Pular para o conteúdo principal

Bispos acusados de proteger padre pedófilo pedem renúncia

por Leandra Felipe
para Agência Brasil

Neinsted é mais um bispo dos
EUA que renuncia por causa
de abuso sexual em crianças
O arcebispo americano da Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis, dom John Nienstedt (foto), e o bispo auxiliar Lee Anthony Piche renunciaram aos respectivos cargos após terem sido acusados de negligência na proteção de crianças abusadas sexualmente por um padre pedófilo.

O Vaticano aceitou o pedido de renúncia. Nienstedt é o segundo bispo da Igreja Católica nos Estados Unidos a renunciar o cargo após um escândalo de abuso sexual por integrantes do clero.

A renúncia baseou-se em um código da Igreja que permite que as autoridades do clero peçam seu afastamento, antes da aposentadoria, por causa de doença ou por algum outro motivo "grave", que os impossibilite de continuar no exercício de suas funções.

No início deste mês, promotores de justiça acusaram Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis de ter sido negligente e ter falhado ao não punir diversos relatos de abuso sexual atribuídos a um padre.

Posteriormente, o próprio padre confessou ter abusado sexualmente de dois meninos. Em um comunicado no site da arquidiocese, Nienstedt disse que apresentou sua renúncia para que a arquidiocese tenham "um novo começo".

“Infelizmente, minha liderança chamou a atenção não pelas boas obras da Igreja ou daqueles que as executam. Por isso, tomo a decisão de renunciar”, diz o texto do comunicado assinado pelo arcebispo, que liderava 187 paroquias.

O escândalo do abuso sexual repercutiu fortemente na opinião pública. Hoje, no país, existe praticamente a mesma quantidade de protestantes e católicos por causa do crescimento da Igreja católica nos últimos anos e do aumento da população latina no país.

O anúncio da renúncia ocorreu no mesmo dia em que o Vaticano divulgou a data do primeiro julgamento de um acusado de abuso sexual, que acontecerá em julho.





Papas praticavam pedofilia desde o Renascimento, diz livro

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica