Pular para o conteúdo principal

Ateu americano cria polêmica ao acusar o novo ateísmo de elitista

Bristol disse que 
novos  ateus deixam
 os pobres de lado
O americano Walker Bristol escreveu um artigo no Huffington Post com duras críticas ao atual movimento ateísta dos Estados Unidos e de países europeus, criando polêmica na blogosfera dos "seus deus". Para Bristol, os novos ateus são elitistas e egoístas porque se atêm apenas à sua causa, sem se importarem com as injustiças da sociedade.

Bristol, que também é militante ateísta, estuda religião e política e é coordenador de comunicação da Beyond Belief, uma fundação secular de caridade.

Ele escreveu que os novos ateus não demonstraram na última década nenhum engajamento significativo na “luta contra a desigualdade econômica e na construção de um espaço seguro para os não teístas, independentemente de classe social”.

Bristol citou o britânico Richard Dawkins e o americano Sam Harris para dizer que os ateus proeminentes se mantêm em silêncio sobre o tema pobreza, “apesar de sua conversa de construir um mundo melhor”.

Para ele, os novos ateus estão se ocupando demais em aperfeiçoar seus argumentos para ridicularizar os religiosos, geralmente pessoas de baixa formação cultural porque não tiveram o privilégio de estudar. Enquanto isso — disse — os pobres procuram ajuda das grandes igrejas.

Escreveu que, nos Estados Unidos, somente entidades ateístas de algumas cidades desenvolvem atividade filantrópica, enquanto as de âmbito nacional promovem “campanhas hipócritas em outdoors”.

Roy Speckhardt, diretor da Associação Humanista Americana, disse que Bristol levantou “questões interessantes”, mas um tanto desfocadas, porque, segundo ele, os ateus e humanistas, por serem mais bem preparados, têm dado grande contribuição para a sociedade. Tanto que, afirmou, há muitos ateus entre os ganhadores de Prêmio Nobel.

Speckhardt disse que as entidades de humanistas estão, sim, preocupadas com as questões sociais, tendo em vista que uma parte significativa de seus integrantes é formada por pessoas progressistas, libertárias e socialistas.

O problema, segundo ele, é que essas entidades têm um campo de ação muito limitado, além de terem de, muitas vezes, concentrarem seus esforços em combater o forte preconceito contra os descrentes.

Ele rebateu a acusação de que Dawkins seja um elitista, porque, argumentou, se trata de um militante que muito tem contribuído para expandir as fronteiras do ateísmo.





Com informação do Christian Post, entre outras fontes.

Associação de combate ao câncer rejeita ajuda de ateus
outubro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Quando debato o assunto ateísmo com alguém não estou procurando resolver os problemas da humanidade, da sociedade, e nem acho que o objetivo seja esse.
O ateísmo deve se fixar em apenas um assunto, a falta de provas da inexistência de Deus e os males da religião para a sociedade.
Já temos outras áreas debatendo os outros problemas da sociedade.
Acho que querem misturar as coisas para nos transformar em um grupo político, para depois tentar nos desmoralizar.
Não somos um grupo político, não visamos lucros e nem prometemos o que não sabemos se poderemos cumprir.
Deus não existe, não existem provas, a religião é ruim, e ateu é livre para se engajar em outros grupos visando melhorias para a sociedade.
O ateu como cidadão pode ter muitas idéias úteis para a sociedade, o ate´simo não deve se misturar com política.
Eu acho esse debate muitíssimo interessante.
Venho acompanhando o trabalho dos "4 cavaleiros do ateísmo" (3 agora, com a morte do Hitchens) e de fato, não me lembro de ter visto nenhuma crítica contundente ao sistema capitalista, grande responsável por gerar uma grande massa em potencial de pobres excluídos, e portanto um prato cheio para a cooptação das igrejas -- nem como a relação da Igreja com o poder, com os governos e com o capitalismo (O próprio Hitchens chegou a defender a invasão do Iraque pelo governo Bush em seu livro "Deus não é Grande").
Só não concordo que a resposta esteja numa "fundação secular de caridade", porque a caridade não resolve absolutamente nada. É preciso atacar o problema na raiz, como fizeram os países mais bem economicamente resolvidos da Europa -- não por acaso, muitos deles também os mais laicos.
Júnior disse…
Quem deveria ajudar os pobres são os cristãos, até pq eles recebem Dizimo e Ofertas com essa finalidade (pelo menos na teoria), apesar de sabermos que Ateus são mais generosos e altruístas....
Anônimo disse…
Ótimas palavras. Concordo com você.
Mestre Delta disse…
Um passo de cada vez : primeiro consolidar o ateísmo, ou seja, o pensamento racional, cético e crítico.
Por consequencia, incentivar a educação, mostrando o prazeroso aspecto humano de conhecer e aprender.
Em seguinda, poderíamos por em pauta questões sobre todos vários campos de conhecimento, como saúde, organização urbana, padrões de consumo inteligente, etc.
O Walker Bristol mistura e confunde as coisas. A militância ateísta é necessária, assim como a militância política, ecológica, econômica, etc. Há pesssoas que participam de várias delas, algumas participam de apenas uma, enquanto outras não participam de nenhuma. Cada um que participa dá sua contribuição, e não há porque agregar objetivos de uma em outra.
Anônimo disse…
Ue! ateu por acaso recebe dizimo para poder dar tal suporte de dispesas em questoes sociais...nem o ateu mais rico poderia fazer seu dinheiro dura por um proposito tao grande...esse tipo de discurso e verdade... mas lembrando que os mais necessitados trabalham para manter o luxo desses lideres religiosos....enquanto nos tiramos do nosso bolsos para ajudar aqueles que mantem o padrao elitista dos religiosos...
Anônimo disse…
Desde quando pobre é um problema do ateu ? Isto é um problema de políticas públicas.
Não existe ateísmo, não existe um partido politico ateu.
Quando vocês vê alguma manifestação nada mais é do que uma luta pra fazer valer as leis já instituidas , que nuitas vezes não é respeitada ..
Daqui a pouco vão dizer salvai-nos oh poderosos ateus...pfff que piada , já que nem os crente em toda sua história não foram suficiente pra erradicar a miseria , mesmo com toda sua força politica nunca conseguiram fazer nada..
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

estão brigando entre si

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

esse povo q não cre em deus me diverte, sao bem desunidos ao contrario dos católicos q são o povo mais unido no meio religioso

enquanto os ateus brigam, Jesus está voltando...

ainda a tempo para se arrepende e virar católico

ass, Miriam uma cristã de valores
Anônimo disse…
aceite Jesus, vc vai sentir no fundo do seu coração q Deus existe sim

recomendo q vc visite a igreja católica mais próxima da sua casa...

nao da pra viver sem deus, ele é o oxigenio da nossa alma

ass, Miriam uma cristã de valores
Anônimo disse…
Eu vou lutar para que as igrejas pare de oferecer curas milagrosas baseando-me na organização mundial de saúde , este curanderismo não tem nenhum respaldo ciêntifico e fazer o governo criar uma cartilha informativa para todos que quiserem a se submeter a este tipo de cura saiba que o governo não incentiva e nem apoia estas praticas e recomenda que pessoas doentes sempre procure um médico, esta cartilha informativa deverá de ser entregue dentro de todas igrejas, e isto devera ser uma lei federal .. Com saúde não se brinca, portanto fica totalmente proibido oferecer este tipo de cura por meios de televisão , radio , jornais e demais midias que tenha alcance de sensibilizar grandes multidões..
Anônimo disse…
O chamado neo-ateismo além de vexaminoso para a imagem dos ateus é muito conservador e elitista mesmo.
Entidades como a ATEA não me representam.
Anônimo disse…
É inegável que a adesão ao ateísmo ou agnosticismo cresce em todo o mundo, e em velocidade crescente na medida em que se aprender a depreender mais criticamente tudo que nos cerca.
Alimentada pelo conflito entre interesses dos mais abastados e necessidades dos carentes, a desigualdade social é um problema antigo e com a implantação do capitalismo moderno pela Revolução Industrial inglesa houve certa "bênção" das Igrejas. O capitalismo atual tende a aumentar esse abismo social, mas sem mais a bênção da Igreja. Isso sem falar q seculos antes havia perseguição aos não crentes.
Devido a esse conjunto de fatores, os não crentes em geral se opuseram à Igreja e ao capitalismo. A crítica de Bristol aos ateus atuais se move pelo fato de q estes se dedicam mais a revidar à crescente intolerância religiosa, somada com a prática criminosa de alguns líderes religiosos, q opera presencial e virtualmente, esquecendo-se da base humanista na qual surgiu a filosofia ateísta.
Acredito q essa mudança de foco se deve ao fato de os ateus, ainda uma minoria discriminada, se ver relativamente impotente diante do inegável engrossamento da intolerância contra os não crentes e outras minorias e da má-fé no mundo religioso sobre os crentes.
Não vejo problemas em se criticar os problemas religiosos, desde q sejam abolidas quaisquer intenções ofensivas aos crentes, exceto se algum destes for ofensivo intencionalmente. Mas não devemos nunca nos abster da base humanista norteadora do ateísmo, q nos leva a fazer o bem sem ver a quem (claro, até certo limite). É graças aos ateus e agnósticos q frequentemente as consequências nefastas das desigualdades sociais são relembradas, particularmente nas redes sociais e nos blogs vistos mundo afora. Abraços.



Anônimo disse…
Mentira! Já fui cristão, católico inclusive, acreditei em Deus e Jesus até certa idade.
Quando comecei a pensar, a usar a razão, vi que tava errado.
Acreditar em Deus não fez diferença nenhuma na minha vida, aliás, não faz até hoje.
Sou feliz sendo livre pra pensar, faço o bem quando quero fazer e sou responsável pelos meus erros.
Aqui nem Deus e nem Diabo.
E muito menos igreja.
Anônimo disse…
A igreja, que diz ser uns melhores do que outros, é que deve acabar.
Acabará quando o último fiel abrir seus olhos.
Será o fim da escravidão.
Somos todos iguais, não tem ninguém especial, ninguém mais próximo de deus e fim de papo.
Não santo, não tem anjo, não tem jesus, maomé ou diabo.
Anônimo disse…
Católico não briga? Não tem diferenças? Por acaso você apóia os pedófilos? Os esconde também?
Anônimo disse…
Jesus tá voltando?
Nossa!
Deve estar vindo de muito longe, ou tá a pé, pois escuto isso a mais de 40 anos.
Anônimo disse…
Concordo com oque você disse. Apesar de entender de onde vem a crítica, o autor parece querer que instituições ateístas tenha divisões de caridade como a igreja católica possui, a universal e várias outras (mas sabemos que é tudo faixada para lavar dinheiro, ou campanha de market para atrair fiéis com a imagem de "ajudar os pobres" isso quando não fazem igual a igreja católica e usam essas instituições para fazer proselitismo religioso nas pessoas que estão "ajudando" muitas fezes piorando a situação. Como mandar os africanos queimarem camisinhas).

Só que por mais belo que seja a instituições humanista ajudarem os pobres, elas não foram criadas com esse propósito. E há vários problemas atuais em exigir que façam filantropia, o primeiro é o problema ético do mesmo jeito que as instituições religiosas fazem proselitismo, haveria o risco dos ateus fazerem o mesmo e se não fizesse passariam essa imagem para a grande maioria religiosa. O segundo é financeiro essas instituição vive de doações como as religiosas mas a diferença é que elas não possuem milhões ou mesmo bilhões de fiéis e seguidores que lhes dão dinheiro todo o mês, por exemplo a população de ateus é um pouco acima de 1% no brasil contra 64% de católico, então porque exigir que a ATEA(por exemplo mas pode ser qualquer outra instituição humanista) faça tudo o que a Igreja Católica faz com relação a filantropia, sendo que a ATEA não tem acesso aos mesmo recursos financeiros que o Vaticano. E por ultimo mais uma vez esse não é um objetivo delas, quando um ateu no brasil quer lutar pela discriminação religiosa pode procurar ou ajudar a ATEA mas se quiser salvar o meio ambiente vai no Greenpeace ou a WWF, se quiser ajudar os doentes em países pobres do mundo procure a Cruz Vermelha e assim por diante, as instituições humanista não foram criadas para resolver os problemas do mundo. Essa responsabilidade cabe ao seus membros e a todas as pessoas do mundo com condições de fazer algo independente se é religiosa ou não.

E só um comentário o autor foi meio grosso ao se referir que os ateus modernos não se importam ou não fazem nada para resolver os problemas do mundo, pois as grandes instituições ateístas não fazem quase nada nesse assunto. Como ele pode saber se os membros dessas instituições não fazem alguma coisa fora dessas instituições, na sua cidade, bairro ou menos na sua rua. Ele está assumindo que não fazemos nada sem prova.

Vitor Hugo.
Spike disse…
Não generalize, Miriam. Eu vivo sem deus e não sinto falta nenhuma.
Abraço por trás disse…
Pois é, os católicos são os mais unidos. Tão unidos que o Papa(teta) manda fazer uma coisa e os católicos fazem outra. Tão unidos que escpondem seus criminosos pedófilos da justiça.

Tá foda pros católicos, Miriam.
Anônimo disse…
As igrejas sempre estiverão bem abastadas,quem tem que resolver o problema da pobresa é o estado,de preferência laico,que tal começarem cobrando impostos das igrejas e repassando diretamente para as pessoas menos favorecidas,Um plebicito no pais resolveria fácil esta questão.E eu aposto que o povão votaria
pelo sim,a favor da cobrança.
Anônimo disse…
este ateu americano aí na verdade é um crentão, querendo que pessoas que nunca viu uma "divindade" nunca teve notícia de nenhuma, assuma uma responsabilidade como se fossemos uma organização rica e poderosa, não existe ateismo, não se prática ateismo, a pessoa nunca viu uma divindade e pronto, isto não é ser ateu é apenas uma verdade constatada , sou a favor de não mais usarem o termo ateu , não somos ateus somos pessoas normais que não vê razão em acreditar em algo que vai além da imaginação , que nada mais é do que imaginação.. #nãosomosateus ..ateus não existem . Isto de ateu quem criou foi a igreja como meio de desmoralizar que não professava suas crenças.. Eu não sou ateu e pronto. . Eu não acredito em divindades e pronto.
Anônimo disse…
eu vou criar a associação . "Nunca vimos uma divindade"
Se você nunca viu uma divindade , se uma divindade nunca falou com você, então você poderá fazer parte da associação.
Anônimo disse…
Boa essa,o deus de merda não resolve nada,vai sobrar prá nós ateus,dá um tempo.
Apesar de estarmos podendo aparecer cada vez mais,xôô inquisição,os ateus ainda precisam se organizarem,em alguns lugares do planeta ainda há pena de morte para ateu.
Anônimo disse…
quando um religioso vir falar comigo , nunca vou dizer que sou ateu , apenas vou dizer que nunca vi uma divindade , e os que dizem terem visto ou ouvido não faz nenhum sentido pra mim já que são todos confusos o que me faz acreditar que isto nunca teve um controle de qualquer outro alguém a não ser o controle humano , já que muitos disseram ter visto e ouvido muitas divindades. Eu quero ibagens ,cade as ibagens ,hahaha
Anônimo disse…
Jesus deve ter cravado um prego no pé quando desceu da cruz,por isso tá demorando tanto.
Anônimo disse…
Enquanto o ateísmo não tiver um pai-de-santo ninguém pode falar por todos os ateus. Nem pelos neoateus nem pelos arquiateus, nem pelos ateus da pré-história.

Depois que ateísmo é um tema, fazer caridade é outro e preocupar-se com o social é outro ainda.

Se os ateus de hoje se dedicam à argumentação, é porque há um motivo. Argumentos e evidências são capazes de derrubar até instituições muito poderosas, algumas dessas que provocam grandes males à sociedade.

Se os evangélicos são alvos de chacota, também há um motivo. O meu, por exemplo, não é pelo fato de afrontarem minha ausência de fé, mas por afrontarem outras fés, como o candomblé e o espiritismo, afrontarem outros monoteísmos, como o islamismo, afrontarem outros cristianismos, como o catolicismo, e afrontarem-se entre si, seguidores de RR contra seguidores de Edir Macedo contra seguidores de Malafaia contra seguidores de Valdemiro.

Por fim, acho sim que os humanistas devem engajar-se social e politicamente. A ignorância e o analfabetismo funcional imperam no meio político (e não só), e isso acaba por ir contra a sociedade. Não, não me refiro ao Lula, me refiro a essa direita podre que há no mundo, que hoje tem um discurso marxista e tal, mas se mordem de ódio de Keynes, porque este dizia que a regulação do mercado, e não a "mão invisível", e não o "espírito animal", e não a providência divina, pode regular o mercado, para que não haja mais "cassinalismo" financeiro.
Anônimo disse…
tudo que tenho a dizer sobre isso é o que venho já dizendo: ateus são humanos e vão cometer erros parecidos com que outros humanos (religiosos) cometeram.

questões de moralidade, caridade, ética, altruísmo, entre outros, não fazem parte do escopo ateísta. O que se quer é empurrar ponto de vista com o pretexto de contraponto histórico, liberdade de crença e descrença e etc.

a sacada aqui é sutil: é "cobra engolindo cobra" e utilizando todos os meios possível para alcançar seus objetivos e interesses. Pobreza provavelmente nem faz parte de uma lista de prioridades. Mais do mesmo. A História se repete.


próximo.
Anônimo disse…
vou responder um por um, vcs me dão preguiça...

anônimo 1

querido, católico brigar???? só na tua imaginação, aqui na minha igreja nunca teve briga por exemplo, católicos tendem a ser muito civilizados e respeitadores da lei, eu ein...
eu acho q esses casos de pedofilia (os reais, pq tem caso que é
mentira) são armados por pessoas de outras religiões para tentar manchar a imagem da igreja, esses padres na verdade são manipulados por pessoas de outra religião, não pode
padre de verdade não é pedofilo de geito algum

anônimo 2

ai querido, toma vergonha e vai ler a Bíblia, um dos livros mais importantes da humanidade, lá explica muito bem quando jesus vai voltar e pelo que nós católicos estamos vendo isso está bem próximo tipo pai matando filho, filho matando pai, casais se separando tbm tem o povo que tenta mudar o significado de família e casal, nem vou citar tudo
Anônimo disse…
continuando

abraço por trás, vc esta me perseguindo querido? tem algo contra católicos convictos? tipo vc tem inveja????

olha aqui vc respeite o papa ele é um homem santo e ele é também o representante de Deus na Terra, mais respeito, somos unidos mesmo tá com inveja??? e nós não fazemos outra não, seu ignorante, o papa mandou o povo cristão protestar contra o casamento gay e os cristãos se organizaram e fizeram isso, vc não viu?????? ridículo isso
queridinho não escondemos ninguém da justiça, a maioria das acusações nem tem tanta prova, é justamente por isso que o padre não é condenado, pq quem acusa na maioria das veiz nem prova
a palavra de um homem de deus é muito confiável, eu só acredito nessas acusações de pedofilia com provas!!!!!!!!

querido, nós só estamos nos fortalecendo se tocaaaaaaaaaaa

anônimo 3

quem vc pensa que é pra falar assim de Jesus??? sabia que isso é blasfêmia?? ficar fazendo deboche com o nosso senhor cristo o

olha só cristo vai voltar, eu tenho fé, se vc nao tem eu nem tou ligando mais eu vou orar por vc ok???????

ass, Miriam uma cristã de valores
Anônimo disse…
¬¬ aja pacienca pra vc ne querido nunca li tanta bobagem

por que uma divindade iria perder tempo aparecendo pra ateu???

vcs são ignorados pelas divindades acordem

Deus por exemplo só se importa com seus verdadeiros filhos, os católicos principalmente


ass, Miriam uma cristã de valores
Anônimo disse…
spike que pena pra vc

eu sem Deus (maiusculo, se vcs não sabem aprendam e não fiquem desrespeitando)não sou nada

e queridinho anonimo vc deve ter sido católico do modo errado, to na igreja católica santa e sagrada a anos e nunca desisti... vc deve ter se envolvido com incrédulos, aposto

querido, a usar a razão??? affff querido então vc é o tipinho que acha que o universo surgiu do bang-bang??? me poupe nem discuto com quem acha que tudo começou a assim

Deus é tudo, Deus é o princípio e o fim, se vc tivesse usado a razão direito teria continuado católico

ass, Miriam cristã de valores
Anônimo disse…
jesus demora porque ele anda de jumento.. Se fosse o malasafada o liso liso soares o valdoka boiadeiro ,o edir morcego eles chegariam rapidinho com seus jatinhos. Eu pensei que era uma filosofia do cristianismo repartir parte dos bens pessoais a favor dos menos favorecidos. Eu nem sei o que é o cristianismo.
Anônimo disse…
"...novos ateus são elitistas..."

"...Para ele, os novos ateus estão se ocupando demais em aperfeiçoar seus argumentos para ridicularizar os religiosos, geralmente pessoas de baixa formação cultural porque não tiveram o privilégio de estudar."

Ele mesmo afirma que os ateus estudam mais! Concordo!
Os novos ateus estao preocupados contra o preconceito, sem mais!
Os ateus estão cansados de escutar historinhas ridiculas e sem fundamento, de serem tratados com preconceito, de se esconderem de religiosos fanaticos, de não poder expor suas posições morais e ideológicas livres de crendices.
abracos.

Anônimo disse…
E o mais importante, somos contra a exploração financeira de instituições religiosas. Cade a filantropia desses milionários religiosos? ICAR, IURD,Silas Malafaia, etc. Explorar o pobre que não teve chances de estudar como voce mesmo afirma e depois dar migalhas, eu pago imposto!
EU PAGO IMPOSTO!
No mínimo seria obrigação dessas instituições religiosas prestarem algum serviço, filantropia, etc a sociedade.
Alem disso os pobres que recebem esses beneficios sao praticamente obrigados a se converterem a religiao deles. Quanta filantropia! Quanta fraternidade!
Hipócritas! Escolhem quem ajudam em troca do que temos de maior valor!
Ridiculo e hipocrita!
Anônimo disse…
Eu acompanho o blog FriendlyAtheist, o qual é grande ativista social junto com o Beyond Belief, e sempre me perguntei como seria possível estabelecer, descontandos as peculiaridades socioculturais e economicas, uma atividade similar.

O movimento secular/ateísta, quando comparado às atividades gringas, ainda está embrionário (!??) no Brasil.
Anônimo disse…
talvez para salva-los dele mesmo. E se você já viu e ouviu você esta fora da associação simples assim ^^
Anônimo disse…
Incrível! Mais um crentão disfarçado de ateu para tentar nos desmoralizar.

Conhecimento liberta. As pessoas em posse de conhecimento passam a ser auto suficientes, não necessitando de caridade.

Ateus querem levar conhecimento às pessoas. Religiões querem levar a ignorância, para manter seus bando de ovelhas dependentes.

Quem vai contribuir mais para o fim da miséria humana?
Unknown disse…
Tapa com luva de seda. Concordso com a colocação do americano.
Bruno de Moura disse…
Achei tal crítica ridícula. O problema do descaso quanto aos problemas sociais, é culpa das pessoas independente da visão metafísica. Não é justo criticar os ateus por algo que todos deveriam fazer.
Bruno de Moura disse…
Parece o autor quer colar nos ateus uma característica que embora seja positiva, não tem nada a ver com o ateísmo. É como culpar os protetores dos animais por não estimular a pesquisa contra o cancêr.
Anônimo disse…
Falar que se deve ajudar os pobres é como dizer que isto não é um problema do estado , que é problema do homem para com outro homem.
Anônimo disse…
Não existe ateu , existe quem nunca viu uma divindade e não vê motivo ou razão pra acreditar que exista alguma escondidada em algum lugar soprando coisas nos ouvidos dos humanos.

Att

Associação "Nunca vimos uma Divindade".

Nós ops eu da N.V.U.D também lançamos nota de repúdio contra o malasafada.
Mostra-nós a tua divindade e te direi quem es.

Você que tem uma divindade por favor nos apresentar ela.

Anônimo disse…
Miriam... a melhor resposta para você é esta.
Por favor assista...
http://www.youtube.com/watch?v=HXDDLswZNxQ
E tem muito mais, basta pesquisar.
Unknown disse…
miriam Jesus ta voltando e vai da um jeito nesses ateu que so sabe fica falando mal dos outro tem inveja de cristao pq semos feliz!! vao tudo chora e ranje dente pq Deus eh bom mas e justo
Ele demora pra volta pq vem do reino dos ceu e isso eh longe Jesus vem montado no burro feito joquei daquelas corrida de cavalo que vem lijeiro
ele disputa com o satanas que vem montado num cavalao tambein
os ateu aposta no satanas mas cristao aposta que o nazareno chega primero
o pastor la da noss igreja disse que quem aposta Nele vai ganha tanto dinhero qeu nunca mais vai pressisa trabalha o moacir nem gasto dinhero com as cerveja deu tudo pro pastor pra glorifica Jesus de nazare
Anônimo disse…
Ah! Esqueci. Bil Gates é evanjegue fundamentalista, né?
Anônimo disse…
ai, não brinque com coisas sagradas, ok?

