Pular para o conteúdo principal

Surreal: pai de santo defende Estado laico na tribuna da Alerj



Um pai de santo protagonizou um ato surreal na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

Aderbal Moreira Costa ocupou a tribuna do plenário no dia 6 de junho de 2017 para defender o Estado laico [vídeo abaixo].

“Xubaraichocorobijá”, afirmou Costa, o que, na minha modesta compreensão, não quer dizer nada.

Em seguida, entre outras coisas, defendeu que "esta Casa não permita mais que as igrejas se apossem do Estado”.

Com exceção das seitas de matriz africana, fica subentendido, porque, se assim não fosse, Costa não estaria ali falando a uma plateia vestida de branco e tocando atabaques.

O pai de santo foi um dos oradores da cerimônia em homenagem a Beatriz Moreira Costa, a Mãe Beata de Iemanjá, que morreu recentemente.

A iniciativa foi do deputado Marcelo Freixo, do PSOL, um partido que, acho, defende a laicidade do Estado brasileiro, ao menos em seu programa.

Costa poderia ter sido franco e objetivo, criticando os líderes evangélicos que pregam a intolerância aos adeptos de seitas de afrodescendentes e aos do catolicismo.

Isso de fato existe, como se sabe, e tem se agravado, com a invasão de terreiros e a destruição de imagens da Nossa Senhora em templos católicos.

Recentemente, houve uma marcha de evangélicos contra a construção de uma igreja católica. Algo até então inédito no Brasil.

O que não faz sentido é a defesa do Estado laico com a realização de um ritual religioso no plenário de um parlamento.

Até parece deboche da inteligência do brasileiro.




Crivella tem intolerância religiosa com Carnaval, dizem agências


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.