Pular para o conteúdo principal

Pontificado de Bento 16 foi de polêmicas e escândalos



Iniciado em 2005, o curto pontificado do Papa Bento 16 foi marcado por várias polêmicas e alguns escândalos.

Declarações do próprio pontífice provocaram críticas de muçulmanos, judeus, ativistas de defesa de direitos civis e autoridades médicas – estes últimos especialmente preocupadas com sua condenação do uso de preservativos.

Abaixo, confira alguns dos mais controversos episódios do seu pontificado:Entre os escândalos, ele teve de lidar com acusações de que o Vaticano teria ajudado a acobertar casos de pedofilia e, mais recentemente, um escândalo desatado pelo vazamento de documentos sigilosos que faziam referência à corrupção nos negócios da Igreja Católica com empresas italianas.

Declarações sobre Maomé

Em 2006, em um discurso na Universidade de Ratisbona, Bento 16 fez uma declaração sobre Maomé que levou a uma série de protestos em países e comunidades islâmicas.

Na ocasião, durante uma palestra intitulada "Fé, Razão e a Universidade", o papa citou o que seria, segundo ele, uma frase do imperador bizantino Manuel 2º Paleologus sobre a prática de espalhar a fé com violência: "Mostre-me o que Maomé trouxe de novo, e lá você encontrará apenas coisas más e desumanas, como o seu comando de espalhar pela espada a fé que ele pregava".

A declaração foi repudiada em todo o mundo muçulmano.

Em Nablus, na Cisjordânia, duas igrejas foram atacadas com bombas. O governo do Paquistão pediu explicações para o embaixador do Vaticano no país e até o Parlamento europeu aprovou uma resolução recriminando o papa.

"É lamentável que o líder religioso dos cristãos tenha tão pouco conhecimento do Islã, e que fale sem vergonha disso", disse na época o clérigo iraniano Ahmad Khatam.

Discurso em Auschwitz

Durante uma visita ao local onde ficava o mais conhecido campo de concentração nazista na Polônia, em maio de 2006, Bento 16 atribuiu a culpa do Holocausto a "um bando de criminosos" que teriam "abusado" do povo alemão.

As declarações em Auschwitz foram censuradas por importantes figuras da comunidade judaica, para quem as palavras do pontífice teriam reduzido a responsabilidade de aliados e cúmplices do nazismo.

O presidente da União de Comunidades Judaicas Italianas, Claudio Morpurgo, se disse "perplexo" com a declaração de Bento 16 - primeiro papa alemão desde o século 11 - e o grande rabino de Roma, Riccardo di Segni, classificou o discurso como "problemático".

Preservativos

Durante uma visita a África, em Março de 2009, Bento 16 criticou a distribuição de camisinha para combater o problema da Aids no continente, que concentra 75% das mortes pela doença no mundo.

“O problema da Aids é uma tragédia que não pode ser derrotada só com dinheiro ou pela distribuição de preservativos - que até pode agravar o problema”, disse o pontífice, ao conversar com jornalistas no avião, a caminho da capital de Camarões.

A Igreja católica prega que a castidade e a abstinência são a melhor maneira de combater a Aids e, segundo o papa, "a única solução" para o problema seria uma mudança "espiritual" que faria as pessoas adotarem um "comportamento correto em relação ao corpo".

As declarações provocaram protestos de entidades médicas e organizações de combate a Aids.

Pedro Chequer, por exemplo, representante no Brasil no órgão da ONU para o combate à doença, chegou a classificar o discurso de Bento 16 como "genocida".

Pedofilia

As denúncias mais graves de pedofilia na igreja atingiram seu auge em 2009 e 2010. Segundo elas, dioceses locais e o próprio Vaticano foram cúmplices no acobertamento de inúmeros casos de pedofilia, hesitando em punir padres pedófilos e às vezes mudando-os para postos nos quais continuaram a praticar abusos.

Enquanto algumas autoridades católicas inicialmente qualificaram as acusações de serem parte de uma campanha contra a Igreja, o papa aceitou a responsabilidade pelos episódios, falando em "pecados dentro da Igreja".

Bento 16 encontrou vítimas e emitiu pedidos de desculpas inéditos. Enfatizou que os bispos notifiquem os casos de abusos e introduziu novas regras para apressar a apuração de denúncias de pedofilia.

Para os simpatizantes de Bento 16, ele foi o papa que mais agiu contra os abusos.

Críticos, porém, dizem que foi necessário um bom tempo para que o alemão compreendesse a seriedade dos crimes que lhe eram notificados e ele permitiu que os abusos ficassem sem resposta por anos para evitar arranhar a imagem da Igreja.

Corrupção

No ano passado, um escândalo foi desatado pelo vazamento de uma série de documentos do Vaticano sugerindo episódios de corrupção e lutas internas pelo poder nas altas esferas da Igreja Católica.

Alguns dos documentos teriam sido retirados do apartamento do próprio Bento 16, e o mordomo do papa, Paolo Gabriele, foi preso, acusado de conexão com o caso.

Gabriele, que teria entregue os documentos a um jornalista, disse que sua intenção era expôr a corrupção e as perversidades do Vaticano.

Ele foi condenado a 18 meses de prisão por roubo de documentos oficiais, mas foi "perdoado" pelo papa.

Outro empregado do Vaticano, Claudio Sciarpelletti, também foi condenado e perdoado pelo pontífice.




Papa diz que abuso de crianças por padres ‘é um mistério’
junho de 2012

Comentários

Já vai tarde, Palpatine.
Anônimo disse…
Off Topic - Coletânea de respostas à Silas Malafaia:

Eli Vieira

http://www.youtube.com/watch?v=3wx3fdnOEos

Maria Berenice Dias (jurista)

http://www.youtube.com/watch?v=BsgOG6YkXRk

Paulo Lotti (advogado)

http://www.youtube.com/watch?v=mSsejsab-nk

Davi Godoy

http://www.youtube.com/watch?v=-_JwSDapaUg

Pastor Arnaldo

http://www.youtube.com/watch?v=9L6j4dVkHD0

Geremia Nardelli (ator)

http://www.youtube.com/watch?v=1U_UMUUZfMw
Anônimo disse…
Grandes novidades, B16 não é católico, mas um grande heresiarca em vestes papais. Sua renúncia apenas cumpre as profecias do livro do apocalipse.
Aposto TODAS as minhas fichas que essa papa renunciou porque algo beem grave e ainda desconhecido de nós está acontecendo nos bastidores do Vaticano. Não posso afirmar se isso tem a ver com as altíssimas indenizações a que a ICAR tem sido condenada a pagar devido aos escândalos de pedofilia, se isso se deve aos escândalos financeiros cujas informações foram detalhadas pelos ex-mordomos e que podem ter tomado proporções mais relevantes, ou se por ambas as razões. Só sei que esses caras, quando eleitos, sabem que morrerão papas. Idade e doença não são argumentos que bastem para a renúncia, posto que a desistência denigre e enfraquece a instituição como um todo.
Mas podem ter certeza de uma coisa: Tentarão repetir a receita de um "papa pop". Essa deu certo e é muito adequada, sobretudo em um momento em que o mundo, exceto nos países mais atrasados, tem se afastado velozmente do obscurantismo religioso, o que prejudica, e muito, os negócios e os lucros dessas "ciências ocultas". Precisam, e com URGÊNCIA, de um novo "papa pop", para tentar capitanear o barco que afunda.
Anônimo disse…
Este papa, não tinha nada de "pop", mesmo. Antes que a derrocada se acentue, vão tentar criar outro mais simpatico .
Miriam, católica de valores disse…
o papa é humano, ele tbm comete erros, ser papa nao signifca ser perfeito

como todo bom cristão aposto que ele se arrependeu de todos os seus erros e pediu perdão ao nosso senhor Deus

fiquei sem reação hoje quando me falaram q o papa tinha pedido renuncia, meu facebook ficou lotado disso é uma pena q ele não tenha resistido

espero q o proximo papa seja tao bom quanto o bento 16, obrigado por tudo Joseph
Ping disse…
O próximo papa depois de Bento é a Besta do Apocalipse
http://www.youtube.com/watch?v=uRd3yOJLy4g
paulo disse…
Ping,a unica besta é você com seu comentario maldoso seu ant-cristo infeliz.
Anônimo disse…
A Miriam disse aí em cima que ele(o papa) também comete erros, que ser papa não significa ser perfeito.
Falar isso é o que chamo de tentar por panos quentes, de mentir pra si mesmo, de não pensar com lógica ou, mesmo, de ser alienado.
Cometer erros é uma coisa.
Feio é cometer erros deste tamanho, cercado de tantos assessores.
Se ele babar, já tem correndo com um paninho.
Se der um pum tem um monte ao seu lado pra culpar outro.
Esse aí é um velho mafioso, pois conhece toda a sujeira da igreja dele.
Não tem inocente na Máfia, ninguém chega a mafioso, senador ou a papa, "virgem".
Quem acoberta pedófilos é igual ao pedófilo, senão pior.
O inferno, se existisse, estaria lotado de papas e outros "virgens".
Defender essa gente é um absurdo. Junior
Miriam, católica de valores disse…
vc respeite a igreja

e estude mais sobre a biblia

o proximo papa nao vai ser Besta do Apocalipse coisa nenhuma

para de ficar imaginando pelo em ovo menino
Ping disse…
É eu sou o besta da fila de atendimento por senha, cuja senha é 666. Eu tenho que ficar olhando para o painel de senha para não perder a vez.
Deletado disse…
Apoiado!
Deletado disse…
Apoiado!!! Já vai tarde mesmo!

Então, quem sabe agora o Vaticano pára de jogar a sujeira para debaixo do tapete né!!! Essa renúncia... interessante, o cara se apresenta como intermediário de "deus" num dia e no outro renega o santo mandato! É isso, procuração com prazo determinado.
Anônimo disse…
Falácia do verdadeiro escocês.
Vocês religiosos nunca mudam, não é?
Anônimo disse…
Não será surpresa se, convenientemente, este Ratzinger vier a falecer (de alguma "doença de longa data que se agravou rapidamente") pouco tempo após a sua renúncia ao papado.

Quem viver, verá.
Anônimo disse…
Que belo representante do seu deus, hein! Ele, como representante, está demonstrando como o seu deus é poderoso, resistente e mantenedor, né?

DEUS FAIL!
PAPA FAIL!
ICAR FAIL!
HELL FAIL!

BRAIN WINS!
Ilana disse…
E você tem que estudar mais filosofia, ética, História, etc, para aprender a não ficar defendendo trabalho escravo e tortura sistemática de moças irlandesas só porque foi sua querida Igreja que fez isso.

A sra. é muito ignorante e cega, e seus valores são podres e distorcidos, por isso recomendo mais estudo pra sra. também.
Anônimo disse…
Alguém exigindo respeito à igreja... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Exigir respeito às baratas do meu esgoto é infinitamente mais justo e plausível que alguém pedindo respeito à igreja!

Pelo visto, ainda se recusam a tomar o SEMANCOL...
Manjè kwayan disse…
Será que não seria melhor ele ter ficado no cargo? Afinal, tava fazendo tanta besteira e deixando a ICAR tão desprestigiada que apressaria a derrocada dela.
Manjè kwayan disse…
Também espero que o próximo papa seja do mesmo nível de Bento 16. Ele contribuiu para piorar a imagem da ICAR no mundo, o que é bom. Vamos torcer pra que o próximo papa continue o bom trabalho de deixar mais manchada a imagem da ICAR. Ela merece.
Conspiratus disse…
NOSTRADAMUS

Centúria II Quadra 41

"A grande estrela brilhará por sete dias,
E a nuvem fará dois sóis aparecer:
O grande mastim uivará durante toda a noite,
Quando o grande Pontífice mudar de residência".


Interpretação

Bento 1666 esteve disposto a ser Papa de abril de 2005 até meados de 2012. Portanto, ele se dedicou ao Papado durante sete anos. Nostradamus fala em sete dias, significando cada dia um ano.

A Nuvem se refere aos escândalos, ocorridos durante o Pontificado de Rat-zinger, que trouxeram grande confusão e evasão de fiéis. Agora, de fato, haverá dois Papas, ou seja, dois Sóis na ICAR, um no horizonte (trono) e outro fora do horizonte.

Mastim é um cão de guarda. A noite será o período de SEDE VACANTE. O atual Camerlengo (Secretário do Papa) é o Cardeal Tarcísio Bertone. Há suspeitas de que Bertone, o grande mastim, seja o responsável por alguns escândalos durante o último papado. E ele vai aproveitar o período sem sol no horizonte (noite) para fazer sua política (uivar).

No seu ostracismo, Rat-zinger descobrirá quem são seus verdadeiros inimigos. Então, usará sua força política para destruí-los. A ICAR estará dividida; os escândalos continuarão ocorrendo; o fim se aproxima.

Anônimo disse…
Bah!!! Cade a turma dos comentários inteligentes?
Tão fazendo falta.

Ass. Estuprador do espirito santo.
Filho de Odin disse…
Odin nos avisou sobre esse papas que acobertam estrupadores de criançinha,e disse o que deve ser feito com eles, pois está escrito no Edda poética, Völuspá estrofe 40 / 58:


Sacia-se no sangue da vida
dos homens predestinados,
pinta as casas dos poderes de vermelho
com sangue carmesim.
Os raios solares tornam-se negros
nos verões que se seguem,
todos os climas ficam traiçoeiros.

Ainda quer saber? E o quê?

VIVA OS DEUSES DO NORTE!
Ping disse…
Mirian, o Besta sou eu que fica na fila de atendimento, olhando para o painel de senha, esperando a minha senha 666 ser chamada.
O que é BBC disse…
Totalmente On Toppic:

A BBC, de onde vem a matéria postada acima, é um veículo de mídia comprometido com o lobby gay, ateísta e anti-cristão em geral. É habitual e previsível sua rotina de atacar cristãos.

Para saber um pouco mais sobre o que é a BBC:

BBC engages in pro-homosexual agitprop and anti-Catholicism....again
http://lasalettejourney.blogspot.com.br/2010/07/bbc-engages-in-pro-homosexual-agitprop.html

BBC Internal Memo Admits Anti-Christian Bias
http://www.jihadwatch.org/2006/10/bbc-internal-memo-admits-anti-christian-pro-muslim-bias.html
http://www.lifesitenews.com/news/archive//ldn/2006/oct/06102401

BBC insider exposes its domination by liberal secularists who assume Christians are lunatics
http://protectthepope.com/?p=5739

BBC Gay Agenda
http://biasedbbc.org/blog/category/bbc-gay-agenda/

Pro Gay Biased BBC
http://biasedbbc.org/blog/category/pro-gay/

Vítimas de ex-apresentador da BBC apontam rede de pedofilia dentro da TV inglesa
http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/internacional/54490/vitimas+de+ex+apresentador+da+bbc+apontam+rede+de+pedofilia+dentro+da+tv+inglesa

BBC, mentiras e pedofilia
http://www.cartacapital.com.br/internacional/bbc-mentiras-e-pedofilia/

Slouching Towards Gomorrrah - Part 2
http://biasedbbc.org/blog/2012/03/27/slouching-towards-gomorrah-part-2/

BBC confessa: Zombaremos de Jesus, mas nunca de Maomé
http://juliosevero.blogspot.com.br/2012/03/bbc-confessa-zombaremos-de-jesus-mas.html
Ping disse…
Filho de Odin, O que Odin disse só pra você?
Anônimo disse…
Sinistro!!!
Anônimo disse…
Para os secularistas e libertários é óbvio que seria melhor ele ter ficado e continuado com as barbeiragens dele na direção da Igreja.
Anônimo disse…
Parei exatamente em "comprometido com o lobby gay". Sério.
O que é o patinho mascarado disse…
Como de costume, a olavete/juliete multi-nomes não poderia deixar de falar da sua maior obcessão na vida: os GAYS!

Solta a franga fiscal do fiofó alheio!

Anônimo disse…
Parei quando vi as fontes dele, o cara que usa Julio Severo como fonte não pode ser levado a serio.
O que é o patinho mascarado disse…
obsessão*
Conspiratus disse…
Eu sou Magnus Conspiratus! Lider do Almirantado Interestelar de Nibiru, Patrono do quadrante alfa do Universo, Govenador das Plêiades, Duque e Rei de Andrômeda.

Em minha imperial benevolência, inauguro novo período para que vocês, criaturas ordinárias, tenham acesso aos arquivos acásicos que contém meu vasto conhecimento, de TUDO.
Anônimo disse…
Essas olavetes malucas chegam dar medo
Valdo disse…
o papa é humano, ele tbm comete erros, ser papa nao signifca ser perfeito
Miriam, católica de valores 12 de fevereiro de 2013 00:40

Totalmente errado Miriam, se você não sabe, um dos dogmas da Igreja Católica é o da "infabilidade papal", segundo o qual, o papa é infalível, não falha, não erra. Portanto, o "santo papa é perfeito, pois é o "sucessor de Pedro" e "representante de Cristo" na Terra.
Unknown disse…
Saia dessa povo meu dá falsa religião que é a sua católica por que vai chegar algum dia que vai ser tarde demais..O papa da sua igreja saiu por que ele quer encobrir mais uma vez os podres desta igreja onde o pecado se acumulou até ao céu tentando emendar numa mentira e outra dando a justificativa torta de motivos de doença.Essa é conversa fiada pra melhor se passar..De tudo que você leu ainda não caiu a sua ficha não??Pelo que já li já li caiu e caiu não só agora mais há bastante tempo..Tem um trecho na bíblia que fala que fala que CONHECEREM A VERDADE E ELA TE LIBERTARÁ..Pesquisa mais sobre a sua igreja que você descobrirá verddeira face desta religião que escraviza os fiéis com suas falsas dotrina onde
Unknown disse…
Outro cego que mesmo lendo a VERDADE sobre os escândalos dá igreja fica dizendo bobagens.. Como dizia o meu pai que quem é ignorante não tem nem sequer o direito de dar opinião por que dá sua boa só sai lixo...Saia dessa povo meu enquanto há tempo pq quando chegar o filho do homem vai será co um ladrão que passa há noite sem aviso..Na bíblia diz que NOS TEMPOS DE NOÉ OS HOMENS COMENDO E BEBENDO E LOS HOMENS PEDINDO AS MULHERES EM CASAMENTO E ELAS SENDO DADAS EM CASAMENTO E QUANDO NOÉ ENTROU NA SUA ARCA FIZERAM POUCO CASO E ASSIM SERÁ À PRESENÇA DO FILHO DO HOMEM..
Unknown disse…
Gostei dá sua idéia eu também estou na espera de ser atendida..Kkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Não seria porque a BBC está comprometida com questões humanistas e científicas? Não seria por isso que, invariavelmente, as notícias veículadas pela BBC mostrem a decadência substancial do catolicismo na Europa, ao invés da babação de ovo que vemos nas tevês daqui? Quem me dera se a TV Cultura tivesse a mesma audiência e culhões pra peitar os religiosos.
Anônimo disse…
Oh ... Dona Carol Castro,
Bem que você podia aprender a escrever hein ... começando por uma regrinha básica: não se escreve com se fala, e não custa nada reler o texto antes de postá-lo.
Anônimo disse…
Mas não existe instituição mais pró gay do que a ICAR, aquilo é um antro de lascívia, o que acontece nos monastérios da ICAR pelo mundo até o diabo duvida.
Elias disse…
Este merece comentário do José Simão (Folha de São Paulo): ""E os papáveis? O papável africano conseguiu uma façanha: ser mais homofóbico que todos os papas juntos! E eu já disse que padre que transa com menor de idade não é pedofilia, é padrefolia!
Jogo de xadrez para crianças devia vir com um aviso: "Cuidado com o Bispo!". E sabe o que o padre
falou? "Coroinha não quero, prefiro os mais novinhos!" Rarará! Sacranagem!""

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih