Pular para o conteúdo principal

Na Índia, petição quer remoção de bispo por ter violentado uma freira


O bispo Franco Mulakkal
 teria abusado de uma
freira de 2014 a 2016

[notícia]

por Philip Mathew, de Bangalore
para Global Sisters Report

Mais de 80 irmãs católicas e outros líderes pediram que um bispo acusado de estuprar uma freira em 2014 seja removido de sua posição, no Estado indiano de Punjab.

As irmãs faziam parte de um grupo de 167 signatários, que também incluíam padres, irmãos, leigos e ativistas sociais ligados à Igreja. 

Eles pediram ao presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Índia, o cardeal Oswald Gracias, de Mumbai, e ao arcebispo Giambattista Diquattro, núncio apostólico na Índia, que aconselhem o papa Francisco a tirar o bispo de Jalandhar, Franco Mulakkal (foto), de seus deveres pastorais.


"Quando um homem que representa Deus para as pessoas é um ofensor sexual, a fé no Deus que ele representa é abalada até o fundo", advertiu o grupo, em uma carta de 12 de julho de 2018 à Gracias. 

A irmã supostamente abusada, que está na faixa dos 40 anos, pertence aos Missionários de Jesus, na Diocese de Jalandhar, onde ela era uma antiga superior do convento.

Ela prestou queixa à polícia no dia 29 de junho de 2018 de ser estuprada em maio de 2014. Depois disso, foi abusada sexualmente várias vezes nos dois anos seguintes por Mulakkal, de 54 anos, que é o patrono da congregação. 

Ela alega que grande parte do abuso ocorreu em uma pousada nos campos da congregação em Kuravilangad, em Kerala, o Estado natal da irmã e do bispo.



Íntegra do texto.

Com tradução de Victor D. Thiesen para IHU Online.


Freiras trabalham em regime de escravidão para cardeais e bispos

Vala de antigo convento da Irlanda tem ossos de 800 bebês

Irlanda regasta a história da vergonha das lavanderias católicas



Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos