus, achando que se trata de mais uma doença que se cura com remédios.

Além de entrevista com médicos e figuras públicas, ele apresenta imagens de arquivo e depoimentos antigos de populares sobre a doença que estava “matando os invertidos”. 



Com informação de “O Globo” e de outras fontes.






Ninguém é mais desprezado do que o travesti, escreve Varella

Drauzio critica religiosos por tentarem controlar sociedade

Drauzio Varella chama Pró-Vida de fascismo em nome de Deus

'Boçais’ e ‘cretinos’ usam ideologia de gênero para perseguir gays, diz Varella



Comentários

Novo Satanás disse…
A igreja como defensora da palavra de Deus, defende Deus, por isso Deus não se apresenta, pois Deus possui a igreja como representante.
"40.Quem vos recebe, a mim recebe. E quem me recebe recebe aquele que me enviou."
São Mateus, 10 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/10/
"19.O sumo sacerdote indagou de Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina. 20.Jesus respondeu-lhe: “Falei publicamente ao mundo. Ensinei na sinagoga e no templo, onde se reúnem os judeus, e nada falei às ocultas. 21.Por que me perguntas? Pergunta àqueles que ouviram o que lhes disse. Estes sabem o que ensinei”."
São João, 18 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/18/
Anônimo disse…
Veja essa aula de geografia polêmica: segue o link: https://www.facebook.com/colegio.adventistadetb/posts/1297776933727584?__xts__[0]=68.ARCLl1MBYUa88IAdsFpOp0QVB4M01CIig5FFz0FAZm1AmRtB6UH9_J3dnfex8H7QyiPl2ZQ9Y_PHSDzHUyjDPBW-uxnTU2-lOU9X6WmYFSP9K85asEJmyUhI3iOyhe14qz33qhWUg4AuwgnsjM5XLdWvFtAy5vtX30Ohe1anFH8zBLfPQLEbBL4dbWUPUEBzJI-AHG7mD1S3J4I2XazjfvbpXC41EBAk36UjH834ZKu5uaP0R5VSFEZ8NUU613PibuOwytZjQuZ0jAf3wkSJ0B21_ub9HlDRQLbEdzC-EjRFSQtfizEj5O5WqXe_vqDw8FtU7cl_EE53vHKCRiOMUXRc2w&__tn__=-R