Pular para o conteúdo principal

Padres acusam chefe da Igreja da Escócia de ‘atos impróprios’

Keith O'Brien
Keith O'Brien é ferrenho opositor
à concessão de direitos aos gays
Três padres da Diocese de St Andrews e de Edimburgo e um ex-sacerdote acusam o cardeal Keith O'Brien (foto), 74, chefe da Igreja Católica da Escócia, de “atos impróprios” cometidos há mais de 30 anos.

Um dos padres disse que O'Brien promovia orações noturnas para “ter contatos inapropriados”. Outro afirmou ter sido vítima de atenções “não desejadas”.

Um sacerdote admitiu que teve um “relacionamento inadequado” com O'Brien por algum tempo e que, em consequência, teve de se submeter a um longo tratamento psicológico.

Todos os padres afirmam que O'Brien é carismático e controlador e que não se constrange em usar o poder que tem na hierarquia católica para se impor.

Os sacerdotes formalizaram sua denúncia ao Vaticano no dia 11, portanto uma semana antes de o papa Bento 16 anunciar a sua renúncia ao pontificado.

Acusação de assédio derruba cardeal da Igreja na Escócia
fevereiro de 2013

O'Brien nega as acusações. Ele será um dos cardeais que vão compor o conclave para eleger o novo papa.

Os padres denunciantes querem que a Igreja afaste O'Brien de suas atividades, mas pelo menos um deles tem dúvidas de que isso possa ocorrer. “[A Igreja] tem tendência de cobrir e proteger o sistema a todo o custo", disse ele.

"A Igreja tem um lado escuro e isso tem a ver com a sua responsabilidade. Se o sistema precisa de ser melhorado, talvez haja necessidade de ser um pouco desmantelado", afirmou o padre, conforme relato do jornal britânico The Guardian.

O'Brien vai se aposentar nos próximo mês, após o conclave. Ele tem se destacado como ferrenho opositor à concessão de direitos as homossexuais, como adoção de crianças. Para ele, a homossexualidade é imoral.

Recentemente, ele afirmou que casamento entre pessoas do mesmo sexo é "prejudicial para a saúde física, mental e espiritual bem-estar de todos os envolvidos ".

Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que "o papa está ciente do problema [sobre O'Brien] e a questão agora está em suas mãos".







Com informação do The Guardian, entre outras fontes.

Padre de Portugal afirma ter sido assediado por bispo
fevereiro de 2013

Homofóbicos sentem excitação com gays, revela pesquisa
novembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
é só putaria nesta igreja romana e os católicos fecham os olhos e os ouvidos sempre.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alenônimo disse…
Os padres só estão acusando ele agora porque ele falou que é a favor dos padres casarem e constituírem família. Como ele é cardeal e vai votar no próximo papa, eles querem tirar o cargo de cardeal dele, mas não vai dar muito certo.
Mais uma patetica prova da teoria de que homofobia demais implica em homossexualidade mal resolvida.
Anônimo disse…
Não sei pq eles são contra os gays terem o mesmo direito dos heteros, são um bando de gays enrustidos.
Frobertin disse…
Mais um... to achando que de tanto escândalo.. o proximo Papa vai ser um desses...
Anônimo disse…
Se os milagres são verdadeiros, PORQUE TODO CRENTE TEM MEDO DE INVESTIGAR?
Não é possível alguém acreditar "naquilo" que tem medo de investigar e DESCOBRIR QUE TUDO É FRAUDE.

