Pular para o conteúdo principal

SUS deveria ter gatos para adoção, já que aderiu à pseudociência


Oferecer cromoterapia é
tão irresponsável como ter
bichano para adoção

por Natália Pasternak Taschner

Ter um animal de estimação reduz a incidência de problemas cardíacos e depressão, auxilia no tratamento de autismo em crianças, além de reduzir a incidência de asma e dermatite atópica. Gatos estão especialmente associados à redução da pressão arterial.

Uma rápida busca no Pubmed mostra aproximadamente 800 publicações sobre esse tema, apontando a relação dos humanos com animais domésticos como uma possível promoção de saúde e bem-estar, além de prevenção de doenças.

Como gosto muito de gatos, acho que deve ser verdade. Não tenho grandes evidências científicas para me embasar, mas as evidências anedóticas – aquelas histórias de amigos e conhecidos – me dizem que sim. Afinal, todo mundo que tem um gato sabe como é calmante a sensação do bichano ronronando no colo, após um dia estressante no trabalho.

Pois bem, como gosto do tema, e minha experiência pessoal diz que é verdade, eu gostaria que o Sistema Único de Saúde disponibilizasse gatos para adoção. Mas não basta doar os bichinhos, o SUS precisa prover alimentação e tratamento veterinário permanente, para que os animais possam cumprir sua função de prevenção de doenças, desonerando assim o nosso sistema de saúde. O custo pode até ser alto, mas imagine o quanto o SUS poderia economizar só em exames e tratamentos cardiovasculares? Além do benefício social de retirar vários animais das ruas e oferecer-lhes um lar.

Parece estranho? Exagerado? Irresponsável? 

A obrigação do SUS não é providenciar adoção de gatos, certo? Para isso, existe o centro de zoonoses. Pois bem, mas foi exatamente isso que o SUS fez quando abraçou pseudociências como aromaterapia, reiki, florais, cromoterapia, constelações familiares, e outras tantas que foram recentemente incluídas, sob a justificativa de que seriam modalidades preventivas. E não esqueçamos da homeopatia, que habita por lá faz tempo, podendo ser usada até na emergência…

Na verdade, há mais evidências científicas acerca dos animais de estimação do que sobre o uso de constelações familiares, geoterapia e reiki.

No entanto, mesmo a evidência de que os animais de estimação promovem saúde envolve outras variáveis. Afinal, ter um cão obriga o indivíduo a ser menos sedentário, ter um gato é uma companhia para idosos solitários, e cuidar de um bichinho aumenta a autoestima e bem-estar. 

Há muitos fatores envolvidos na “eficácia” dos animais como preventores de doenças. Assim como nas pseudociências. A diferença é que não temos nenhuma organização que promova a “medicina baseada em energia felina” ou “cura quântica animal” querendo impor gatos como forma alternativa de medicina.

Tanto as publicações sobre animais como as poucas publicações acerca de práticas integrativas – algumas das recém incluídas no SUS nem apresentam publicações em periódicos científicos – atestam que são necessários mais estudos e, principalmente, estudos bem desenhados de acordo com o método científico, para que possamos tirar qualquer conclusão a respeito. 

A plataforma Cochrane, uma iniciativa independente que realiza meta-análises e revisões sobre temas de Saúde, apresenta exatamente essas conclusões: não há dados suficientes de estudos bem conduzidos que demonstrem a eficácia dessas pseudociências. 

Gatos podem e devem ser adotados, mas seria o SUS o local adequado para isso?

O SUS não é um centro cultural e espiritual de promoção de bem-estar. É um sistema de saúde, e deve utilizar tratamentos comprovados por evidências científicas.


Se nossos impostos são usados para financiar um profissional que receita florais, óleos aromáticos, passes espiritas e pílulas de açúcar, estamos deixando de financiar mamografias, vacinas e exames cardiovasculares, esses sim preventivos de doenças sérias que geram um custo alto de tratamento para o governo.

 Qual é o custo das mamografias não realizadas? Quantas cirurgias e tratamentos terão que ser realizados por causa da falta destes exames preventivos? Quantos tratamentos estaremos deixando de financiar? Vamos dividir o orçamento dos coquetéis de tratamento para HIV com terapias de lama e cores? Deixar de financiar quimioterapia para financiar mel de abelhas?

Mas talvez o mais perigoso de tudo: estamos endossando práticas que não têm comprovação científica nenhuma, e estamos deseducando e desinformando a população. Se o governo promove pseudociências, a população conclui que funcionam. E como essas práticas envolvem a promoção de cuidados e autoestima, a população sente-se amparada e cuidada. 

O bom efeito placebo atenua os efeitos de uma doença em curso, talvez até adiando os sintomas. E talvez, quando esses sintomas surgirem, seja tarde demais para tratá-los com medicina de verdade. Uma população que se sente amparada é uma boa fonte de votos. E enquanto o populismo fala, a ciência mais uma vez se cala. Jamais teremos o apoio da sociedade se deixarmos de defendê-la quando é atacada em seu direito à Saúde.

Somos privilegiados por ter acesso à informação e entender como funciona o método científico e a medicina baseada em evidências. 

A maior parte da população não tem esse conhecimento. Se não dedicarmos um pouco do nosso tempo para esclarecer a população, não devemos chorar pela volta do obscurantismo que nos cerca. Se não somos capazes de ser a luz na escuridão, morreremos nas trevas. É nosso papel advertir mais uma vez: Se medicina alternativa funcionasse, ela se chamaria simplesmente medicina. Tenho certeza de que os gatos concordam.

Natália Pasternak Taschner é bióloga. Esse texto foi publicado originalmente no site Café na Bancada, com o título "Sobre gatos e pseudociências no SUS".


Terapias alternativas avançam sobre o SUS e a comunidade científica não reage

Cura de impotência com hipnose pelo SUS divide opiniões de cariocas




A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese