Pular para o conteúdo principal

Pastor é acusado de explorar mão de obra de pacientes

Pastor levava pacientes para
obras de sua construtora 
Oito pessoas denunciaram o pastor Domiciano de Lana Barbosa, de Barra do Garças (MT), de explorar pacientes internados na Casa de Davi em obras de sua construtora, como pedreiros e serventes, em troca de pagamento irrisório.

A denúncia foi apresentada à Promotoria e à comissão de Direitos Humanos da seção da  OAB da cidade. Dois dos denunciantes — Gilberto de Oliveira e Jean César Campos— são ex-diretores da unidade de tratamento de viciados em droga.

Barbosa é presidente do campus da Assembleia de Deus, Ministério Belém, em Barra do Garças. A cidade tem cerca de 56 mil habitantes e fica a 550 km de Cuiabá.

O pastor Sebastião Borges, atual diretor da casa terapêutica, negou as acusações com o argumento de que se trata de uma manobra dos ex-diretores para acabar com o serviço de recuperação de drogados.

Contudo, o próprio Barbosa já tinha admitido que usava pacientes como trabalhadores, mas para ajudá-los no tratamento. Ele registrou queixa na polícia sob a alegação de ter sido vítima de “falsa denúncia” de Oliveira e Campos, que não se conformam de terem sido afastados da Casa de Davi. Os ex-diretores afirmaram que foram demitidos porque não concordavam com a exploração de pacientes.

O ex-interno F.S., 21, confirmou a versão de que o pastor Barbosa é explorador de mão de obra. Ele afirmou ter sido levado para trabalhar nas obras de Barbosa ganhando apenas R$ 15. A diária de servente na cidade é no mínimo de R$ 50, segundo F.S

Gilberto de Oliveira disse que Barbosa também expõe os pacientes ao constrangimento ao apresentá-los na igreja, no altar, como “ex-noiados”, de modo a comover as pessoas a fazerem doações para a instituição.

Além disso, segundo ele, há o problema da péssima qualidade da alimentação dos pacientes, aos quais são servidos uma sopa de osso.

A Promotoria está avaliando das denúncias, e a OAB vai encaminhá-las às autoridades e acompanhar o caso.






Com informação do Olhar Direto.

Psiquiatra desaconselha tratar dependente em clínica religiosa
maio de 2012


Comentários

Anônimo disse…
eu não duvido de que eles exploravam essas pessoas , mais como sempre eles alegam ser tramóias e perseguição religiosa.. Ninguém esta acima da lei..
Anônimo disse…
É aquela velha história de dizer que "usa drogas por que é vagabundo" e sugerir um "quintal pra capinar"... daí o fica fácil o pastor justificar que o trabalho "faz parte do tratamento" dos dependentes químicos.

Eta Brasil...
Allan Santana disse…
Oras, são os "servos trabalhando para seu o senhor feudal cristão", ou melhor, para ser menos anacrônico são "servos trabalhando para o seu senhor cristão".
Abelardo Lobo disse…
Mas queria o que? Se tivesse serviço essa juventude não tava se envolvendo com droga, é falta de cabo de enxada mesmo! Cabeça vazia oficina do diabo! O pastor só tava ajudando. O que vcs preferem, um jovem trabalhando ou no mundo das drogas roubando e matando inocente pai de familia? Aonde já se viu! Pegar um drogado e levar pra dentro de casa pra cuidar ninguém quer, mas criticar o pastor que tá fazendo um ótimo trabalho dando serviço e tirando essa juventude da marginalidade, aí esses atoas caem de pau no homem de DEUS!

Que DEUS tenha misericórdia e dê um pouco mais de sabedoria aos ateus pra APRENDER A VIVER!
Bem que Jesus disse que os seus fiéis sofreriam perseguição por viverem o Evangelho! Sinal dos tempos...

Maranata ora vem Senhor Jesus!!!

Dr. Preá disse…
Mas queria o que? Se tivesse serviço essa juventude não tava se envolvendo com droga, é falta de cabo de enxada mesmo! Cabeça vazia oficina do bin laden! O cientista só tava ajudando. O que vcs preferem, um jovem trabalhando ou um pastor picareta dando 171 nos fiéis e pegar as "crentinhas" escondido
Aonde já se viu! Pegar um fiel desamparado e levar pra dentro de casa pra cuidar ninguém quer, mas criticar o cientista que tá fazendo um ótimo trabalho dando serviço e tirando essa juventude da marginalidade, aí esses evangélicos caem de pau no homem da ciência !

Que o poder jurai dê misericórdia e dê um pouco mais de sabedoria aos Evangélicos pra APRENDER A VIVER!
Bem que Dawkins disse que sua opinião sofreriam perseguição por lerem o Deus Um Delírio! Sinal de obscurantismo...

Maranata ora venha Lady Ryoko!!!
Anônimo disse…
acorda...
Anônimo disse…
a bíblia também fala que o salário do trabalhador é justo. Mais nem é preciso de bíblia para isto. Eles estão trabalhando e deve receber o que todo mundo recebe.. E não se deve abusar deles só porque eles eram dependentes químicos..Quer aumentar a moral e a auto-estima deles comece pagando o que é justo.

Ratatatatata.tá ora vem senhor Zeus
Anônimo disse…
Isso, senhoras e senhores, é ser evangélico.

Sem mais.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Nenhuma novidade.
Caruê disse…
Com 15 reais?? ta de sacanagem?? o trabalho tem que ser justo.
Anônimo disse…
a ingenuidade religiosa não tem limites.


a probabilidade dessas pessoas estarem sendo exploradas é altíssima.


vocês, religiosos, precisam acordar de uma vez por todas. Não há sacerdotes legítimos e intermediários do divino, isso não existe. Pastores são pessoas como qualquer outra. E podem ser canalhas também.
Anônimo disse…
Abestado Lobo, os fins nao justificam os meios.
O problema das drogas diminuiria com muita EDUCAÇÃO.
Nika Pinika disse…
Acho que muita gente confunde viciado com traficante. E o lance de "se meteu nas drogas pq é vagabundo" é uma postura tão fácil... mais fácil do que considerar que nem todo viciado (não apenas em drogas ilícitas)tem motivos tão rasos pra ter se viciado.
Anônimo disse…
Agora entendi o que os pastores querem dizer com a expressão OBRA de deus...
Anônimo disse…
O melhor de tudo é o governo fazer convênio com "essas clínicas que fazem um trabalho tão bonito" e depois passar lei pra internação compulsória. Bom saber que o dinheiro dos nossos impostos é usado pra fornecer mão de obra escrava pra pastor picareta. Mas como costuma dizer gente que não passa um final de semana sem encher a cara ou vive se entupindo de remédio pra dormir, esses drogados merecem...
Anônimo disse…
Pois é, a hipocrisia da nossa sociedade é sórdida. E as vistas grossas que nós cidadãos fazemos diante desses ESQUEMAS entre o estado e as igrejas, é enojante!

O estado favorece situações de exclusão social e consumo de drogas, o que favorece as igrejas de maneira convencional, e agora ainda tem o esquema das clínicas filantrópicas de recuperação de viciados, com dinheiro público direto na mão das igrejas!

E depois ainda somos estado "laico".
Nunca vi uma teocracia tão mau fantasiada de democracia igual a nossa.
Anônimo disse…
NOSSAS AUTORIDADES DEVERIAM DE OLHAR, JA QUE ELE TA ESTURQUINDO PAGANDO OS DEPENDENTES QUIMICOS DEVERIAM OLHAR SEUS CARTÓES DE CREDITOS,TBM Q SAO ADQUIRIDOS ATRAVES DE SEUS JUROS ABUSIVOS? SERA Q ISSO É CERTO PARA O NOBRE PASTOR? QUE SE ACHA DISSO?
Anônimo disse…
Tudo interesse de outras pessoas em difamar o pastor Domiciano e a igreja Assembleia de Deus. Com certeza o ex-Pastor da Assembleia de Deus Paulo Roberto esta po tras dessas calunias. Esse pastor vem fazendo de tudo para atraair novos fieis e não vem medindo esforços e as conseguencias de suas atitudes. Infelizmente a muitos irmãos que estão sendo iludidos por este novo ministerio do Pastor Paulo Roberto e pelas vatagens oferecidas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...