Investigação de Curandeirismo na IURD e na IMPD - Assine a PETIÇÃO que corre no FACEBOOK/internet, pedindo URGENTE INVESTIGAÇÃO sobre os milagreiros curandeiros VALDEMIRO SANTIAGO, sua bisca quenga e EDIR MACEDO & QUADRILHA. Entre no site Investigação de Curandeirismo na IURD e na IMPD na AVAAZ petition/Investigacao_de_Curan­deirismo_na_IURD_e_na_IMPD Se os curandeiros velhacos conseguirem PROVAR que são verdadeiros e honestos, IREMOS LEVA-LOS AOS HOSPITAIS. Em caso contrário, CADEIAAAAAAA!

http://www.avaaz.org/po/petition/Investigacao_de_Curandeirismo_na_IURD_e_na_IMPD/?pv=12
Anônimo disse…
esse povinho de deus são uns mother fucker mesmo.
Miriam, católica de valores disse…
e os padres por acaso foram obrigados? se tiveram relacionamento com ele, só pode ter sido por vontade própria, já são bem grandinhos

ahhhhh, depois de 30 anos??? é a mesma coisa que eu ser estuprada e denunciar o criminoso 50 anos depois... não faz sentido algum

deve ter algum interesse aí, aposto que não querem ele mais no cargo e agora querem dar show

quem tem que ser expulsos são esses padres que querem tumultuar numa hora que a Igreja está vuneravel

se nao foi estupro, então quer dizer que eles quiseram, ou seja os mesmos quebraram a promessa de castidade também, ou seja todos fizeram coisas erradas

isso pra mim é hipocrisia e trazer isso a tona é agora é palhaçada demais, deviam ter ficado calados, já que guardaram isso por tanto tempo

e o outro fala mal dos homossexuais e parece ser homossexual, ou seja tem problemas mentais pq ta discursando contra si mesmo

tem que denunciar é todos logo pra fazer um limpa na Igreja e tirar essa gente que não sabe se comporta direito, quando vc fica padre, tem que abandonar definitivamente o sexo, seja de qualquer tipo e se dedicar somente a Deus

outros que acham que Igreja é festa, esse tipo de padre nem devia virar padre...

por isso sou a favor de avaliações psiquiatricas e psicologicas para padres, para saber se eles vão mesmo cumprir com o que prometem, assim evita que pessoas como esses ai se tornem padres
Gaboy disse…
PRECONCEITO CONTRA ELE MESMO QUE É GAY
Anônimo disse…
Muita gente se ilude pensando que a eleição do novo papa será marcada por uma renovação na Igreja Católica. Mas isso é uma ilusão, por pelo menos dois motivos. O primeiro diz respeito à qualidade moral dos cardeais que participarão do conclave. Entre eles, há os que protegeram criminosos sexuais, os que bolinaram antigos sacerdotes, os que defendem a criminalização da homossexualidade e por aí vai. E, como de covil de cascavéis não se tiram ovelhas inocentes, não dá para ser otimista em relação ao substituto de Bento XVI.

Em segundo lugar, há o fato de que os cardeais são bastante conservadores a respeito dos temas controversos da nossa época. Fala-se muito hoje em dia que a igreja está dividida entre a ala conservadora e a ala progressista, mas, quando se está no meio de tanta gente reacionária e intolerante, não é preciso muita coisa para ser considerado progressista. Perto de um Hitler, qualquer estuprador parece um santo.

No seio da igreja, o que se chama de progressista é alguém que defende uma maior participação do laicado nas celebrações litúrgicas, talvez a ordenação das mulheres ou, quem sabe, o fim da obrigatoriedade do celibato. Quanto a questões realmente importantes como a pluralidade religiosa, o uso de métodos contraceptivos, a eutanásia, o casamento homossexual etc., são todos farinha do mesmo saco.

O próximo papa, venha ele da Europa, da América do Sul ou da África, talvez seja pessoalmente mais carismático do que Bento XVI, o que não é muito difícil, mas será tão intolerante em matéria de liberdade intelectual e tão retrógrado em questões morais quanto o foi seu antecessor.

Nós ateus devemos agradecer por isso. Quanto mais em desacordo estiver com os valores da modernidade, mais esse antro de delinquentes e pervertidos sexuais estará perto do fim.
Off topic disse…
Fiquei 2 dias sem conseguir acessar este blogue (o Windows dizia que este site não estava respondendo às solicitações, no entanto, o Google fornecia as páginas em cachê para leitura).

Hoje resolvi reiniciar o meu modem, e após fazê-lo, voltei a acessar o blogue. O estranho é que apenas este blogue não estava respondendo, pois todas as outras páginas que eu costumo visitar estavam funcionando normalmente.
Anônimo disse…
"ahhhhh, depois de 30 anos??? é a mesma coisa que eu ser estuprada e denunciar o criminoso 50 anos depois... não faz sentido algum"

É a mesma coisa daquelas pessoas que depois de velhas resolvem querer incriminar alguém por suposto estupro em relacionamentos pedófilos (eles alegam que seria pra proteger outras pessoas do suposto agressor, no entanto, o cara já está com o pé na cova e normalmente é alguém com boa situação financeira e capaz de pagar gordas indenizações a estas supostas vítimas)

"deve ter algum interesse aí, aposto que não querem ele mais no cargo e agora querem dar show"

Elementar, minha cara!

"se nao foi estupro, então quer dizer que eles quiseram, ou seja os mesmos quebraram a promessa de castidade também, ou seja todos fizeram coisas erradas"

Pela lógica da sua religião, sim. No entanto, você sabe muito sobre a habilidade que tem os seus irmãos religiosos na hora de ignorar fatos e fazer interpretações mirabolantes que os favoreçam, não sabe?

"e o outro fala mal dos homossexuais e parece ser homossexual, ou seja tem problemas mentais pq ta discursando contra si mesmo"

Os religiosos são imbatíveis no quesito hipocrisia, e isso não deveria ser visto como novidade por ninguém que os conheça.

"por isso sou a favor de avaliações psiquiatricas e psicologicas para padres, para saber se eles vão mesmo cumprir com o que prometem, assim evita que pessoas como esses ai se tornem padres"

Eles são humanos como todos os demais. Apenas os fiéis mais ingênuos acreditam na suposta "santidade" de seus líderes e sua instituição, do mesmo modo que acreditam na mitologia (Bíblia, Deus, etc) que eles criaram e continuam incutindo no imaginário de vocês!

Religião é ideologia política, nada mais.
Anônimo disse…
é jesus que cortou seu acesso
Anônimo disse…
Eta Jesus brincalhão!
Diabo disse…
Eu começo a ter uma visão de como será o Conclave.

Ao fechar as portas, os Cardeais começam a dar tapinhas na bunda uns dos outros e aqueles mais gayzinhos se põem a dar risadinhas safadas e a rebolar as buzanfas velhas com o dedo na boca... Alguns resolvem mostrar que estão usando calcinhas... e dá-lhe mais risadinhas safadas...Na maior parte do tempo eles dicutem sobre seus namorados, as diversas formas em que já transaram...Lança-se uma disputa sobre quem já comeu o bofe mais novo...Lá pelas tantas, as bichas dominantes, uma delas de nome Keith, começa a brigar com as outras: - SUA BICHA VELHA, VAGABUNNNNDA...Num canto alguns jogam amarelinha, no outro alguns brincam com bonecas que trouxeram debaixo das saias...Pra manter as aparências, um deles, muito fogoso e com as mãos nas cadeiras providencia a fumaça branca para o povo ver...Entre goles de chá em chícaras de porcelana e conversas sobre machos eles escolhem aquele que os vai guiar, acoitar e acobertar nos anos vindouros.

O Diabo, normalmente, participa dos Conclaves. Mas acho que este ano ele vai faltar por medo de ser "comido" nesse evento.
Anônimo disse…
É esse povo que dita regras morais para a sociedade.
Anônimo disse…
quanta falta de amor desses ateus que se divertem com a derota dos outros vive vigiando as religions e critica todo mundo ho getinha sem graça pode cre nao conheço nem um ateu mais fique imtereçada pois com a usao que deus mim deu nao tem desafio pra nao cair por terra em nome de jesus tanbem o que e de se esperar de gente que nao tem deus coisas boas nao e com essas modernidades de voces que so leva as pessoas pro abismo que getinha sem graça misericordia cei que deus va mim usar pra ganhar ateus pro senhor jesus eu creio assim como creio na existencia de deus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...