Pular para o conteúdo principal

Estudo da Bíblia revela indícios de que Jesus era analfabeto



O evangelista João, quando se refere à ameaça de apedrejamento a uma adúltera (capítulo 8, versículo 6), relata que “Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo”.

Ocorre que esse trecho da Bíblia — como tantos outros — carece de credibilidade.
Evangelho antigo
não relata Jesus
escrevendo na areia
Na série de livros “Um Judeu Marginal”, o padre e historiador John P. Meier informou que nos mais antigos manuscritos do Evangelho de João não há nenhuma menção de que Jesus em alguma oportunidade tenha escrito na areia ou em outro qualquer lugar.

O Evangelho, como é consenso entre os historiadores sérios, foi reescrito algumas vezes, e o trecho sobre a adúltera teria sido introduzido na Bíblia pela Igreja no século 2º.

O jornalista de ciência Reinaldo José Lopes recorreu a Meier para validar a tese de que Jesus histórico pode ter sido analfabeto.

Há outra passagem bíblica — Evangelho de Lucas, no capítulo 4 — segundo a qual Jesus lê em uma sinagoga de Nazaré em um rolo trecho do livro do profeta Isaías. O que não se sustenta porque, diz o jornalista, em nenhum rolo de papiro de Isaías há um texto semelhante àquele que Jesus teria lido..

Além disso, o Evangelho conta que os moradores de Nazaré ficaram furiosos com a arrogância de Jesus e o ameaçaram jogá-lo no fundo de uma colina do vilarejo. Só que Nazaré não tinha colina alguma.

Outros indícios reforçam a tese de Jesus era analfabeto.

Lopes, que é cristão, argumentou que na época de Jesus 90% das pessoas sob o domínio do Império Romano no século 1º a.C. eram analfabetas. E é muito provável que Jesus, filho de família humilde, tenha feito parte dessa maioria. Ainda mais em Nazaré, que, por ser tão insignificante, só é mencionado no Novo Testamento, sem estar referenciado em um registro antigo.

A Bíblia sempre foi um livro polêmico entre estudiosos por suas inúmeras contradições. Estas que se referem a Jesus fortalecem as dissertações de historiadores de que o “filho de Deus” não passa de um mito construído pelos romanos. Ou seja, nunca existiu.




Discute-se se Jesus era casado com Madalena. Mas ele existiu?

Comentários

Unknown disse…
Muitas palavras mas nehuma prova biblica de que Jesus nao tinha escolaridade
Pro jayme disse…
QUEM "INVENTOU" ESSA HISTÓRIA MERECE SER ADIRADO COMO O GRANDE DEUS DO UNIVERSO, POIS ESSA HISTIHIS REINICIOU O OCIDENTE, INFLUENCIADO POR ELA QUE O OCIDENTE SEGUIU SEU RUMO POLÍTICO, ECONOMICO E CULTURAMENTE.. O OCIDENTE FOF REINVENTADO , A PARTIR DA "INVENCAO DESSA HISTÓRIA.
ATEUS CRIAM MITO SOBRE JESUS, TUDO COM O OBJETIVO DE DESCREDENCIAR A RELIGIOSIDADE E A FÉ EM UM DEUS, MAS AXAAC CONTRIBUINDO PARA REFORCAR O CONHECIMENTO DO NOME DE J E S U S .
Pro jayme disse…
UM ATEU ME DISSE CERTA VEZ QUE DEUS NÃO EXISTE; E QUE É REVOLTADO PORQUE ELE NÃO FAZ NADA PEKO MUNDO.
DECIDA-SE ATEU. VOCE TEM RAIVA DE QUEM DUSDI QUE BNÃ EXISTE. KKKK.
Pro jayme disse…
PEDRO BIAL DISSE CERTA VEZ, QUE 90% DOS JORNALISTAS SAO ATEUS. MAS ESQUECEU DE COMPLETAR QUE SAO ANTICRISTAOS TAMBEM.
É MAIS FACIL PASSAR UM CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA, DO QUE ESSES JORNALISTAS CREDENCIAR A FF CRISTÃ.
Anônimo disse…
Uma grande parte das pessoas ainda seguem em busca de um Deus que faça, estardalhaços, pirotecnia e um Cristo que venha num conversível de luxo ostentado pulseiras, anéis, correntes de ouro, assim como os Judeus. VÃO MORRER NESTA ESPERANÇA. DEUS NÃO NOS DEVE SATISFAÇÃO, NÓS É QUEM DEVEMOS PARA ELE.
Jorge Campos disse…
Esse Pro jayme é a prova viva de que milagres existem, ele consegue expelir montanhas de fezes pelos dedos ao digitar. Uau!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová