Pular para o conteúdo principal

Entidade teme que o cristianismo seja institucionalizado no Brasil

A IHEU (União Internacional Humanista e Ética) teme que o presidente Jair Bolsonaro dê um golpe no Estado laico, institucionalizando o cristianismo.

O relatório de 2018 da organização ressaltou o pronunciamento do presidente eleito segundo o qual “iremos governar para todos, até para os ateus”, mas apontou que Bolsonaro tem demonstrado que a sua prioridade será atender as demandas de grupos religiosos.

Ressaltou que Bolsonaro tem o apoio da maioria “da crescente e poderosa comunidade evangélica brasileira, que considera a eleição dele com ‘a resposta às suas orações’”.

Organização diz que
 evangélicos consideram
 Bolsonaro como resposta
 'às suas eleições"

“Bolsonaro oferece uma agenda ultraconservadora, com seus discursos cheios de visões misóginas, racistas, anti-LGBT e antidemocráticas. Seu incitamento já é relatado como tendo um impacto, com uma escalada acentuada na violência e ódio contra todos os tipos de grupos minoritários registrados.”

O relatório lista 196 países pelo parâmetro de perseguição aos não religiosos, com pontuações para “constituição e governo”, “educação e direito das crianças”, “família, comunidade, sociedade” e “liberdade de expressão”.

Com 20 pontos no total, o Brasil aparece no 42º do ranking, abaixo, por exemplo, de países como Uruguai, México e Estados Unidos.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Arábia Saudita se destaca como o país que mais persegue os ateus.

Com informação do relatório da IHEU e outras fontes.



Aviso de novo post por e-mail

Políticos adotam pregação de pastores, e Estado laico tende a desaparecer

O que pode ocorrer com ateus em um país em que 'Deus está acima de tudo'?

Bancada evangélica sobe de 71 congressistas para 91




Bolsonaro e assessores agem como fundamentalistas religiosos, diz Hatoum


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor