Ananta Bijoy Das (foto), 33, é a terceira vítima de radicais islamistas no país em três meses. Ele vinha sendo ameaçado de morte por grupos que atacam ateus.
O blogueiro Ananta Bijoy Das foi morto a golpes de facão por um grupo de homens mascarados na cidade de Sylhet, no norte de Bangladesh, nesta terça-feira (12/05).
A morte foi confirmada por Faid Ahmed, editor do site de origem canadense Mukto Mona, que publicava os textos de Das. Um amigo do blogueiro contou a jornalistas que ele vinha recebendo ameaças de extremistas nos últimos meses. "Ele estava na lista de alvos deles."
Ananta Bijov Das foi assassinado a golpes de facões |
Roy era bastante conhecido por seus textos sobre filosofia e temas relacionados aos direitos humanos. Ele praticava o ateísmo e atuava como crítico do governo. Os islamistas o acusavam de ter ligações com o grupo Hefazat-e-Islam, que, segundo afirmam, insulta o profeta Maomé e difama o islã. Roy havia recebido inúmeras ameaças de morte antes de seu assassinato.
Gangues de homens armados de machetes, possivelmente pertencentes à AQIS, já haviam reivindicado, em março, o assassinato de outro blogueiro de Bangladesh, Washiqr Rahman, que também defendia o ateísmo.
O Mukto Mona – nome que significa "mente livre" no idioma bengali – publica blogs, comentários e relatos baseados na lógica e na ciência, que buscam desmentir práticas religiosas conservadoras.
Bangladesh, um país de maioria muçulmana, é oficialmente um Estado laico. Ainda assim, nos últimos anos, cada vez mais grupos de direita aterrorizam pensadores liberais.
Muçulmanos matam mais um blogueiro ateu em Bangladesh