salvá-los dele mesmo? tu não conhece a Bíblia ou tá te brincadeira com a minha cara?? Deus é justo, no caso ele irá nos salvar do inferno

ai querido, como eu já disse neste blog, se nunca conversou com deus foi pq lhe faltou fé sincera

todo dia quando eu vou orar pra dormir, eu ouço a voz do Senhor Cristo escoando no meu coração
Anônimo disse…
e não quero fazer parte da tua associação, ok???

ass, Miriam cristã de valores
Anônimo disse…
Miriam TROLL FAIL
Anônimo disse…
Quando os gays fazem a parada do orgulho LGBT, muitos reclamam por que eles não incluem o combate à corrupção nesta parada.

Agora também começaram a dizer que os militantes ateístas têm que incluir na militância ATEÍSTA a caridade aos pobres.

Daqui a pouco, vão exigir que o movimento feminista lute pela reforma tributária...

É cada figura que aparece...
Anônimo disse…
anônimo, quando eu vi o homem falando mal da Madre logo fechei o vídeo

uma mulher q fez tantas coisas boas ainda tem gente pra criticar ela me poupe

ass, Miriam cristã de valores

Anônimo disse…
Miriam, fechando os olhos para a realidade.
Anônimo disse…
Perfeito!
Anônimo disse…
Falou tudo!
Anônimo disse…
Gente, essa Mirian não existe. É só alguém enfiado aqui para fazer raiva em todo mundo, e se divertir às nossas custas. Sendo quem diz ser, defendendo tanta merda com essa veêmencia, só sendo muito jumenta mesmo. Hehehe Vá se danar Miriam! Dá pra fazer mais ou menos ideia dos tipos de valores que você cultua. Hehehe Se é que você existe!
Lauro Simões, Águas de Lindóia/SP.
Luiz Paulo disse…
Vish! Bem que vi que cheirava a merda do socialismo. Deixo claro: Ninguém é obrigado a fazer caridade se não quer. Ponto final. Esse babaca que vá pro inferno. (Pena que inferno não existe).
Anônimo disse…
concordo com este americano, pois sou ateu e estou preocupado com esta molecada se passando por ateu e que na verdade são mais um bando de radicais querendo briga com todo mundo.
Leandro Raposa disse…
Sou ateu ,e acho que faço grande contribuição para a sociedade quando busco me interar sobre os assuntos que considero relevante para um cidadão . Procuro contribuir da forma que, acho que posso para que eesa porra de mundo seja melhor do que é com essas porcarias dereligiões . gostaria de contribuir mais , porém, tenho minhas limitações . Mas acho que estou fazendo á minha parte , só em buscar o que eu chamo de conhecimento, já é grande coisa . Ateus são pessoas que não acreditam em deuzes , só isso . Se eles praticam o bem ou não , isso vai de cada um . Mas mesmo assim , acho que os ateus ainda fazem muito mais do que os deístas .
Participo de um grupo de ateus...Onde organizamos até o ENA,no estado.
Nós ajudamos com doação de sangue e uma instituição que ajuda crianças de 0 - 6 anos,não para nos tornamos mais humanos que os demais,ou que as nossas ações tenham a ver com o ateismo.
Mas,ajudamos por que queremos,nossa atitude não é uma extensão do ateismo e sim,pq como pessoas,usamos de ações de cidadania para melhorar a sociedade.
Essas ações não precisam estar ligadas diretamente ao ateismo.Qualquer pessoa religiosa ou não pode fazer sua parte.E em nenhuma dessas etapas,realizamos pregações para que as pessoas se tornem ateus.Ateismo é apenas um conceito individual nosso.O que nos fortalece como grupo de ter algo em comum.
Anônimo disse…
Almir, o capitalismo é responsável pela massa de excluídos? Quer dizer que antes do capitalismo todos éramos ricos e abastados? Ah, tá, aposto que vc tá falando do Socialismo que ninguém nunca viu. O que gera pobreza é ausência de políticas públicas, dinheiro mal-empregado, concentração fundiária, não essa entidade abstrata chamada capitalista, que parece mais ser um substituto secular para o diabo.

Abs,

Rodrigo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová