Pular para o conteúdo principal

Presidente Dutra pensou em banir as Testemunhas de Jeová

Presidente brasileiro chegou a assinar um decreto

EDUARDO BANKS
escritor

Muito antes da iniciativa do presidente Wladimir Putin de banir as Testemunhas de Jeová da Rússia, o presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) assinando em conjunto com o ministro Adroaldo Mesquita, editou o decreto 27.395, de 3 de setembro de 1949, tornando ilegais as atividades da "Torre de Vigia de Bíblias e Tratados". 

Atualmente, essa organização religiosa está sendo acionada pelo Ministério Público Federal em ação civil pública que apura possível incitação dos seus líderes ao preconceito contra ex-membros da seita.

Eurico Dutra suspendeu por seis meses o funcionamento da "Torre de Vigia" e, no artigo 2º. do Decreto, deu ordem ao Ministério Público Federal para que promovesse ação judicial para a dissolução da entidade.

O Decreto faz referência, ainda, ao processo nº. 21.165-49, do antigo Ministério da Justiça e Assuntos Interiores, de onde teria partido a recomendação ao presidente da República para encerrar com as pregações das "Testemunhas".

Desconheço o resultado da ação judicial que o MPF recebeu a determinação de propor.

Contudo, se o banimento das Testemunhas de Jeová tivesse prevalecido até os nossos dias, como queria o presidente Dutra, muitas crianças e adultos não teriam morrido por deixarem de receber transfusões de sangue; um contingente alto de brasileiros não renunciaria aos seus direitos civis e políticos (pois não haveria mais a seita para que a ela se convertessem), e a população das periferias dos grandes centros urbanos não seria hoje importunada de manhã por duplas batendo à porta para "falar de Jeová".

Teríamos hoje, enfim, um Brasil melhor e sem a presença de uma seita que mata seus próprios membros e rouba a família e os amigos de quem foge dela.


41 pessoas contam a jornal que foram abusadas por Testemunhas de Jeová

TJs da Austrália acobertam mais de mil casos de pedofilia

Na Rússia, Testemunhas de Jeová tomam do seu próprio veneno




Comentários

Anônimo disse…
Por que você odeia tanto as Testemunhas de Jeová? E por que não aplica a tal "intolerância religiosa" a si mesmo? Pois aparentemente você está praticando ela numa escala gigantesca nesse e noutros textos.
Não deixe que se aplique esses dizeres a você:
"Chame-os do que você é, acuse-os do que você faz".
Anônimo disse…
anônimo eu sei o porque : RETARDADO.
Anônimo disse…
Santa ingenuidade acreditar que um decreto anularia as Testemunhas de Jeová. Tanto esforço já foi desperdiçado no passado e no presente: o nazismo durante a Segunda Guerra, perseguição durante muitos anos na antiga URSS, Malawi, no Canadá, em Portugal. Mais recentemente na Russia, Coreia, China e etc. Com a suspensão, término ou relaxamento das perseguições o que se observou sempre foi só o aumento de mais Testemunhas de Jeová do que antes. Essas proibições/perseguições tem sempre efeito multiplicador.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Secularização avança na Islândia. Casamentos civis superam os religiosos