Pular para o conteúdo principal

Vaticano foi cúmplice do golpe no Chile, revela Wikileaks

do portal EBC

Salvador Allende
Igreja ajudou a derrubar Allende
e depois apoiou a ditadura militar 
O Wikileaks publicou hoje (8) quase dois milhões de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos, que datam dos anos 70, incluindo vários que revelam a cumplicidade do Vaticano no golpe em 1973 de Estado contra Salvador Allende (foto)  no Chile e sua colaboração e apoio à ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Um dos documentos, datado de 18 de outubro, revela que o então substituto do secretario de Estado Vaticano, Giovanni Benelli, expressou a diplomáticos dos EUA “sua grande preocupação, e do papa Paulo VI, pela exitosa campanha internacional esquerdista para falsear completamente as realidades da situação chilena”.

Segundo o documento, o então secretário de Estado do Vaticano saiu em defesa dos golpistas perante o corpo diplomático nos Estados Unidos e qualificou de propaganda comunista as denúncias sobre as violações aos direitos humanos da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1900).

“Benelli classificou de exagerada a cobertura dos acontecimentos como possivelmente o maior êxito da propaganda comunista, e sublinhou o fato de que inclusive círculos moderados e conservadores pareciam muito dispostos a crer nas mentiras mais grosseiras sobre os excessos da Junta chilena” diz um comunicado do Departamento de Estado.

De acordo com comunicado “a Arquidiocese em Santigado, o cardeal [Raul] Silva e o Episcopado chileno em geral asseguram ao para Paulo que a Junta está fazendo todo o possível para que a situação volte à normalidade e que as histórias dos meios internacionais que falam de uma repressão brutal não tem fundamento”.

Considerado o "número dois" do papa Paulo VI, Benelli foi o escolhido para receber o ex-presidente dos EUA Richard Nixon ao descer de um helicóptero na Praça de San Pedro em 1969, para selar a aliança anticomunista entre a Casa Branca e o Vaticano.

O relatório Retting, realizado pela Comissão da Verdade e Reconciliação da 1991 e que contabilizou apenas execuções e desaparecimentos, reconheceu um total de 2279 mortes cometidas pelo Estado durante a ditadura Pinochet. 

Já a Comissão Valech, batizada com esse nome para homenagear o ex-bispo de Santiago, Sergio Valech, ampliou a pesquisa sobre a repressão e enumerou mais de 30 mil vítimas em relatório apresentado em 2004, do qual 28 mil são relacionadas a detenções ilegais, tortura, execuções e desaparecimentos.

O segundo relatório da Comissão Valech, entregue em agosto de 2011 ao presidente Sebastián Piñera, reconhece mais de 40 mil vítimas.





Comissão vai apontar religiosos que ajudaram a ditadura
novembro de 2012


Comentários

Anônimo disse…
E mais uma vez o dia foi salvo, graças a RELIGIÃÃÃO SUPER PODEROSAA.
.
..
...
(sqn)
No Name disse…
Que bom, pensei que o Vaticano tinha dado apoio aos comunistas

conduzido por Allende, no período de 1970 a setembro de 1973, quando, já então, o grupo terrorista Movimento de Izquierda Revolucionária (MIR), com suas atividades insanas, foi responsável por 96 mortos, 919 feridos, 165 sequestros e 18 pessoas

torturadas, totalizando1.198 vítimas, decorrentes de 68 "expropriações" a estabelecimentos bancários, 1.598 assaltos, 34 mil tomadas de indústrias e empresas particulares, e 9 mil invasões de terrenos, fazendas e apartamentos.

Cerca de 20 mil estrangeiros indesejáveis, a maioria guerrilheiros em seus países, foram autorizados a ingressar no Chile, passando a integrar, e alguns a instruir, o Exército Guerrilheiro que se preparava para implantar o chamado Poder Popular. Quando Allende foi deposto, o total de membros desse Exército Guerrilheiro foi estimado em 53 mil guerrilheiros, dos quais cerca de 31 mil estrangeiros.
Anônimo disse…
O governo ALENDE chegou ao poder ATRAVÉS DO voto da MAIORIA da população, e estava implementando REFORMAS MODERNIZANTES no país, como a agrária.

Todo resto é informação QUE NÃO SE COMPROVA em nenhuma FONTE HISTÓRICA de respeito, salvo nos artigos do Olavo de Carvalho e congeres. Em suma, fantasias anti-comunistas de idiotas que acreditam em teorias da conspiração.
Anônimo disse…
Qual são as fontes dessas informações?
Anônimo disse…
Fonte?
"o então substituto do secretario de Estado Vaticano, Giovanni Benelli"

o SUBSTITUTO DO SECRETÁRIO virou o próprio Vaticano?

Já que é pra fazer papel de canalha por que vocês não trocam o título para: Vaticano deu Golpe no chile e o papa pessoalmente assassinou Allende!

Será que todo crente e todo ateu é canalha? sinceramente espero que não, ao contrário do que mostram as evidências
Wagner disse…
Caramba:

"[...]qualificou de propaganda comunista as denúncias sobre as violações aos direitos humanos da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1900)".

Era o Pinochet ou o Benjamin Button? rsrsrs

Anônimo disse…
o cristianismo é uma maldição um cancêr para o povo ocidental, tanto quanto é o islã para o povo do oriente.
No Name disse…
Anônimo8 de abril de 2013 21:48

Vai procurar
Unknown disse…
A batcaverna e algumas edições antigas de capitão América.
Viva os militares mataram e formaram uma ditadura para impedir ue houvesse uma tentativa ditadura.
Unknown disse…
Nao, nao vou. Sua afirmação, você trás fontes. Caso nao traga esta me cuspindo mentiras. Se o que falas e verdade, nao devem faltar fontes seguras e confiáveis. Agora se e difícil encontrar a origem do que você mesmo afirmou, então algo tem de errado.
Unknown disse…
Ei, adivinha, o vice foi escolhido com o consenso do Vaticano, para representar o Vaticano e teve suas ações aceitas pelo Vaticano. Agora queres me convencer de que é pilantragem relacionar um representante com o que ele representa? Isso faz sentido para você? Espero que nao.
Unknown disse…
Eu gargalhei aqui. Boa o observação.
Ilana_ disse…
No name, VOCÊ faz afirmação, VOCÊ PROVA.


Cresça, por favor.


(P.S.: em parte, até concordo com vc, se a Ditadura Pinochet não tivesse sido um desastre também...
Leviatã disse…
Nem tanto, perto do Islã, atualmente, o cristianismo é um santo. E não, não é o cristianismo o problema, o homem é o problema.
Anônimo disse…
Alexandre Carvalho é isso que quero entender, ou confundem de má fé ou são sem discernimento. Mas é tudo em prol da mentira bem formulada, pra ver se arranha um pouquinho a imagem da Igreja. Satanás trabalha forte contra ela 24h por dia, mas não prevalece nunca.
Anônimo disse…
A Igreja mais parece um Buraco Negro e o cara vem falar em "arranhar um pouquinho" a imagem da mesma! PQP!!!

Se esse "arranhar a imagem" se referia à imagem que ela tem sobre os próprios fiéis, então é outra idiotice, já que os fiéis sempre a vêem (ainda que na mais pura hipocrisia) de forma 'imaculada', do contrário não seriam fiéis.

Para as pessoas esclarecidas, não há a menor forma de "arranhar" a imagem da Igreja, pois não se arranha o breu absoluto.
Anônimo disse…
E não, não é o nazismo o problema, o homem é o problema.
E não, não é o preconceito o problema, o homem é o problema.

#facepalm

P.S.: Don't feed the troll!
"O Wikileaks publicou hoje (8) quase dois milhões de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos..."

Canalhice não tem fim, esses documentos já estavam disponíveis há um bom tempo, o wikileaks apenas promoveu essas informações para que o próprio wikileaks não caia no esquecimento.

Não há nada mais revolucionário do que a verdade.
Gerson B disse…
Tambem gostaria de ver as fontes. Não que comunistas sejam confiáveis, mas tantos dados deveriam ter alguma fonte.
Gerson B disse…
Tambem acho que perto do Islã o Cristianismo é fichinha. Mas não que não seja um problema.
Anônimo disse…
A igreja apoiou um regime sangrento para nao apoiar outro regime de ideologia menos reaça. Contanto que nao sejam os esquerdistas no poder entao valeu a pena apoiar a ditadura...
SQN
Anônimo disse…
Texto cheio de erros
Anônimo disse…
Chora mais crentalhao
Anônimo disse…
Peça para o fiel citar um periodo da história que a igreja não fez uma cáca.Ai vai arranhar a imagenm.Acho que esse ai até padreco é,e daqueles uui.
Anônimo disse…
"Satanás trabalha forte"

A igreja podre do jeito que é nem precisa de satanás, eles sozinhos fazem todo o serviço.
Anônimo disse…
Eram documentos abertos ao publico, mas difíceis de pesquisar, não se podia pesquisar por palavra, e só com cidadania americana, agora todos podem ver, e se você não gostou do que a sua igreja andou fazendo, problema seu, vá descontar sua raivinha no bispo.
Anônimo disse…
faz sentido, já que é o homem que é a "origem" desses males.

fossemos plenamente evoluídos, não precisariamos o tempo todo lutar contra nossas "criações".
Anônimo disse…
o vaticano fede.


o acesso à informação está acabando com a canalhada. Aos poucos, mas chegamos lá.
Thiago_czz disse…
Paulo, você poderia linkar o documento do Wikileaks? Desde já agradeço
Anônimo disse…
aonde que o cristianismo é fichinha perto do islã? Só se for hoje porque a secularização esmagou a cabeça deste monstro, mais no brasil parece que a cabeça da hidra quer voltar.
Caio disse…
Nossa que novidade. Essa igrejinha sempre foi podre e sempre será, assim como Brasil sempre foi corrupto, mas o povão só começou a se tocar disso há 10 anos atrás. Não me surpreende em nada saber mais essa tramoia.

