Pular para o conteúdo principal

Dr. House reflete ateísmo do seu intérprete, o ator Hugh Laurie



O ator britânico Hugh Laurie (foto)  não é mal-humorado e arrogante como o brilhante infectologista e nefrologista Gregory House, personagem que ele interpretou em um seriado de sucesso da TV americana e exportado para mais de 80 países e que teve oito temporadas (de 2004 a 2012).

Mas há muitas coisas em comum entre eles, como a descrença em Deus e a repulsa ao irracionalismo religioso.

A frase "se você poderia argumentar com pessoas religiosas, não haveria pessoas religiosas", por exemplo, é de Laurie, mas poderia ter sido afirmado por House em um dos episódios da série.

Hugh Laurie
Ponto de vista de Hugh Laurie sobre
 religião  seria endossado por House

É de supor, também, que as afirmações ateístas de House expressem o ponto de vista do ator. Uma delas é “se você fala com Deus, é religioso, mas se Deus fala com você, é psicótico”.

Caçula de quatro filhos, James Hugh Calum Laurie nasceu no 11 de junho de 1959 em Oxford, Inglaterra. De ascendência escocesa, foi criado em uma família religiosa. Seus pais William Laurie e Patricia frequentavam a Igreja Presbiteriana da Escócia.

O ator teve um relacionamento complicado com sua mãe, que era escritora, mas se dava bem com seu pai, médico, que foi “o homem mais doce do mundo”.

Em sua juventude, namorou a atriz Emma Thompson, que o apresentou ao ator e comediante Stephen Fry, que se tornou seu melhor amigo. Desde 1989, é casado com Joanne Green. Têm três filhos. O Fry (também ateu) é seu padrinho de casamento.

Laurie é músico — outro ponto em comum com House, que toca saxofone e piano. O ator é tecladista nas bandas de rock Poor White Trash e Little Big Horns. Também toca piano, guitarra, bateria, gaita e saxofone. Ele se apresentou algumas vezes no Brasil.

Hugh Laurie atuou em filmes como Sense and Sensibility (“Razão e Sensibilidade”), de 1995, e em peças teatrais. Escreveu o romance “O Vendedor de Armas”.

A forte religiosidade da família de Hugh Laurie teria sido um das causas de o ator se tornar ateu. Ele já disse ser um absurdo conceder a existência de um deus que nos vigia o tempo todo — uma ideia que com certeza permeava o dia-a-dia da família. Isso causou um trauma em Laurie do qual ele fala até hoje.

House é o personagem ateu que mais sucesso fez até agora na TV dos Estados Unidos, um dos países mais religiosos do mundo.

Apesar disso, os líderes religiosos demoraram em perceber a forte argumentação ateísta do personagem. Precisou que ele se tornasse uma espécie de ícone de uma nova geração de descrentes.

Mais recentemente surgiram críticas de que Hugh Laurie é tão radicalmente ateu como o dr. House.

Com informações de entrevistas de Laurie (como a do The Telegraph) e Wikipédia, entre outras fontes.




Antônio Fagundes diz que não precisa de Deus para ser ético

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Pesquisadores cristãos submetem o poder de cura da oração ao método científico. E ficam decepcionados

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Nova lei inclui no calendário oficial Aniversário do Buda

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.623 que introduz no calendário oficial brasileiro o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni. No Japão a data é comemorada no dia 8 de abril, mas no Brasil será no segundo domingo de maio (amanhã), juntamente com o Dia das Mães. O artigo 3º da lei diz: “O Poder Executivo poderá, nos termos da lei, apoiar eventos ligados à comemoração da data ora criada, inclusive autorizando o uso de espaço público, visando à preservação da tradição religiosa e dos valores culturais.” A lei foi proposta pelo deputado federal budista William Woo (PPS-SP). Ele já tinha conseguido  incluir a data no calendário oficial de São Paulo quando foi deputado estadual. O Brasil tem cerca de 200 mil budistas, de acordo com o IBGE. Tweet Fonte: Diário Oficial da União. Templo na Tailândia põe Buda junto com Superman, Batman e Neo. abril de 2012

Evangélico diz ter como missão divina produzir Leão de Judá Cola

Magalhães mostra o refrigerante ungido Moisés Magalhães (foto) gravou um vídeo onde afirma que Deus lhe pediu que produzisse o Leão de Judá Cola para substituir no Brasil e no mundo a Coca-Cola, a “bebida do diabo” “A Coca-Cola, escrita ao contrário, significa ‘Alô, diabo’”, diz o empresário, que é seguidor da Igreja Universal. Recentemente, pastores reclamaram contra um vídeo da Red Bull que faz uma brincadeira com Jesus, no episódio em que ele anda sobre as águas. Contra o vídeo do refrigerante ungido de Magalhães não há até agora nenhuma reclamação. "Coca-Cola é água suja do inferno" Empresa diz que vende produtos 100% Jesus para combater Satanás. novembro de 2009 Comerciais polêmicos.       Coisas do diabo

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Ateus americanos põem em outdoor a escravidão bíblica

"Escravos, obedeceis a vossos mestres"  Um grupo de ateus, agnósticos e livres-pensadores da Pensilvânia providenciou um outdoor para participar do “2012, Ano da Bíblia”, um evento aprovado pelos deputados daquele Estado americano. O outdoor diz “Escravos, obedeceis a vossos mestres”. Trata-se de um trecho de Colossenses 3:22. Em português, a íntegra da citação é: “Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus.” A mensagem ficará em exibição até o final deste mês. A campanha foi financiada por céticos da Pensilvânia e pela organização nacional AA (Ateus Americanos). Os céticos afirmam em seu site que o outdoor serve de advertência aos deputados no sentido de que eles têm de legislar em nome de todos, cristãos e não cristãos. Argumentaram que o evento pode ter um resultado inesperado porque, segundo eles, uma leitura crit...