Pular para o conteúdo principal

Jesus não é mencionado por nenhum escritor da época dele, diz historiador

O autor afirma que o filho do Deus judaico-cristão é uma “construção” de rabinos dos povos incultos do deserto


O historiador americano Michael Paulkovich analisou textos de 126 escritores da época de Jesus e dos séculos seguintes e constatou que nenhum deles menciona esse suposto messias, embora ele devesse ser famoso devido a seus milagres.

A conclusão do estudioso é de que Jesus não existiu.

Comparando com uma personalidade brasileira famosa, seria como se um estudioso do futuro não encontrasse nos jornais e livros de hoje nenhuma referência a Pelé. Nem sequer em cartas de cunho pessoal. Isso só seria possível se o jogador não tivesse existido.

No livro No Meek Messiah, Paulkovich informou não haver no período entre o primeiro e o terceiro século nenhum registro sobre a suposta crucificação de Jesus, o que, para ele, prova que o “filho do Deus” judaico-cristão é uma “construção” de rabinos dos povos incultos do deserto. Nos dias atuais, Jesus seria uma lenda urbana.

Nem sequer Paulo, o responsável pela expansão do cristianismo (ele seria na verdade o inventor dessa crença), sabe quando e onde Jesus viveu. Para o apóstolo, a crucificação é uma metáfora.

Capa do livro

O historiador disse que a história fantasiosa da ressurreição de Jesus relatada em Marcos foi acrescentada na Bíblia por falsificadores. Os autores desse evangelho são desconhecidos. O nascimento de Jesus por uma virgem também foi uma falsificação tosca.

O mesmo teria acontecido com o livro “As Guerras Judaicas”, escrito em 95 anos depois de Jesus pelo historiador romano Flávio Josefo. A menção da divindade só aparece a partir da reedição do livro.

O certo é que o mito Jesus não é tão “manso” como se costuma pregar porque ele — está na Bíblia — veio não para trazer a paz, “mas a espada” e para “lançar fogo sobre a Terra”.

Outros historiadores já tinham constatado não haver nenhum documento que prove a existência de Jesus.

Comentários

Unknown disse…
Amei esse site 👏👏👏👏
De Carvalho Luis disse…
Para se ter fé Em CRISTO JESUS não se precisa de provas humanas. Caso contrário, não é fé.
Damásio disse…
Cada um é livre para (não) acreditar no que quiser. Ame o próximo como a ti mesmo (é o mais importante) e deixa de conversa fiada. hehehe
Tenho 71 anos e desde jovem me dedico, através de meus atos, comportamentos e ideais humanitários, a promover o bem-estar das pessoas, ou seja, sempre segui o tal do "ame o próximo como a ti mesmo", lutei e sempre fui a favor do avanço das reformas sociais, enfim, me considero um filantropo no sentido do humanitarismo não teológico. Eu sou Ateu.
Unknown disse…
você deve ser um avô muito da hora. Hahaha haha"
Unknown disse…
Sêneca viveu do ano 4 a.C a 65. Escreu vários livros. Eu li pelo menos 4. Nenhum cita Jesus.
Sêneca nasceu em Córdoba, Espanha, e viveu em Roma. Foi preceptor do imperador Nero.
Anônimo disse…
Como assim? Acreditar no que inventaram? Complicado isso Luiz. A religião faz do homem "gato e sapato" por conta de pessoas que nem você.
Que Jesus não é citado por nenhum historiador de sua época é mentira! O único historiador da histótra do Hebreus do século 1, Flávio Josefo o cita como o Cristo! Inúmeros outros historiadores também o citaram como: Cornélio Tácito (120 d.C); Clemente de Roma (102 d.C.); Inácio (107 d.C.); Policarpo (156 d.C.); Papias (130 d. C.) ; Justino (165 d.C.); Tertuliano (221 d.C.); Minúcio Félix (Século III). Aliás Jesus é mais citado pelos antigos que Alexandre o Grande!
Mundo animal disse…
Os Evangelhos (plágio com outras palavras do AT para fazer cumprir as escrituras) não dizem palavra a respeito. A verdade é que não se esconde, simplesmente, um período tão longo de vida.
.A mais antiga literatura a respeito dele foi escrita pelo suposto Paulo, que nunca se soube que ele ou qualquer outra pessoa poderia tê-lo conhecido e que nunca ouviu nada sobre sua história de vida. Enfim, não há uma única notícia acerca da sua pessoa física. Cristo foi alto ou baixo? Barbado ou imberbe? Moreno ou loiro? Feio ou formoso? Existem estátuas? Parecido com o deus Apolo? Ninguém o disse, jamais, de um modo fixo e positivo, porque ninguém nunca o viu.
A imagem que se tem do suposto Jesus é um produto artístico de pintores europeus que viveram um milênio e meio depois de Cristo. Nessas pinturas ele tem cabelos castanhos e olhos claros, uma combinação altamente improvável. Na Bíblia, não há uma descrição do rosto de Jesus, se ele tinha ou não barba, por exemplo.
Na arte, as primeiras representações de Jesus mostram um homem com algumas feições femininas. Estudiosos afirmam que artistas cristãos passaram a representar Jesus em carne, osso e com barba tendo como modelo e parecer com a figura do deus pagão Zeus.
Não temos estátuas desse herói mito. Cientistas lançaram mão da medicina forense, e com base no crânio de um judeu palestino do século I crucificado. O resultado foi um Cristo com aparência levantina. Ou seja, teria o rosto arredondado, com o nariz grosso, barba mais espessa e, como não podia deixar de ser, uma vez que vivia sob o sol mediterrâneo, sua pele seria mais morena que a que se vê nas pinturas renascentistas que o retratam. Na verdade, nenhuma pessoa viva ou historiador pode provar que Jesus existiu, é filho de Deus, nasceu de uma virgem, se tinha barba, se ressuscitou ou se nasceu com cara de pombo.
Para os irreligiosos e céticos, na verdade, a maior PROVA de que de fato, Jesus Cristo nunca existiu, está na própria estorinha bíblica que contam, de como foi o seu nascimento. JESUS CRISTO NUNCA EXISTIU. Bem como, nunca vai existir uma mulher que dê à luz a um filho do sexo masculino com seu próprio material genético. No ano de 144 ainda se discutiu se a concepção fantasma bíblica, se o J CRISTO, deveria ter corpo ou não!
Mais PROVAS da inexistência de JC:
https://livrodeusexiste.blogspot.com/.../jesus-o-incomodo...
betoquintas disse…
Ao usuário "liberdade para pensar", as supostas citações indicadas foram refutadas. A passagem de Flávio Josefo foi comprovado ser uma glosa. As passagens de Tácito e outros escritores romanos falam de Crestos, não Cristo e não cita Jesus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...