Pular para o conteúdo principal

Caetano diz ser ‘grotesco’ ter Feliciano cuidando das minorias

Caetano Veloso
"Direitos humanos não podem
ter como base dogmas religiosos"
Referindo-se ao pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Caetano Veloso (foto) escreveu que “é simplesmente grotesco que um religioso que fala em tom tão fanático se eleja presidente de uma comissão que deveria proteger os que têm carência de respeitabilidade e de oportunidades”.

Para ele, é lícito que seguidores de uma fé consideram os “atos homoafetivos” como pecado. “Mas essa maldição religiosa lançada sobre um tema não pode entrar aos berros num grêmio de legisladores que deveria acompanhar o movimento da sociedade, auscultando suas forças e tendências”, escreveu o compositor em artigo publicado no “Globo”.

Caetano afirmou que o casamento gay tem de ser estudado com “calma, lucidez e isenção”. Por isso, argumentou, “uma autoridade responsável por uma comissão de direitos humanos não pode basear suas falas e atitudes em dogmas religiosos”.

“É difícil admitir que presida uma comissão que supostamente protege as minorias um homem que grita, irado, que se os homossexuais querem fazer ‘suas porcarias’, que as façam escondidos dentro de seus quartos, em suas casas, nunca se beijando em locais onde suas filhas possam ver ‘dois homens barbados, de pernas raspadas, aos beijos’”.

O compositor disse que Feliciano demonstrou ignorância e “simplismo grosseiro” ao interpretar a Bíblia no sentido de que os africanos são amaldiçoados. Lembrou que essa maldição mítica já foi usada antes por racistas para justificar a escravidão.

Caetano, que é ateu e tem dois filhos que são seguidores da Igreja Universal, afirmou que, ao criticar Feliciano, ele não está substituindo um preconceito, o contra os homossexuais, pelo outro, o contra os pastores. Afirmou que o preconceito contra evangélicos existe no Brasil, mas esse não é o caso dele.

“Vejo em filmes e piadas de TV, em conversas e em textos publicados, intolerância contra a vitalidade com que as igrejas neopentecostais se impõem no Brasil”, escreveu. Para ele, o crescimento das igrejas evangélicas é “uma forma de progresso”.

Mas independentemente disso, ele escreveu que “há de haver princípios de direitos inegociáveis, como é o direito de igualdade de respeito e de oportunidades”.





Íntegra do artigo do Caetano.

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano
março de 2013

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal
janeiro de 2011

Marco Feliciano

Comentários

Anônimo disse…
2 filhos na universal.. que desgosto!
kktty disse…
pelo visto os filhos não herdaram o intelecto do pai
Anônimo disse…
Filhos e suas rebeldias!
Anônimo disse…
"Cag*u na saída" nessa frase >>> Para ele, o crescimento das igrejas evangélicas é “uma forma de progresso” <<<

Unknown disse…
Caetano com 2 filhos na universal, que triste.
Caio disse…
Nossa o casamento gay deve ser analisado com calma??? Calma nada já devia ter sido aprovado há muito tempo. Vários países já o fizeram e deu certo, pra quê ficar enrolando mais ainda??? "Igrejas evangélicas representam progresso"??? Esse aí perdeu toda a noção do ridículo, acusa o outro de grotesco e faz o mesmo. E é claro que evangélicos sofrem preconceito, pois em sua maioria são um tipinho de gente mal caráter que só sabem apontar e difamar os demais que não são como eles e pregar ódio para o que supostamente esta em desacordo com seus dogmas, aos quais "eles realmente seguem"....To nem aí se forem me criticar, todos sabem que essa é a pura verdade.
Anônimo disse…
Os evangélicos odeiam todo mundo, tratam todas pessoas feito lixo e querem reclamar de "preconceito", parem de agir feito nazistas e quem sabe o "preconceito" contra evangélicos desapareça.
Anônimo disse…
Eu não sei se apoio ou critico essa postura do Caetano. Por um lado, é ótimo mais um famoso opinando publicamente seu repúdio ao fato de colocarem pastor de comportamento fascista na Presidência da CDH. Por outro, creio que não há mais espaço para condescendência com essa aberração que se tornaram as religiões evangélicas. O progresso delas é o retrocesso do Brasil. Estao aí os fatos para provar isso.

Ruggero
AspenBH disse…
Caetano SEMPRE caga na saída.
Michelle disse…
Traduzindo ao pé da letra, uma variação de um ditado em inglês: dessa vez as maçãs caíram beeeem longe do pé.
Michelle disse…
Eu não tenho preconceito contra evangélicos. Eu tenho pós-conceito em relação aos crentelhos e evanjegues (deixando bem claro que nem todo evangélico é crentelho ou evanjegue, ainda bem. Com esses, eu não tenho nada contra).
Anônimo disse…
Evangélicos não sofrem preconceito, sofrem críticas às suas atitudes cretinas! E as críticas são até leves se for comparar com as merdas que eles fazem o tempo todo!

Caetano perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.
Tentou se passar por ponderado e - como todo mundo que fica em cima do muro e não se posiciona de forma contundente - acabou soltando mais bobagens do que acertos!
Anônimo disse…
Exatamente. Eles insistem em chamar de "preconceito" as críticas às suas atitudes sórdidas e tacanhas.
Anônimo disse…
Exato.
Anônimo disse…
Não se iludam caros amigos, não podemos ficar nos efeitos, temos que ir direto na causa estrutural desses problemas todos.Portanto, não reelejam a Dilma Roussef. Ela está envolvida de alguma forma nisso tudo, nem que for de forma inconsciente, ela está envolvida nisso.
Gustavo S disse…
Assino embaixo, Michelle.
mbgs2000 disse…
Anônimo, você está enganado sobre os evangélicos! Talvez é porque você ainda não conheceu evangélicos de verdade. Atualmente, as igrejas evangélicas estão iguais à igreja católica...as pessoas se rotulam de evangélicos, de católicos, de espíritas, etc. Mas o evangélico verdadeiro ele se orienta unicamente pelas Santas Escrituras, não põe um til a mais nem a menos... portanto, se alguém quiser detonar, detone as santas escrituras, pois são elas que falam contra o pecado e a corrupção!
Anônimo disse…
O progresso ao qual Caetano referiu-se, penso eu, significa que o surgimento destas igrejas representam mais um passo em direção a secularização. Segundo Joseph Campbell, as religiões devem acompanhar a modernização da sociedade ou estarão fadadas ao esquecimento. Resta saber em que ponto da evolução a humanidade passará a não viver mais em função do mito.
Unknown disse…
nossa! aqui esta cheio de idiotas e doentes! cruzes! nem conhece a fundo um cristão, nunca foi a uma igreja de verdade e sempre tomam suas palavras pelo q a midia ensina, pobre coitados de vcs!
Michelle disse…
mbgs2000,

Nós não estamos enganados sobre alguns evangélicos. Se vamos criticar as tais "santas escrituras", temos que tb criticar esses evangélicos que cometem hipocrisias, perseguições, discriminação, preconceito, opressão contra as pessoas usando a bíblia como justificativa.
Michelle disse…
mbgs2000,

Afinal de contas, vc acha que Silas Malafaia usa o quê para justificar e promover a tal teologia da prosperidade, o preconceito e discriminação contra homossexuais, o "pecado" da masturbação?

Vc acha o quê que Valdemiro Santiago usa como justificativa para enriquecer à custa de seus fiéis? Que Marco Feliciano usou como justificativa para discriminar africanos, negros e homossexuais?

Se vc respondeu a bíblia, acabou de ganhar um doce de côco de presente.

A bíblia endorsa e incita preconceito, discriminação, violência, corrupção e um tanto de outras coisas ruins que vc prefere ignorar.
Anônimo disse…
Nossa, o cara quer "defender" os evangélicos, apontando que "evangélico de verdade" são justamente os fundamentalistas (que "não põe um til a mais nem a menos").

Isso só confirma que praticamente todo evangélico não presta mesmo, sejam os "falos" ou os "verdadeiros" (que são piores ainda).
Anônimo disse…
Andar saltitando de mãos dadas com os teocratas não me parece ser algo "inconsciente"...
Anônimo disse…
Não existe perseguição aos evangelicos no Brasil. O que existe é que as pessaoas estão ficando assustadas com desobediência à laicidade do Estado! Cada dia que passa mais esses sacanas estão mais grudados ao Estado. Agora duvido que Caetano veloso conheça a Igreja Universal..Tb não soube educar ou passar alguma infomação aos filhos. aliás pessoas que julgamos informadas desconhecem até a diferença entre igrejas protestantes e as pentecostais e neopentecostais. Tem jornalista chamando a universal de protestante....Essa confusão faz mal à minha saúde....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová