Pular para o conteúdo principal

Francesa conta como foi recrutada pelo Estado Islâmico

da tvi24

Não se sabe o nome, nem a idade, apenas que é francesa, que se converteu ao Islã para se juntar ao Estado Islâmico e que é uma das mais jovens a integrar o programa nacional de desradicalização religiosa.

Jovem foi aliciada
por uma mulher por
intermédio da internet
A história foi contada pela própria Joanna (nome fictício) em entrevista à CNN em Paris. Uma história que espera que seja suficiente para convencer muitas outras jovens a não seguirem o mesmo caminho.

Ela afirmou que foi aliciada por uma mulher “diretamente envolvida nos atentados de Paris” de 13 de novembro, que a queria levar para a Síria.

Foi contatada pelas redes sociais, e não sabe como a mulher chegou até ela, mas deixou-se levar pelas palavras que confortaram a sua vulnerabilidade. E, quando deu por isso, converteu-se ao Islã.

Mas teve sorte. A mãe descobriu, avisou as autoridades e a polícia conseguiu chegar a tempo.

“Joanna” é uma das mais jovens a cumprir o programa nacional de desradicalização, que implica ainda que se tenha de apresentar diariamente na esquadra.

Com essa “confissão” à CNN, Joana quer “abrir os olhos” das moças como ela, vulneráveis, incompreendidas e, por isso, alvos fáceis para quem sabe ter uma palavra de conforto.

“Eu recebia imensas mensagens deles, estava constantemente em contato. Eles davam sentido à minha vida, faziam-me pensar que tinha um papel importante nesta vida. Eu realmente senti-me amada, até mais do que pela minha família”, disse.

“Joanna” cortou todos os contatos com os recrutadores do Estado Islâmico e nem telefone tem para não se sentir tentada a restabelecer o contacto.

“Diziam-me que a minha família iria rejeitar-me, deixar de me amar, e que os únicos que me amariam seriam os meus irmãos e irmãs do Islã. Depois, quando havia um problema familiar era inevitável recorrer a eles. (...) Não passou de manipulação e, infelizmente, eu caí na armadilha", assumiu.





Jovem que se juntou ao Estado Islâmico foi estuprada e morta

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes