Pular para o conteúdo principal

Pastor luterano participou da matança de judeus, diz estudo


Walter Hoff
Hoff tinha orgulho de 
ter ajudado os nazistas

O pastor luterano Walter Hoff (foto) participou pessoalmente do extermínio de cerca de 700 a mil judeus na Bielorrússia e, em carta a seus superiores, disse que tinha orgulho disso.

Um estudo feito por Dagmar Pöpping, da Universidade Ludwig Maximilian, de Munique, revela que a colaboração de Hoff para com os nazistas foi muito além da retórica.

A Igreja Católica manteve um silêncio vergonhoso em relação às atrocidades dos fascistas, mas a Igreja Luterana nunca escondeu a sua admiração por Hitler.

Essa certamente é a explicação de a Igreja Luterana, após a Segunda Guerra, quando começou o acerto de contas, ter abafado o caso Hoff, porque expô-lo seria colocar em evidência os laços estreitos que a instituição manteve com o regime nazista.


Hoff morreu em 1977 sem sofrer qualquer punição. Ele já estava aposentado, recebendo da igreja uma razoável quantia.

Quando ao final dos anos 1950 a central de apuração dos crimes nazistas de Ludwigsburg começou a investigá-lo, o pastor disse ter inventado a sua participação na matança de judeus, para demonstrar às autoridades alemãs que ele era “um bom nazista”. E o caso foi arquivado.

Pai de seis filhos, o pastor era casado com uma integrante de uma associação nazista para mulheres. Ele fez carreira com o apoio de Joseph Goebbels, o poderoso ministro da propagada do regime.

Em 1934, Hoff foi promovido a chefe da Igreja em Berlim e Brandenburgo. Ele fazia sermões pedindo aos berlinenses que agradecessem a Deus “pela eliminação dos judeus da Alemanha”.

Na igreja de St. Petri, que pertencia à paróquia de Berlim, havia todos os anos, no aniversário do Führer, dia 20 de abril, um culto em agradecimento a Hitler pela sua luta contra “o judaísmo mundial”.

Durante a guerra, Goebbels o chamou para ser pastor da Wehrmacht, onde estavam as tropas que ocuparam a União Soviética e executaram o extermínio em 1943 dos judeus da Bielorrússia.

Somente agora parece que a Igreja Luterana está disposta a reconhecer o caso Hoff e assumir o seu passado de apoio ao regime nazista.

O bispo berlinense Markus Dröge afirmou que a Igreja falhou ao apoiar os nazistas e também ao não investigar esse passado depois da guerra.

“A Igreja Luterana foi em muitos casos criminosa e isso nos obriga hoje a uma posição crítica em relação a todas as ideologias”, afirmou.

Com informação de O Globo, entre outras fontes.





Igreja evangélica regional alemã assume que apoiou o nazismo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas