Pular para o conteúdo principal

Editora veta a palavra 'porco' para não ofender religiosos


Pelo critério da editora
escolar, a Peppa Pig não
 entra em seus livros
A editora britânica de livros escolares Oxford University Press proibiu que seus autores escrevessem para jovens mencionando “porco”, “linguiça” e demais palavras relacionadas a suínos, de modo a não ofender muçulmanos e judeus.

A informação foi revelada durante um programa da Radio 4, da BBC, que discutia a liberdade de imprensa após o atentado religioso à redação do jornal francês satírico Charlie Hebdo.

Jim Naughtie, apresentador do programa, é marido da escritora Eleanor Updale, que está negociando com a editora a publicação de uma série de livros didáticos.

Naughtie disse que tem uma cópia da carta que a editora enviou aos autores comunicando o veto. “Isso só pode ser uma piada, é rídiculo”, disse ele.

Um porta-voz da editora confirmou a decisão. Argumentou que a Oxford University Press vende livros para cerca de 200 países e, por isso, tem de estar atenta para não ofender diferentes comunidades religiosas. “Respeitamos as diferenças sociais e as sensibilidades religiosas.”

Por esse critério, é de se supor que a Editora não tenha em seu catálogo, entre outros livros, os “Três Porquinhos” ou a "Peppa Pig", cujo desenho animado faz sucesso em vários países, incluindo o Brasil.

O deputado muçulmano trabalhista Khalid Mahmood também considerou como ridícula o veto da editora. “Isso é ir longe demais.”

O deputado Philip Davies, do Partido Conservador, se perguntou: “Como alguém pode achar que a palavra “porco” é ofensiva?”

Para ele, nenhuma palavra é ofensiva. “É o contexto em que uma palavra for usada é que pode ser ofensivo ou não.”

Judeus consultados pelo Daily News disseram que a sua religião proíbe o consumo de carne suína, mas não o uso da palavra “porco” e suas derivadas.

Com 2.500 seguidores, no Facebook britânico havia até recentemente o grupo "Muçulmanos contra Peppa Pig", que reivindicava a suspensão na TV do desenho animado da família de porquinhos, Criado no dia 23 de agosto de 2014, o grupo foi retirado da rede social.

Na época, o Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha comunicou que a maioria dos  muçulmanos não se sente ofendida com a Peppa Pig e que aqueles que os incomodados não é obrigado assistir ao desenho.

Com informação do Daily News e outras fontes.


Mãe evangélica alerta que Galinha Pintadinha é diabólica


Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Por que Câmara só tem símbolo do cristianismo? Vereadora defende representação do Exu