Pular para o conteúdo principal

Justiça de Oklahoma manda tirar Dez Mandamentos de capitólio

Cristãos alegaram
 que monumento
 não é religioso
A Corte Suprema de Oklahoma (EUA) mandou que os Dez Mandamentos sejam retirados do jardim do Capitólio do Estado (sede do parlamento), que fica na Cidade de Oklahoma.

A decisão dos juízes por 7 a 2 teve como base o artigo da Constituição do Estado que proíbe que quaisquer crenças religiosas sejam beneficiadas pelo governo.

Com 1,8 metro de altura, o monumento de pedra foi instalado em 2012 e custeado por cristãos. Ele é defendido por parlamentares cujo argumento é de que se trata de um marco histórico, e não religioso.

Esse argumento tem sido rebatido por ateus e crentes de outras religiões, com os hindus, em uma polêmica que durou mais de um ano.

Igreja Satânica também
queria ter um monumento
Os ateus da Igreja do Monstro do Espaguete Voador reivindicaram a construção de seu monumento no local, caso prevalecesse a tese de que o marco não tem nada a ver com religião.

Da mesma opinião é uma igreja satanista, que chegou a providenciar o esboço de uma estátua para doar ao Capitólio.

Com 2,7 metros de altura, o monumento dedicado à divindade Baphomet teria a função de cadeira para que pessoas sentassem em seu colo e “refletissem sobre a compaixão que todos devem ter para com os seres vivos”, de acordo com Lucien Greaves, porta-voz da igreja.

Alguns cristãos não se conformaram com o julgamento da Corte, porque um monumento quase idêntico instalado no Texas foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Com informações das agências e fotos de divulgação.





Tony Bellotto não entende louvação a Deus em Estado laico

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes