Pular para o conteúdo principal

Uso da bandeira de Israel por bolsonaristas deixa judeus incomodados


Comunidade judaica
 teme que seja associada
 ao conservadorismo de
 Bolsonaro e evangélicos



O uso crescente da bandeira de Israel por bolsonaristas e evangélicos tem incomodado a comunidade judaica brasileira, com o temor de que os judeus, progressistas, em larga escala, sejam associados ao conservadorismo do atual presidente brasileiro.

“Hoje a gente vê na política brasileira símbolos judaicos sendo usados por grupos conservadores. É algo que já vinha ocorrendo desde os protestos pelo impeachment da Dilma (Rousseff)”, diz o sociólogo Rfael Kruchin, coordenador do Instituto Brasil-Israel.

“Até por conta disso, começam a aparecer alguns comentários antissemitas.”

Ainda que não se aponham à transferência da embaixada do Brasil de Tel-Aviv para Jerusalém, judeus ressaltam que esse é um desejo dos evangélicos e não da comunidade judaica.

Fernando Lottenberg, presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), disse que “é um reducionismo identificar o Estado de Israel com bandeiras da extrema-direita”.

“O presidente Bolsonaro tem uma admiração sincera pelo que Israel fez nessas décadas. Ele faz isso constantemente, mas não há necessariamente uma identidade entre a comunidade e o governo.”

Os evangélicos, principalmente os pentecostais, procuram se comportar como se fossem judeus porque acreditam que, assim, quando Jesus voltar, eles farão parte do “povo escolhido” para subir ao Céu.

Essa associação teológica forçada entre evangélicos e judeus se acentuou inicialmente nos Estados Unidos, com a eleição do presidente Trump.

O sionismo cristão agora se firma no Brasil, com a eleição do presidente de Bolsonaro, que pode ser descrito como um evangélico fundamentalista disfarçado de católico.

Tanto Trump quanto Bolsonaro se beneficiam com esse tipo de sionismo, contando com os evangélicos em sua base de sustentação política.

Para judeus progressistas, como o rabino Michel Schlesinger, os neopentecostais brasileiros podem causar danos à imagem de Israel e de seu povo.

“Uma leitura superficial do uso da bandeira de Israel pode levar a crer que existe uma identificação total entre a agenda evangélica e a de Israel”, disse.

“Na agenda de costumes, Israel é um país bastante progressista. Tem uma política de respeito à comunidade LGBT, um ministro assumidamente homossexual e liberdade ampla de escolha sobre aborto. Não é a mesma agenda”.

Com informação de “O Estado de S.Paulo”.




Evangélico tem crise existencial por não ser o 'escolhido'

Metade dos judeus americanos duvida da existência de Deus

Estado de Nova Iorque obriga judeus ortodoxos a vacinarem seus filhos

Movimento ateísta é forte entre judeus dos Estados Unidos





Comentários

Mendácia! Eu sou judeu, e não vejo nada demais esse pessoal ligado ao evangelismo e/ou Bolsonaro! Pode ser que haja judeus incomodados, mas não são todos, e nem significa que seja a maioria!
Anônimo disse…
Que absurdo de reportagem! Sou judia e conheço centenas de judeus, todos somos honrados com o ato do presidente Bolsonaro!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor