Pular para o conteúdo principal

Prefeito revoga lei que punia atos contra o cristianismo



Prefeito aprovou lei anulando
a repressão aos manifestantes

O prefeito Vidal Pereira Martins (PP), de Novo Gama (GO), que fica no Entorno de Brasília, aprovou uma lei que revoga outra, a 1.515, de 30 de junho de 2015, que criminalizava manifestações contra o cristianismo.

A nova lei foi assinada no dia 21 de dezembro de 2016, após o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), tê-la suspendido liminarmente.

A constitucionalidade da antiga lei foi questionada no Supremo pela Procuradoria Geral da República.

A prefeitura já comunicou ao STF a revogação da lei. Com isso, a ação (ADPF 431) foi extinta.

A lei sancionada em 2015 pelo Executivo de Novo Gama determinava a interrupção de “qualquer movimento ou manifestação pública que fira ou afronte o cristianismo”.

Também enquadrava os manifestantes no artigo 208 do Código Penal, que pune quem desrespeitar cultos religiosos, com pena de até seis anos de prisão ou multa.

A aprovação da repressão a atos contra o cristianismo estimulou na cidade a intolerância religiosa. 

Maria José Oliveira, dona de uma loja de artigos de religiões de matriz africana, por exemplo, disse que sofreu ameaças de cristãos. "Falaram até que iam me bater."

Toffoli, ao conceder a liminar, afirmou que a lei, além de atingir a laicidade do Estado, afrontava a “liberdade de consciência e de crença e o correspondente direito à descrença religiosa e à manifestação dessa descrença".

Com informação da prefeitura de Novo Gama e de outras fontes e reprodução de documento.


Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.


Em Estado laico ninguém pode impor sua religião à sociedade


Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...