No fim, sabemos que os bitolados de jesus vão virar a cara para mais isso, dizer que é pura conspiração contra a igreja deles, que os líderes religiosos ou se juntavam aos terroristas ou eram penalizados também. Mas é bom que mostrem, pois ainda há gente que pensa e esse número mesmo sendo tímido agora crescerá no futuro, podendo fazer a difereça na lutra contra injustiças.
Anônimo disse…
O povo chileno escolheu NAS URNAS um socialista moderado (Alende) para ser presidente do país. Aliás, assim como nem todo direitista é nazista, seria todo esquerdista comunista? Uma coisa todos os radicais tem em comum: a babaquice.

E só sendo muito babaca dizer que é legítimo não só um golpe de estado, mas a MAIS SANGRENTA DAS DITADURAS LATINO-AMERICANAS para "conter o mal do comunismo". Nos anos 60, qualquer reforma de estado progressista era chamado de comunismo. Alende estava aplicando o projeto que foi eleito PELA MAIORIA do povo para aplicar, fazendo reformas modernizantes no país. Se a direita chilena tinha qualquer legitimidade em ser contra, então que enfrentase Allende nas urnas, o que não fizeram porque iriam PERDER.

Em suma, a direita é assim: a democracia só é boa enquanto vencerem nas urnas. Quando perdem, daí se torna legitimo toda ditadura e opressão, justamente as coisas das quais acusam os adversários.
Leviatã disse…
E o Nazismo foi criado por quem? Poi zé, foi o tal do Homo Sapiens Sapiens quem o criou. Então, quem é a raiz de todo mal mesmo?
Anônimo disse…
Esse Leviatã é engraçadinho,né?!

O problema não era o regime escravista, mas os escravos...

Don't feed the troll [2]
Anônimo disse…
O catolicismo é indefensável. Tanto historicamente quanto filosoficamente é uma aberração para o século XXI. É só questão de mais uns cinco/dez anos desse papa que está aí para que o Vaticano perceba a sua derrota. A ICAR não perdeu para o secularismo ou para o protestantismo, perdeu para si mesma.
Anônimo disse…
A informação não deveria ser supresa. Eles foram a favor do regime de Hitler na Alemanha, de Mussolini na Itália, de Franco na Espanha, de Salazar em Portugal, o que seria uma ditadura a mais ou a menos na América Latina?
Paulo Lopes disse…
https://www.wikileaks.org/plusd/cables/1973ROME11385_b.html
Anônimo disse…
O Wikileaks fez a divulgação e isso é ótimo. Tem muita gente que queria que isso tudo continuasse no ostracismo. Esses, sim, são os canalhas. Eu digo que há algo mais revolucionário que a verdade: a divulgação da mesma. Pode chorar, Alexandre.

Ruggero
Anônimo disse…
"(...) qualificou de propaganda comunista as denúncias sobre as violações aos direitos humanos da ditadura..."

Coloquem no lugar de 'comunista' gayzista, africano, feminista, ateísta, petista, além do próprio comunista, é claro. Depois troque 'ditadura' por Feliciano, PSC, Malafaia, Marisa Lobo, Sheherazade, Joelma... Isso soa muito atual, não acham? Lembrando que quem apoia violador de direitos humanos também é violador.

Ruggero

No Name disse…
O que estamos vendo hoje e agora na Venezuela era 99 vezes pior no Chile de Allende, a interferencia de Cuba levou a morte o Chaves, de medo que sua doença fosse explorada pelos adversários ele foi se tratar em Cuba lá n o bicho se ferrou de vez.


Normalmente n leio este lixo mas cito para mostrar que até a Carta Capital publicou uma matéria sobre a influência de Cuba

http://www.cartacapital.com.br/internacional/oposicao-venezuelana-acusa-executivo-de-governar-sob-influencia-dos-irmaos-castro/




Leviatã disse…
Oh! Gzus. Quem implantou o regime escravista? Poi zé.
No Name disse…
Anônimo9 de abril de 2013 12:45

Hitler foi eleito democraticamente, c queria que o povo Chileno esperasse o Allende fazer um merda federal?

Desta maneira porque vcs n aceitam que políticos eleito pelo povo brasileiro que é 85% religioso os represente em seus anseios?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...