Pular para o conteúdo principal

Campanha da Atea pede que voto seja da razão, e não da fé

Associação está preocupada com
a deterioração do Estado laico

A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) fará campanha para que o eleitor não se deixe influenciar pelas pregações de religiosos no dia das eleições. “Não vote com fé. Use a razão”, diz mensagem que a associação vai divulgar em outdoors em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis. A informação é do Estado de S.Paulo.


A menos de 30 dias das eleições, os principais candidatos — Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) — defendem a laicidade, mas na prática têm se dedicado em agradar líderes religiosos (principalmente evangélicos) com promessas de medidas que afetam a separação entre Estado e religião.

Esse apoio dos candidatos não é de graça, disse Daniel Sottomaior, presidente da Atea. “Eles [os líderes religiosos] estão apoiando candidatos na expectativa de haver um retorno, com doações ou financiamento de eventos religiosos”, além da adesão do futuro governo à pauta conservadora de pastores, como o veto ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Sottomaior afirmou que os candidatos estão “beijando a mão dos cardeais”, como era previsível, mas, segundo ele, Marina tem se destacado por causa de suas declarações dúbias. “É difícil saber qual é a linha dela.”

Os outdoors da Atea não farão campanha contra nenhum candidato, focalizando-se na defesa do Estado laico, que “está se deteriorando”, disse Sottomaior.

A campanha vai evidenciar a contradição de um país que se diz laico ter prédios públicos que ostentam símbolos religiosos. Um dos outdoors diz: “Sua religião não é nossa lei.”

Em 2011, a Atea fez campanha ressaltando que “religião não define caráter”.

É uma associação sem fins lucrativos. Com cerca de 13 mil filiados, tem se pautado principalmente em combater o preconceito contra descrentes e defender a laicidade de Estado estabelecida pela Constituição de 1988.

Com informação do Estado de S.Paulo.






Por que Estado laico interessa mais aos cristãos que aos ateus
março de 2012


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih