Pular para o conteúdo principal

Jesus não é mencionado por nenhum escritor da época dele, diz historiador

O autor afirma que o filho do Deus judaico-cristão é uma “construção” de rabinos dos povos incultos do deserto


O historiador americano Michael Paulkovich analisou textos de 126 escritores da época de Jesus e dos séculos seguintes e constatou que nenhum deles menciona esse suposto messias, embora ele devesse ser famoso devido a seus milagres.

A conclusão do estudioso é de que Jesus não existiu.

Comparando com uma personalidade brasileira famosa, seria como se um estudioso do futuro não encontrasse nos jornais e livros de hoje nenhuma referência a Pelé. Nem sequer em cartas de cunho pessoal. Isso só seria possível se o jogador não tivesse existido.

No livro No Meek Messiah, Paulkovich informou não haver no período entre o primeiro e o terceiro século nenhum registro sobre a suposta crucificação de Jesus, o que, para ele, prova que o “filho do Deus” judaico-cristão é uma “construção” de rabinos dos povos incultos do deserto. Nos dias atuais, Jesus seria uma lenda urbana.

Nem sequer Paulo, o responsável pela expansão do cristianismo (ele seria na verdade o inventor dessa crença), sabe quando e onde Jesus viveu. Para o apóstolo, a crucificação é uma metáfora.

Capa do livro

O historiador disse que a história fantasiosa da ressurreição de Jesus relatada em Marcos foi acrescentada na Bíblia por falsificadores. Os autores desse evangelho são desconhecidos. O nascimento de Jesus por uma virgem também foi uma falsificação tosca.

O mesmo teria acontecido com o livro “As Guerras Judaicas”, escrito em 95 anos depois de Jesus pelo historiador romano Flávio Josefo. A menção da divindade só aparece a partir da reedição do livro.

O certo é que o mito Jesus não é tão “manso” como se costuma pregar porque ele — está na Bíblia — veio não para trazer a paz, “mas a espada” e para “lançar fogo sobre a Terra”.

Outros historiadores já tinham constatado não haver nenhum documento que prove a existência de Jesus.

Comentários

Unknown disse…
Amei esse site 👏👏👏👏
De Carvalho Luis disse…
Para se ter fé Em CRISTO JESUS não se precisa de provas humanas. Caso contrário, não é fé.
Damásio disse…
Cada um é livre para (não) acreditar no que quiser. Ame o próximo como a ti mesmo (é o mais importante) e deixa de conversa fiada. hehehe
Tenho 71 anos e desde jovem me dedico, através de meus atos, comportamentos e ideais humanitários, a promover o bem-estar das pessoas, ou seja, sempre segui o tal do "ame o próximo como a ti mesmo", lutei e sempre fui a favor do avanço das reformas sociais, enfim, me considero um filantropo no sentido do humanitarismo não teológico. Eu sou Ateu.
Unknown disse…
você deve ser um avô muito da hora. Hahaha haha"
Unknown disse…
Sêneca viveu do ano 4 a.C a 65. Escreu vários livros. Eu li pelo menos 4. Nenhum cita Jesus.
Sêneca nasceu em Córdoba, Espanha, e viveu em Roma. Foi preceptor do imperador Nero.
Anônimo disse…
Como assim? Acreditar no que inventaram? Complicado isso Luiz. A religião faz do homem "gato e sapato" por conta de pessoas que nem você.
Que Jesus não é citado por nenhum historiador de sua época é mentira! O único historiador da histótra do Hebreus do século 1, Flávio Josefo o cita como o Cristo! Inúmeros outros historiadores também o citaram como: Cornélio Tácito (120 d.C); Clemente de Roma (102 d.C.); Inácio (107 d.C.); Policarpo (156 d.C.); Papias (130 d. C.) ; Justino (165 d.C.); Tertuliano (221 d.C.); Minúcio Félix (Século III). Aliás Jesus é mais citado pelos antigos que Alexandre o Grande!
Mundo animal disse…
Os Evangelhos (plágio com outras palavras do AT para fazer cumprir as escrituras) não dizem palavra a respeito. A verdade é que não se esconde, simplesmente, um período tão longo de vida.
.A mais antiga literatura a respeito dele foi escrita pelo suposto Paulo, que nunca se soube que ele ou qualquer outra pessoa poderia tê-lo conhecido e que nunca ouviu nada sobre sua história de vida. Enfim, não há uma única notícia acerca da sua pessoa física. Cristo foi alto ou baixo? Barbado ou imberbe? Moreno ou loiro? Feio ou formoso? Existem estátuas? Parecido com o deus Apolo? Ninguém o disse, jamais, de um modo fixo e positivo, porque ninguém nunca o viu.
A imagem que se tem do suposto Jesus é um produto artístico de pintores europeus que viveram um milênio e meio depois de Cristo. Nessas pinturas ele tem cabelos castanhos e olhos claros, uma combinação altamente improvável. Na Bíblia, não há uma descrição do rosto de Jesus, se ele tinha ou não barba, por exemplo.
Na arte, as primeiras representações de Jesus mostram um homem com algumas feições femininas. Estudiosos afirmam que artistas cristãos passaram a representar Jesus em carne, osso e com barba tendo como modelo e parecer com a figura do deus pagão Zeus.
Não temos estátuas desse herói mito. Cientistas lançaram mão da medicina forense, e com base no crânio de um judeu palestino do século I crucificado. O resultado foi um Cristo com aparência levantina. Ou seja, teria o rosto arredondado, com o nariz grosso, barba mais espessa e, como não podia deixar de ser, uma vez que vivia sob o sol mediterrâneo, sua pele seria mais morena que a que se vê nas pinturas renascentistas que o retratam. Na verdade, nenhuma pessoa viva ou historiador pode provar que Jesus existiu, é filho de Deus, nasceu de uma virgem, se tinha barba, se ressuscitou ou se nasceu com cara de pombo.
Para os irreligiosos e céticos, na verdade, a maior PROVA de que de fato, Jesus Cristo nunca existiu, está na própria estorinha bíblica que contam, de como foi o seu nascimento. JESUS CRISTO NUNCA EXISTIU. Bem como, nunca vai existir uma mulher que dê à luz a um filho do sexo masculino com seu próprio material genético. No ano de 144 ainda se discutiu se a concepção fantasma bíblica, se o J CRISTO, deveria ter corpo ou não!
Mais PROVAS da inexistência de JC:
https://livrodeusexiste.blogspot.com/.../jesus-o-incomodo...
betoquintas disse…
Ao usuário "liberdade para pensar", as supostas citações indicadas foram refutadas. A passagem de Flávio Josefo foi comprovado ser uma glosa. As passagens de Tácito e outros escritores romanos falam de Crestos, não Cristo e não cita Jesus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Universal usa queda de prédios para amedrontar ex-fiéis

