Livro de biólogo e jornalista desmitifica a teoria da evolução

Autores acreditam que
 seu livro pode ajudar a
 combater preconceitos 

por Jornal da USP

Com o objetivo de desmistificar a teoria da evolução e seu autor, dois ex-estudantes da USP — o biólogo Paulo Pedrosa, mais conhecido como Pirula, e o jornalista Reinaldo José Lopes — estão lançando o livro "Darwin sem Frescura".

Segundo Pirula, as pessoas ainda não conhecem Darwin e nada sabem sobre a teoria evolutiva. “Elas acreditam numa caricatura”, observa, ao reforçar a necessidade de desmistificar a teoria evolutiva.

Principalmente num momento em que membros do próprio governo a questionam.

Já para Reinaldo José Lopes, escrever sobre a teoria da evolução, no atual contexto, é também uma oportunidade para desconstruir alguns mitos. 

Ele não tem dúvidas de que a biologia e a evolução podem contribuir para derrubar preconceitos muitas vezes enraizados na mente das pessoas. 

Além disso, existe o desafio de explicar a teoria mais importante da biologia para um público não especializado, o que implica divulgar a ciência da maneira mais clara e divertida possível, mas sem abrir mão da profundidade. 

Os autores acreditam que existe um público ávido para saber mais sobre o tema, e sua tarefa é simplesmente preencher essa expectativa.

De resto, como escrevem os autores no início do primeiro capítulo da obra: “Sem a teoria da evolução, a história da vida na Terra não passaria, no fundo, de uma sucessão de fatos desconexos”. 



Cinco equívocos que se afirma sobre a teoria da evolução

Evolução ainda não é aceita por uma minoria de cientistas

Veja como a teoria da evolução ajuda a entender a mente humana

Richard Dawkins escreve versão de ‘Deus, um Delírio’ para crianças





Comentários


EDITOR DESTE SITE

Paulo Roberto Lopes é jornalista

profissional diplomado. Trabalhou

no jornal centenário abolicionista

Diario Popular, Folha de S.Paulo,

revistas da Editora Abril e

em outras publicações.

Contato