Pular para o conteúdo principal

Morre o artista acusado de blasfemo pelo cardeal Bergoglio

León Ferrari
Ferrari sofreu perseguição do futuro papa
e teve uma exposição destruída por católicos
No dia 25 de julho — dois dias depois de o papa Francisco iniciar sua visita ao Brasil — morreu aos 92 anos de câncer em Buenos Aires León Ferrari (foto), considerado o mais importante artista plástico da Argentina. Ele viveu exilado 15 anos em São Paulo. 

Autodidata, Ferrari produziu obras provocativas, e um dos seus temas recorrentes era o cristianismo, retratado com um olhar crítico e implacável.

Em 2004, ele expôs uma retrospectiva de suas obras do período 1954-2004. O cardeal Bergoglio, o futuro papa, divulgou uma carta considerando a exposição como “blasfêmia”.

Obra premiada
"Civilização
Ocidental
e Cristã
"
Após a carta do cardeal, no dia 3 de dezembro daquele ano um grupo de católicos, gritando “Viva o Cristo Rei, caralho”,  destruiu várias obras. Os fanáticos também ameaçaram o público com garrafas quebradas.

Ferrari juntou os estilhaços e mudou o nome da exposição para “Obrigado, Cardeal Bergoglio”.

Bergoglio disse não ter culpa pelo quebra-quebra, mas continuou perseguindo o artista, impedindo que suas obras fossem expostas em instalações do governo. Instalações, portanto, segundo o cardeal, mantidas pelos contribuintes católicos.

A implicância, nesse caso, de Bergoglio revela uma faceta ainda não demonstrada pelo papa Francisco: a dificuldade de aceitar a livre manifestação artística.

Ferrari, quando soube que Bergoglio tinha sido escolhido como papa, comentou: “É um horror, é um horror. Vai ser um papa muito autoritário, com certeza”.

A última Ceia, na interpretação de Ferrari


Porta-retrato é prova da irreverência do artista

Igreja apoia ditadura argentina e
Cristo no moedor de carne

Colagem coloca o papa em campo de concentração


Santos foram usados em várias montagens do artista


Com informação das agências.





Católicos argentinos acusam artista de zombar de Maria
junho de 2012

Arte e religião   Religião contra liberdade de expressão

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos