Pular para o conteúdo principal

Hulk é católico, mas maioria dos super-heróis é protestante


do Religión Digital

Hulk é católica
Jornal do Vaticano 
lembrou que Bruce
se casou  com Betty na 
É suficiente um rosário entre as mãos para definir uma pessoa como católica?”, questiona o jornal L’Osservatore Romano, em um longo artigo intitulado: “Hulk (foto) é católico de verdade?”. Sim, é. Bruce Banner, o incrível Hulk, é casado na Igreja com Betty Ross, cujo rito assistido por um sacerdote católico.

O jornal acrescenta que outros sinais disseminados, entre as centenas de vinhetas, “revelam inequivocamente sua fé”, entre elas, uma em que aparece com um rosário nas mãos.

Hulk não é um caso isolado, sublinha o jornal vaticano, que afirma que os personagens com poderes excepcionais, que declaram explicitamente sua fé, não são uma minoria. Desta forma, destaca que no filme Superman fica confirmada a fé cristã metodista, para ser mais exato, do jornalista Clark Kent.


L’Osservatore Romano acrescenta que a imprensa estadunidense chega, inclusive, a falar da “dimensão cristológica do personagem”.

“Exageros?”, pergunta o jornal, acrescentando que ouvindo o diretor do filme, Snyder, este enfatiza que em muitos diálogos do filme a referência à religião cristã é direta.

“Quando Jor-El, o pai kryptoniano de Superman, coloca-lhe na nave espacial para enviá-lo para terra, a mãe, Lara, tem medo e diz: ‘será marginalizado, morto!’ No entanto, o pai responde: ‘Será um Deus para eles’”, destaca.

O jornal destaca que os super-heróis são caracterizados por uma dupla natureza, humana e divina, com poderes que parecem versões atualizadas de personagens da antiguidade, mas com características diferentes.

“Enquanto os primeiros – acrescenta – eram viciados, mentirosos e dedicados em satisfazer suas próprias paixões, os de agora combatem as injustiças do mundo, a prepotência dos avarentos e intervêm para restabelecer uma ordem momentaneamente perdida”.

Contudo, o jornal do Vaticano reconhece que a maior parte dos super-heróis são cristãos protestantes, e lembra que o protestantismo é a confissão mais difundida nos Estados Unidos. Nessa linha, destaca o Homem-Aranha, “um protestante convencido”, e ao Capitão América, “que encarna os mais altos ideais da América [do Norte], e que, além disso, numa recente revista em quadrinhos admite que todos os domingos vai ao ofício religioso da comunidade”.

Também ressalta entre os protestantes a Ciclope, dos X-Men, especialmente, Lobezno, um presbiteriano escocês, “um dos trinta personagens definidos entre os mais religiosos do universo da editora Marvel”.

Entre os episcopais está a Mulher Invisível e Batman.

Entre os escassos católicos destaca-se Selina Kyle, a Mulher-Gato, embora não seja muito devota, mesmo tendo uma irmã freira.

Outra personagem católica é Vindicator, que exibe suas promessas matrimoniais e é a fé desta personagem feminina que a salva na luta contra Dargil.

Da catolicidade do Noturno dos X-Men não resta dúvida, afirma o jornal, destacando que é o mais devoto de todos.

O jornal concentra-se no cristianismo da maioria dos personagens, “e isso que uma das editoras, Marvel, foi fundada em 1939 pelo judeu Martin Goodman, e que os autores dos gibis são em sua maior parte judeus”.

Não obstante, recorda que há alguns, como Lince Negra, que carregam um colar com a estrela de Davi e sublinha que o Coisa, do Quarteto Fantástico, numa revista em quadrinhos de 2002, reza a tradicional oração judaica Ouça Israel.

O jornal do Vaticano destaca que após essa viagem pelo mundo dos quadrinhos é preciso se perguntar se tudo isso tem valor e afirma que o mundo de hoje precisa de “heróis positivos, impávidos e justos, que na eterna luta entre o bem e o mal sempre sabem de que lado devem estar. E se por trás disso há motivações religiosas, muito melhor”



Novo filme do Super-Homem faz proselitismo cristão


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes