Pular para o conteúdo principal

Deputado propõe ensino do criacionismo no Paraná

Artagão  afirmou que ensinar apenas a
 evolução é contra a liberdade de crença
O deputado Artagão Júnior (PMDB), na foto, da Assembleia Legislativa do Paraná, apresentou projeto de lei propondo a introdução do ensino do criacionismo nas escolas públicas do Estado.

Ligado à Igreja Adventista do 7º Dia, Artagão é um dos mais atuantes da bancada evangélica, que tem dez integrantes. No total, a Assembleia tem 54 deputados.

O deputado argumentou que as escolas públicas, que já ensinam a teoria da evolução, também deveria incluir no currículo a “teoria da criação”.

"Ensinar apenas o evolucionismo é ir contra a liberdade de crença do povo", disse.

Para os criacionistas, que têm um entendimento literal da Bíblia, Deus criou o universo em seis dias e descansou no sétimo.

Para a Bíblia, a Terra tem cerca 6.000 anos, contra a estimativa da ciência de 4,5 bilhões de anos, de acordo com a idade das rochas mais antigas, além de fósseis com milhões de anos.

O criacionismo já é ensinado no Brasil em escolas confessionais, como as mantidas pelos adventistas. Mas as escolas públicas não podem fazê-lo porque são instituições do Estado laico brasileiro, o que significa o não envolvimento com qualquer crença religiosa, que no caso seria a cristã.

Para o deputado, contudo, o criacionismo não fere o Estado laico porque a maioria dos brasileiros acredita nessa concepção do universo.

Além disso, argumentou, é preciso neutralizar a visão de um “mundo existencialista” imposta pelo ensino da teoria da evolução, de Charles Darwin.

O deputado Tadeu Veneri, líder do PT na Assembleia, disse que a proposta é inconstitucional porque não se pode criar uma nova disciplina escolar por intermédio de um projeto de lei.E também porque o criacionista tem de ser ensinado na igreja, e não na escola.

Em 2007, Artagão já tinha tentado introduzir a versão bíblica sobre o surgimento do universo. Na época, seu projeto de lei foi arquivado.

Com informação da Assembleia Legislativa do Paraná e foto de divulgação.





Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas
agosto de 2011


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes