Pular para o conteúdo principal

Dr. House reflete ateísmo do seu intérprete, o ator Hugh Laurie



O ator britânico Hugh Laurie (foto)  não é mal-humorado e arrogante como o brilhante infectologista e nefrologista Gregory House, personagem que ele interpretou em um seriado de sucesso da TV americana e exportado para mais de 80 países e que teve oito temporadas (de 2004 a 2012).

Mas há muitas coisas em comum entre eles, como a descrença em Deus e a repulsa ao irracionalismo religioso.

A frase "se você poderia argumentar com pessoas religiosas, não haveria pessoas religiosas", por exemplo, é de Laurie, mas poderia ter sido afirmado por House em um dos episódios da série.

Hugh Laurie
Ponto de vista de Hugh Laurie sobre
 religião  seria endossado por House

É de supor, também, que as afirmações ateístas de House expressem o ponto de vista do ator. Uma delas é “se você fala com Deus, é religioso, mas se Deus fala com você, é psicótico”.

Caçula de quatro filhos, James Hugh Calum Laurie nasceu no 11 de junho de 1959 em Oxford, Inglaterra. De ascendência escocesa, foi criado em uma família religiosa. Seus pais William Laurie e Patricia frequentavam a Igreja Presbiteriana da Escócia.

O ator teve um relacionamento complicado com sua mãe, que era escritora, mas se dava bem com seu pai, médico, que foi “o homem mais doce do mundo”.

Em sua juventude, namorou a atriz Emma Thompson, que o apresentou ao ator e comediante Stephen Fry, que se tornou seu melhor amigo. Desde 1989, é casado com Joanne Green. Têm três filhos. O Fry (também ateu) é seu padrinho de casamento.

Laurie é músico — outro ponto em comum com House, que toca saxofone e piano. O ator é tecladista nas bandas de rock Poor White Trash e Little Big Horns. Também toca piano, guitarra, bateria, gaita e saxofone. Ele se apresentou algumas vezes no Brasil.

Hugh Laurie atuou em filmes como Sense and Sensibility (“Razão e Sensibilidade”), de 1995, e em peças teatrais. Escreveu o romance “O Vendedor de Armas”.

A forte religiosidade da família de Hugh Laurie teria sido um das causas de o ator se tornar ateu. Ele já disse ser um absurdo conceder a existência de um deus que nos vigia o tempo todo — uma ideia que com certeza permeava o dia-a-dia da família. Isso causou um trauma em Laurie do qual ele fala até hoje.

House é o personagem ateu que mais sucesso fez até agora na TV dos Estados Unidos, um dos países mais religiosos do mundo.

Apesar disso, os líderes religiosos demoraram em perceber a forte argumentação ateísta do personagem. Precisou que ele se tornasse uma espécie de ícone de uma nova geração de descrentes.

Mais recentemente surgiram críticas de que Hugh Laurie é tão radicalmente ateu como o dr. House.

Com informações de entrevistas de Laurie (como a do The Telegraph) e Wikipédia, entre outras fontes.




Antônio Fagundes diz que não precisa de Deus para ser ético

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor