Pular para o conteúdo principal

Procurador golpeia Estado laico ao recusar pedido de retirada de crucifixo de Câmara


Ailton Benedito
 avalia que a "religião
 é um bem", mas a
questão não é essa

[opinião]

O procurador Ailton Benedito de Souza (foto), do Ministério Público Federal em Goiás, arquivou a representação de Gabriel Amorim Mendonça Reis para que seja retirado um crucifixo da Câmara Municipal de Goiânia e que cesse ali a leitura de trechos da Bíblia, em respeito ao Estado laico.

Ele argumentou que “a religião é um bem em si mesma” e que a exposição daquele símbolo católico “não induz nenhum indivíduo a adotar” qualquer tipo de crença.

Benedito lembrou que o Conselho Nacional de Justiça já se manifestou favoravelmente à presença de símbolos religiosos em tribunais.


A questão não é tão simples como o procurador faz parecer, a começar pela sua declaração de que a religião é necessariamente benéfica.

É uma generalização que faz um julgamento subjetivo. Existem milhares e religiões, e a história mostra que de suas pregações escorreu muito sangue, principalmente da católica.

Além do mais, Benedito se equivoca ao entrar no mérito sobre o significado da religião, porque o Estado laico não versa sobre isso e o procurador não tem autoridade para tanto.

Pela Constituição, nenhuma instância de governo pode privilegiar direta ou indiretamente qualquer crença.

Em um país de imensa diversidade religiosa, a ostentação de crucifixo no plenário de uma Câmara é, sim, uma deferência, inclusive para efeito de proselitismo, a não ser que ali se coloque também símbolos de todas outras religiões, como a evangélica, as de matriz africana, islâmica, satanista.

Talvez alguém possa enviar ao sr. procurador uma representação nesse sentido.

Com informação do Ministério Público Federal em Goiá. e foto de divulgação.


Justiça manda Praia Grande retirar inscrições bíblicas de monumento

Religiosos não suportam a igualdade do Estado laico, escreve Sottomaior

Estado laico deve proteger todo tipo de família, diz advogado




Estado laico brasileiro foi criado em 1890, mas ele ainda é frágil

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Rafael disse…
País em que ateu vota em candidato que tem slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" e que ameaça instituir um estado cristão ...

Quem de fato se incomoda com essa noticia ? A minoria da minoria da minoria ?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor