Nos EUA, CFI processa Walmart por expor homeopatia perto de remédios verdadeiros

Rede de supermercados
vende artigos homeopáticos
nas prateleiras de remédios 

O CFI (Center for Inquiry), organização americana que combate as pseudociências, está processando judicialmente nos Estados Unidos a  rede de lojas Walmart por ela expor produtos homeopáticos na mesma prateleira de remédios verdadeiros.

Os advogados do CFI argumentam a maior rede de supermercado dos Estados Unidos usa a a credibilidade dos remédios cientificamente comprovados para ajudar a vender “medicamentos” de uma pseudociência, a homeopatia.

O Walmart vende os homeopáticos com a marca "Equate", que criou para remédios.

Para o CFI, a Justiça tem de condenar a rede de lojas por “cometer fraude em larga escala contra o consumidor, colocando a sua saúde em risco”. 

"O Walmart vende produtos homeopáticos ao lado de remédios de verdade, nas mesmas seções de suas lojas, sob a mesma sinalização”, disse Nicholas Little, vice-presidente e consultor jurídico da CFI.

Além disso, segundo Littler, pesquisas no site da Walmart por busca de remédios contra resfriados ou gripe, por exemplo, “apresentam páginas cheias com o lixo de produtos homeopáticos”.

“É uma incrível traição à confiança dos clientes e é um abuso do poder de varejo da gigantesca Walmart."

Em meados de 2018, o CFI já tinha entrado na Justiça com ação civil pública contra a CVS, a maior rede de farmácias dos EUA, por vender os homeopáticos sem avisar que se trata de produtos sem comprovação científica.

Até este momento, a Justiça não emitiu uma sentença, mas a CVS tem tomado providências para separar os supostos medicamentos homeopáticos dos demais.

No Brasil, a homeopatia é prescrita e vendida livremente, e não há estatística do tipo de consequências disso nos pacientes.

Com informação do NPR e de outras fontes.





Faculdade de medicina da França acaba com curso de homeopatia

Grã-Bretanha bane homeopatia do serviço público de saúde

Homeopatia é lixo, afirma médica de conselho britânico

Farmácias de Nova Zelândia têm de informar que homeopatia é ineficaz

Estudo comprova que poder de cura da homeopatia é nulo



Receba por e-mail aviso de novo post

Comentários