Pular para o conteúdo principal

Novela da Globo aborda preconceito contra ateus

Rafael foi expulso
da casa de Lais por
não crer em Deus
Com correção

Ainda que en passant, a novela "Babilônia", da Globo, gravou um episódio onde aborda um preconceito do qual a sociedade pouco discute. O preconceito contra ateus.

No episódio, que vai ao ar nos próximos dias, Aderbal, interpretado por Marcos Palmeira), pergunta ao rapaz Rafael (Chay Suede), namorado de sua filha, Laís (Luisa Arraes), qual é a religião dele.

Rafael responde que não segue nenhum credo. “Eu sou ateu”, diz.

Aderbal grita com o rapaz: "Ponha-se daqui pra fora. Você não é digno da minha filha, nunca mais ponha os pés aqui, não procure mais a Laís, nunca mais!"

Aderbal proíbe a filha de namorar o rapaz ateu.

Na sequência, obviamente, os jovens vão fazer de tudo para se encontrarem de novo, mas não se sabe se a continuidade da novela propiciará algum tipo de discussão mais aprofundado sobre a discriminação no Brasil àqueles que não acreditam em Deus.

Na vida real, em casa e nas empresas, muitas pessoas sofrem o tipo de discriminação experimentado pelo personagem Rafael, embora nem sempre com tanta dramaticidade.

"Babilônia" vem sendo bombardeada por pastores neopentecostais por causa do beijo gay que houve entre a personagem interpretada por Fernanda Montenegro e a por Nathalia Timberg. Inclusive, nota da Frente Parlamentar Evangélica chegou a afirmar que esse tipo de coisa é “estupro moral imposto pela mídia liberal”.

Agora, com um personagem da novela se assumindo como ateu, os neopentecostais têm mais um motivo para pregar que a Rede Globo quer acabar com os valores morais da família brasileira.

Até porque, antes mesmo de o episódio do confronto entre Aderbal e Rafael ir ao ar, sites evangélicos já chamavam pejorativamente de “ateus” Gilberto Braga e Ricardo Linhares, autores da novela.

O referido episódio, no qual a palavra "ateu" acabou pronunciada pela mãe e pai de Lais, e não por Rafael, que admitiu ser "sem religião", foi ao ar no dia 6 de abril de 2015, e não dias antes, diferentemente, portanto, do que este site noticiou inicialmente. 

Cena que foi ao ar





Com informação de sinopse de Babilônia e outras fontes.





Personagens de novela tentam convencer menino a crer em Deus

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos