Nos EUA, ong denuncia farmácias por venda irresponsável de produtos homeopáticos


CVS usa a credibilidade dos
remédios cientificamente
comprovados para vender
produtos homeopáticos

O CFI (Center for Inquiry), organização americana sem fins lucrativos de livres pensadores que combate a pseudociência, abriu uma ação civil pública contra a CVS, a maior rede de farmácias dos Estados Unidos, por venda em lojas físicas e na internet de remédios homeopáticos sem deixar claro que esses produtos não são comprovados cientificamente.

A organização acusa a CVS de propaganda enganosa por sugerir que os medicamentos homeopáticos são tão eficazes quanto os produtos aprovados pela agência federal de saúde FDA (Food and Drug Administration), porque os expõe juntos, equiparando-os.

Nick Little, vice-presidente e consultor jurídico do CFI, disse que, antes de a organização recorrer à Justiça, ele tentou convencer a CVS a vender produtos homeopáticos com responsabilidade, sem misturá-los com os remédios científicos.


Mas a rede, segundo ele, não se sensibilizou, embora uma nova legislação exija que os rótulos desses produtos esclareçam sua condição de experimentais.

O que está havendo é uma fraude, afirmou Little, porque quem acessa o site da CVS e digita na busca remédios para gripe, por exemplo, obtém uma lista de medicamentos tradicionais juntos com os homeopáticos.

“A homeopatia é uma farsa total e a CVS sabe disso”, disse. "É uma pseudociência do século 18."

Ele explicou que se trata da aplicação de uma “noção absurda de que a água na qual foram extremamente diluídas determinadas substâncias contém a ‘memória’ dos princípios ativos dessas substâncias”.

Para Little, “se os responsáveis ​​pela maior rede de farmácias do país não souberem que a homeopatia é um problema, eles devem ser mantidos o mais longe possível do sistema de saúde americano”.

Com informação do site do CFI e de outras fontes.


Estudo comprova que poder de cura da homeopatia é nulo

Homeopatia é lixo, afirma médica de conselho britânico

Hitler ajudou a resgatar a homeopatia, afirma livro




'Homeopatia não é ciência, não cura', diz ministra da Espanha

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Busca neste site