Pular para o conteúdo principal

Livro 'A Chegada das Trevas' conta como o cristianismo detonou o mundo clássico


Seguidores de Cristo
 deram sumiço em
 90% dos textos clássicos
 e 99% dos em latim  


por Ricardo Alexandre
para o site português TSF

No livro "A Chegada das Trevas: Como os Cristãos Destruíram o Mundo Clássico", a jornalista britânica Catherine Nixey investiga a história da destruição pelo cristianismo do mundo clássico: na Grécia Antiga, no Império Romano.

O confronto entre a ordem clássica e o cristianismo, quão devastador foi para a herança cultural do mundo?

Pode medir isso mais facilmente pelos livros: 90% dos textos clássicos perderam-se nos séculos seguintes à cristianização, 99% dos textos em latim perderam-se, muitos deles foram queimados. Mas a maior parte foi por uma total falta de interesse e total desprezo por um mundo cujas ideias eram muito diferentes do mundo cristão.

 Filósofos como Santo Agostinho disseram que estavam deliciados com o fato de a filosofia clássica estar a ser destruída, entendiam que era uma doença contagiosa que deveria ser erradicada. Foi a maior destruição de arte a que a Humanidade já assistiu.

Esta história de violência religiosa, assassinatos e vandalismo que escreveu, de alguma forma estabelece um paralelismo com o que se passa atualmente por exemplo, na Síria?

Eu peço que esse paralelismo seja invocado ao começar a história com a destruição de uma estátua em Palmira, na Síria. A destruição da bela estátua de Atena, que é atacada por homens com espadas, é decapitada, a cabeça a rolar no chão,... isto acontece em Palmira, no ano 385. 

Em 2016, quando o Estado Islâmico deixou Palmira, foram divulgadas fotos da destruição que eles tinham deixado e a mesma estátua foi de novo destruída. Grosso modo, pelas mesmíssimas razões. Decapitaram e deceparam os braços da estátua que os arqueólogos entretanto tinham recuperado. A destruição foi a mesma, uns e outros disseram que era para conter demônios, pelo menos é a retórica.

A Cristandade atacou todas as outras religiões de uma forma feroz desde o início. No espaço de 100 anos, o cristianismo reclamava ter eliminado completamente todas as outras religiões. 

A ideia de que o cristianismo foi meigo e brando, com os livros de história a designarem este período pelo fim da perseguição, é algo completamente desprovido de sentido. Foi precisamente o início de uma perseguição absolutamente feroz. Uma perseguição que ganhou.



Os romanos pré-cristianismo também não eram bárbaros?

Repare, ninguém lhes vai dar uma medalha de bom comportamento e simpatia com toda a gente, nem eles pretendiam ser assim. E executaram alguns cristãos sem dúvida, mas nem de longe próximos do mesmo nível da perseguição aos pagãos. 

O fato de a Europa ser cristã mostra quem foi mais veemente, quem perseguiu melhor, quem sobreviveu. Não foram os pagãos. Pagãos chamamos-lhes agora, os romanos nunca se consideraram assim. Seria insultuoso, mas foi assim que foram colocadas todas as outras religiões, debaixo do mesmo chapéu.

Desde essa altura, o monoteísmo não tem sido usado sobretudo para fins violentos?

Repare, o monoteísmo é uma arma incrivelmente poderosa. Desde o início, religião e violência andaram de mãos dadas. Constantino, o primeiro imperador, entrou nos templos romanos e, porque diziam que os romanos estavam errados, pôde roubar-lhes o ouro. Pôde eliminar pessoas que estavam contra ele.

O seu livro foi entendido como uma ofensa por parte da hierarquia da Igreja Católica ou da Igreja Protestante Anglicana?

[Risos] Os protestantes anglicanos são demasiado simpáticos para se sentirem ofendidos com o que quer que seja. Através de encontros pessoais, sei que alguns católicos ficaram ofendidos, mas não recebi nada oficial da Igreja.

E, uns milhares de anos depois, não acha estranho que essa mesma Igreja se chame Católica Romana?

Sim, eu sei. Isso faz parte da transformação inteligente. É a ideia que me incutiram na minha educação católica. Elimina-se a ameaça e fica-se com o que se quer, fica-se com os despojos. O triunfo típico.


Politeísmo deixa saudades: ainda não se matava por religião

Ateu desafia cristão a explicar por que Deus permite o mal




Dez razões para as mulheres ficarem longe do cristianismo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Wellington disse…
Quero este livro de presente! 😁
Unknown disse…
Ainda não conheço uma publicação que trate explicitamente das METAMORFOSES do
cristianismo .Sem o apoio do PODER POLITICO o cristianismo facilmente se diluiria
entre as inumeras do mundo antigo.
Anônimo disse…
Sem rotular para não incorrer no adhominem ou no verdadeiro escocês, embora se perceba claramente o viés político ideológico do autor e sua não-preferência de cosmovisão, respeito qualquer debate respeitoso quanto à forma. Não me permito qualquer falácia ou sofisma, apenas os muito bons, e não é o caso presente. Acho que o autor não conseguiu dissociar sua visão de mundo do que seria - vim aqui para conhecer, uma pesquisa razoavelmente fundamentada. Frustrou-me. Pena. É um texto opinativo. Até volitivo de argumentação, mas não chegou lá. Repito, teria o maior prazer em conhecer e degustar os argumentos, mas sem fundamentos não é possível. Quem sabe o livro seja baseado em dados.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...