Escombros dos prédios onde morreram 17 pessoas Incorporado em uma mulher, o diabo compareceu em um culto da Universal para dizer ter sido ele que derrubou os três prédios do centro do Rio porque lá havia ex-obreiros e um ex-pastor da igreja. Ele afirmou que os ex-fiéis estão agora no inferno, “chorando sangue”. Trata-se de uma encenação da Universal para amedrontar os fiéis que saíram da denominação rumo à Igreja Mundial, na expectativa de que eles voltem para não ter de pagar a sua traição com uma maldição. A mensagem subliminar que a igreja passa é essa. Esse terrorismo serve também para inibir novas defecções – inclusive de pastores -- em favor da igreja de Valdemiro Santiago, cuja colheita de dízimo deve estar aumentando na proporção em que a da Universal cai. Cultos e programas da TV Iurd, na internet, têm apresentado outros casos de fiéis que foram penalizados porque deixaram a Universal, na mistificação construída pelos pastores, incluindo Edir Macedo, o chefe...

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Católicos vão à polícia contra humor de jovens de Joaçaba

FREI BRUNO: ANTES E DEPOIS DA ACADEMIA Fiéis ficaram ofendidos com brincadeiras como essa O espírito de algum talibã deve ter se incorporado no pároco da Catedral de Santa Teresinha, de Joaçaba (SC), e em integrantes da Associação dos Amigos de Frei Bruno, porque eles registraram B.O. (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia contra a página de humor "Joaçaba Mil Grau", no Facebook, sob a acusação de ofensa religiosa. O que irritou os católicos foram fotomontagens, como a acima, com a estátua de 37 metros de altura do frei Bruno, que se encontra instalada no ponto mais alto da cidade, em lugar que se tornou destino de romaria. Bruno Linden (1876 – 1960) é venerado na região por ter sido um sacerdote humilde e caridoso. Joaçaba tem 27 mil habitantes e fica a 370 km de Florianópolis, a capital. O pároco Paulo Ramos da Silva afirmou que “mexer com a fé e desrespeitar a imagem do frei Bruno é uma afronta muito grande”. Para ele, a liberdade de expressão não pode ser usad...